“ECM is now dead” (ECM está morto). A frase não precisaria estar em negrito para chamar sua atenção. O fim do que conhecemos por Enterprise Content Management (Gestão de Conteúdo Empresarial) foi decretado pelo Gartner em 2016. De acordo com a empresa, morre o ECM e nasce o termo Content Services (em português, Serviços de Conteúdo).
O Gartner não é o único “pai” do fim do termo ECM. A AIIM (Association for Information and Image Management) publicou um estudo intitulado “The New Wave” (A Nova Onda), no qual apresenta o IIM – Intelligent Information Management (Gestão Inteligente da Informação).
Apesar de serem dois termos diferentes, existe algo que já conseguimos perceber com essa história toda: o mercado de Gestão de Informações está sendo definido de maneira mais ampla, especialmente face à evolução das tecnologias.
Quer saber mais sobre o Enterprise Content Management (ECM)? Assista!
Mas por que essa discussão surgiu?
De acordo com a AIIM, a consumerização (uso de dispositivos pessoais no ambiente de trabalho), a nuvem, o aparelho celular e a Internet das Coisas (IoT) estão rapidamente sinalizando o fim da era ECM. Muitas organizações já estão trabalhando com as melhores práticas e normas para fazerem a transição para uma era dominada pelas tecnologias Mobile, Analytics, Cloud e Collaborative (MACC).
Adicionalmente, temos o crescimento explosivo em volume e variedade de dados, além dos avanços das tecnologias de:
- Artificial Intelligence (AI),
- Intelligent Capture (IC),
- Machine Learning,
- Natural Language,
- Analytics,
- Robotic Process Automation (RPA).
Somada a essas tecnologias, há uma força de trabalho cada vez mais móvel e conectada, a qual ampliou as fronteiras do mercado de ECM. Em outras palavras, fez com que o Enterprise Content Management se redefinisse e alcançasse um novo estágio em sua evolução.
Então, o ECM continua vivo?
O ECM como um conceito, estratégia ou conjunto de métodos definidos para gerenciar o ciclo de vida do conteúdo está mais vivo do que nunca. O que está em discussão, especialmente em outros países, é que o termo não corresponde aos desafios que uma solução de gestão de conteúdo precisa enfrentar para estar alinhada com os avanços de tecnologias e mudanças no mercado de TI.
Sabe aquela história de “onde há fumaça, há fogo”. Gartner e AIIM são duas entidades de peso e, se ambas entraram na discussão, é porque precisamos refletir em como nossas soluções para Gerenciamento de Conteúdo podem evoluir para atender a uma demanda que já não faz parte da ficção.
A visão da Neomind sobre o assunto
O surgimento do ECM baseou-se principalmente na revolução de alguns segmentos que tinham como grande diferencial a organização de atividades que produziam papel. É o caso do setor bancário que possuía uma alta necessidade de processar um grande volume de cheques.
O mundo está mudando rapidamente e hoje as relações são cada vez mais digitais. Para citar um exemplo, se antes usávamos o cheque para não andar com dinheiro em espécie, agora passamos a usar os cartões eletrônicos para não precisar utilizar o cheque.
O que não mudou é a necessidade de preservar informação e organizar processos. Logo, se antigamente a dificuldade era verificar se um colaborador tinha no chão de fábrica uma norma impressa a sua disposição, a necessidade atual tem sido cada vez mais a de saber se ele consumiu aquele conteúdo e se o conhecimento é acessível a todos a qualquer hora e qualquer lugar.
Nós, da Neomind, acreditamos que o ECM, além das mudanças naturais de siglas (algo comum na área da TI), cada vez mais ganhará novas roupagens sociais no campo sistêmico. Isso para fazer com que a forma pesada de trabalho orientada a transações seja simplificada pela era dos comentários, hashtags, curtidas e compartilhamentos.
Que papel esperamos de uma solução de gerenciamento de conteúdo?
Enterprise Content Management, Intelligent Information Management ou Content Services. Independente do termo que se utilize, essa é a pergunta que devemos fazer para que possamos participar da discussão e melhorarmos a aplicabilidade de uma solução que trate do gerenciamento de conteúdo e informação.
Como você pode imaginar, a discussão é ampla. Fique à vontade para deixar sua opinião e compartilhar este artigo. Quanto mais pessoas falarem sobre este assunto, mais todos nós sairemos ganhando. Afinal, se o termo ECM chegou ao fim de sua vida, o conceito continua vivo e é cada vez mais importante para empresas de todos os portes e segmentos.
E já que o assunto tem a ver com novas eras para o ECM, queremos deixar aqui a sugestão de leitura do artigo 5 tendências essenciais do BPM para a transformação digital em 2018.
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