As empresas somente investem em melhorias de processos quando percebem que as demandas são legalmente mandatórias ou financeiramente interessantes. Especialmente na visão dos executivos, investimento em melhorias de processo só devem ocorrer se existir uma motivação real que comprove que o investimento terá retornos financeiros. E isso faz todo sentido, afinal, qual empresa não visa à redução de custos e ao aumento nos lucros?
Assim, o entendimento do ROI (Return on Investment, ou em português Retorno sobre Investimento), busca uma visão holística da relação entre o que foi investido (gasto) e dos ganhos e benefícios gerados ao longo do tempo.
BPM e o cálculo de ROI
Um BPM (Business Process Management) também é conhecido como Workflow na sua forma mais ampla, com total Gestão de Processos. Ele permite a execução e o monitoramento de um conjunto de tarefas, ações, regras e padrões sequenciados funcionalmente para realizar um objetivo.
Durante a elaboração de um BPM algumas questões devem ser levantadas no entendimento do seu valor e importância para a empresa, como por exemplo:
- Qual o valor de atender o cliente com excelência?
- Qual a importância de executar e comunicar tarefas com regras claras e de forma rápida, minimizando erros?
- Como conhecer os pontos fortes, fracos e gargalos das atividades executadas?
Ao levantar essas informações, devem ser consideradas tanto as variáveis tangíveis quanto as intangíveis para o cálculo de ROI:
- Padronização e conformidade do processo e suas regras (ganhos de qualidade);
- Assertividade com redução de falhas e retrabalhos;
- Aumento na velocidade do processo;
- Eficiência e confiabilidade dos processos;
- Diminuição do tempo e do número de pessoas envolvidas;
- Aumento da produtividade.
Observe que não existe receita única ou fórmula matemática que agrupe todas as variáveis mapeadas e associadas ao BPM, pois seus benefícios são multidimensionais. Em muitos casos, as empresas até conseguem perceber o valor de um processo executado com excelência, mas algumas não estão interessadas em investir porque desconhecem o ROI.
Como calcular o ROI de uma solução de BPM?
Para resolver esse problema, a Neomind desenvolveu uma calculadora que permite a empresa analisar a viabilidade de investimento em uma solução de BPM. A Calculadora ROI leva em consideração variáveis determinantes para o ROI (as quais foram citadas neste artigo). Para acessá-la gratuitamente, clique no banner abaixo. Assista também ao nosso webinar sobre Como calcular ROI na implantação do BPM e usufrua ao máximo da calculadora:
Lucio Trindade
julho 14, 2019bem interessante, gostei!