Responda rápido: do que é feito um negócio? Em linhas gerais, podemos dizer que um negócio é feito de processos, atividades, funções, metas, planejamento, comunidades (muito suor) e, claro, pessoas. Mas, espere um minuto: o que significa “comunidade”?
Bom, desde sempre organizações tiveram suas comunidades: de funcionários, de clientes, de fornecedores, de investidores, de parceiros e por aí vai. Até um tempo atrás, cada uma dessas comunidades interagia em um ambiente offline, o que significava pouca colaboração. Atualmente, como você bem sabe, a história é outra, sendo inclusive raro uma comunidade que não tenha um elemento online, seja por interações via rede sociais, e-mails, mensagens instantâneas etc.
Pegando esse conceito de comunidades nas empresas, vamos fazer uma ponte com um termo que vem ganhando uma forma cada vez mais robusta: o Social Business.
O que é Social Business?
De acordo com a IBM, Social Business se trata como ocorre o deslocamento além das ferramentas de mídia social que você conhece atualmente para desbloquear o potencial das pessoas e obter vantagem competitiva.
Hoje, ao combinar ferramentas de redes sociais – internas e externas – com capacidades analíticas sofisticadas, as empresas têm transformado seus processos de negócios, estabelecendo relações mais fortes entre seus funcionários, clientes e parceiros comerciais e tomando melhores decisões, de maneira mais rápida. Isto é o que faz o social bussiness – abraçar comunidades de pessoas para criar novos valores de negócio e novas oportunidades”.
Para entender melhor seu significado, basta fazermos uma associação com as redes sociais. Desse modo, assim como as redes visam criar conexões, é exatamente essa a função do Social Business. E igualmente como as redes sociais, o Social Business tem como premissa engajar comunidades (funcionários e clientes, empresa e funcionários, empresa e fornecedores etc.).
O termo Social Business carrega consigo a importância de as comunidades interagirem entre si. Isso significa, por exemplo, colaboração entre o serviço de atendimento ao consumidor, clientes e parceiros para buscar melhorias para a equipe de suporte.
Portanto, se for para resumir o conceito em poucas palavras, poderia dizer que Social Business é a habilidade de uma organização de usar suas comunidades para melhorar seu desempenho. Além disso, o Social Business:
- Coloca pessoas e conexões humanas em primeiro plano,
- Visa ao engajamento das comunidades de uma empresa,
- Tem o objetivo de compartilhar conhecimento para tomadas ágeis de decisão,
- Preza pela transparência de informações,
- Acelera a inovação e
- Preocupa-se em proporcionar melhores experiências aos clientes.
Perceba que é também estratégia do Social Business envolver todos os departamentos da organização, estimulando a troca de ideias por meio da comunicação e troca de experiências. Com isso, tem-se um ambiente muito mais colaborativo, o que é propício para o estímulo da criatividade e desenvolvimento de soluções inovadoras. Logo, com a aplicação do Social Business as empresas buscam diferenciar-se em seu mercado.
Como aplicar o Social Business?
É preciso destacar que o Social Business é um instrumento de negócios. Como tal, sua adoção deve estar de acordo com as necessidades da empresa, que podem variar de organização para organização. Do contrário, ou seja, se as necessidades não forem atendidas, corre-se o risco de a adoção do Social Business não trazer resultado algum.
A primeira regra para adotá-lo é: eduque seus colaboradores para que eles entendam a importância da estratégia e apresente as diretrizes para o uso de ferramentas sociais dentro e fora da organização. Em seguida, algumas medidas podem ser tomadas:
- Identifique as áreas da cadeia de valor em que os clientes procuram interagir através de canais sociais. Com essa informação, desenvolva uma estratégia de redes sociais que integre componentes de marketing, vendas e serviços.
- Desenvolva uma política em que toda a organização saiba ouvir e responder aos clientes.
- Utilize ferramentas para integrar informações obtidas de conversas de clientes com dados de compra e uso para inovar e personalizar ofertas.
- Esteja atento às comunidades de clientes de outras empresas.
- Crie uma comunidade para seus clientes e nutra-os com materiais para criar engajamento e diálogos.
- Forneça aos seus clientes e parceiros espaços colaborativos onde comunidades possam postar perguntas, responder a questionamentos, divulgar materiais e localizar especialistas.
- Desenvolva processos para coleta de inovações internas e externas de forma contínua.
- Tenha controle das interações sociais para identificar futuras necessidades e tendências de inovação.
- Conduza eventos internos onde funcionários possam focar em inovação.
- Construa uma plataforma onde a comunidade interna possa se unir para compartilhar informações.
- Utilize as redes sociais para identificar e se envolver com líderes de influência do seu setor.
Em suma, se você pensa em adotar a estratégia do Social Business na sua empresa, a regra de ouro é: possibilite que as comunidades interajam!
Agora, sua vez: o que você pensa de Social Business?
Como procurei mostrar, o Social Business busca engajamento e colaboração. Em uma era de Internet das Coisas, na qual tudo está cada vez mais conectado, nada mais natural do que conectarmos aquilo que tem mais importância para qualquer negócio: as pessoas. Ao conectarmos comunidades, estamos dando espaço para troca de ideias, compartilhamento de informações e abertura para inovação. Com isso, todo mundo ganha!
Como o propósito do Social Business é engajar, conte para nós o que você pensa do assunto e como você enxerga seu uso na sua empresa. Aproveite para assistir ao nosso webinar sobre Social Business e conhecer mais detalhes do poder da colaboração social nas empresas.
Maria Aparecida
janeiro 31, 2019Francine,
achei seu texto muito interessante, mas não sei se conseguir compreender exatamente o conceito. Então gostaria de saber:
O Linkedin é um exemplo de social business?
Grata,
🙂
Neomind
fevereiro 4, 2019Olá, Maria!
Fico feliz que tenha gostado do texto. O Social Business não é uma ferramenta em si, como uma rede social, mas sim uma prática. O Social Business é a habilidade de uma organização de usar suas comunidades (setores da empresa, colaboradores, etc) para melhorar seu desempenho, principalmente através do aprimoramento da integração entre elas. O emprego de ferramentas e recursos inspirados nas redes sociais é uma forma de alcançá-la!
Para exemplificar, imagine o seguinte cenário: um colaborador de outro setor da empresa onde você trabalha publicou um documento no sistema. Por acaso, você encontra um erro que precisa ser revisto. Através do recurso de comentário com marcação (comum das redes sociais), você poderia comentar e marcar a pessoa, informando o que ela precisa rever no conteúdo publicado. Essa pessoa receberia uma notificação (assim como as recebidas nas redes sociais), faria a alteração necessária, e em pouco tempo já disponibilizaria este documento corrigido, que apareceria na Dashboard de todos os colaboradores que seguem o assunto do documento.
Os recursos citados aqui fazem parte da nossa solução, o Fusion Platform, e você pode obter mais informações sobre ele clicando aqui.
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Abraço,