A partir do início do século XXI, com a alta demanda e o grande anseio por tecnologia, a quantidade de dados e informações geradas se tornou volumosa. Para você ter uma ideia, estudos apontam que o conteúdo gerado no mundo digital está dobrando a cada dois anos.
A esse imenso volume de dados gerados no dia a dia damos o nome de Big Data, um termo cada vez mais discutido atualmente. A partir dessa quantidade massiva de informações, surgiu a oportunidade de análises para gerar insights e, por meio disso, auxiliar empresas e órgãos governamentais na tomada de decisões.
De maneira geral, a análise de Big Data tem como objetivo descobrir padrões escondidos, correlações desconhecidas e outras informações úteis que podem ser utilizadas para a melhor tomada de decisão. Sendo assim, as vantagens da análise de dados são várias, conforme você poderá ver a seguir.
Você sabe como a Transformação Digital está impactando os negócios? Descubra neste webinar:
Quais são as vantagens do Big Data?
A primeira vantagem geral do Big Data é a capacidade de interpretar grande quantidade de dados de uma só vez. Com a velocidade que o Big Data pode realizar esta análise, uma resposta nos é apresentada em tempo significativamente curto.
A segunda é a capacidade de analisar dados não estruturados. De todos os dados do mundo que foram gerados nos últimos anos, calcula-se que 90% destes dados estejam em formato não estruturados, como e-mail, documentos de textos, mídias sociais, etc. Esta capacidade de trabalhar dados não estruturados permite ao Big Data analisar informações de diferentes fontes, aumentando assim sua abrangência.
A terceira vantagem geral é a capacidade de interpretar tendências de eventos, auxiliando a visualização de situações futuras. Estas tendências podem ser de ordem econômica, de aceitação de produtos, ou até climáticas.
Indo um pouco mais além, o Big Data possui também vantagens específicas. Para entender melhor, abaixo seguem alguns exemplos utilizados por empresas de diversos segmentos, ressaltando, assim, as vantagens do Big Data em diferentes áreas de negócios:
- Serviços financeiros: por meio de análise de dados muitas instituições financeiras acompanham as manifestações emocionais dos clientes pelas mídias sociais, diagnosticando com antecedência as insatisfações e ganhando tempo para neutralizá-las antes da migração entre as instituições, ou fechamento de contas, no caso dos bancos.
- Varejo: por meio da coleta e análise de dados, empresas de varejo costumam identificar os hábitos e preferências de consumo de clientes e informações sociais e demográficas. Com isso, aumentam o número de vendas e elaboram programas de fidelidades mais atraentes. Outro exemplo é o levantamento de dados de antigos clientes e o cruzamento com dados de produtos preferidos por eles: a partir disso, gera-se descontos em produtos específicos atraindo novamente o cliente.
- Saúde: a geração de informações clínicas contribui para fortalecer a medicina de precisão, gerando diagnósticos muito mais exatos. Além disso, o Big Data pode auxiliar monitorando as manifestações de uma população em redes sociais e, dessa forma, prevendo possíveis casos de eclosão epidemias e dando tempo às instituições de saúde se adequarem.
- Setor público: com o cruzamento de dados de pessoas por meio de diferentes fontes, os gestores públicos podem identificar cenários de desvio de receitas, lavagem de dinheiro ou outros crimes financeiros. Outra vantagem do Big Data é monitorar o nível de satisfação da população e gerar insights para implementação de novos projetos ou soluções para problemas detectados (que dificilmente chegariam ao conhecimento das autoridades públicas pelos canais tradicionais de comunicação).
- Ensino: análise de dados pode ajudar educadores a identificar alunos em risco, assegurar progressos dos alunos de forma adequada e implementar uma melhor avaliação e apoio aos professores e diretores.
- Manufatura: por meio da visão que o Big Data pode fornecer, os fabricantes podem aumentar a quantidade e qualidade da produção, minimizando o desperdício, criando valor e contribuindo para a lucratividade do negócio.
Concluindo
Dados crescem de maneira exponencial e, quando analisados e bem explorados, fornecem informações concretas e relevantes aos tomadores de decisão. O conceito de Big Data traz consigo todo o potencial para obter insights do negócio, o que, por consequência, ajudará a empresa na tarefa de antecipar-se às necessidades do cliente e do seu mercado de atuação.
O conceito de Big Data tem ganhado força, mas ainda não é tão explorado como deveria. Conforme apresentado, são várias as vantagens obtidas quando saímos da teoria pois, com base em dados e informações concretas, tomamos decisões embasadas e conseguimos responder rapidamente às mudanças de um ambiente extremamente competitivo.
Falar de Big Data é também entrar na Indústria 4.0. Caso você queira conhecer mais sobre o assunto, aproveite que está aqui e leia o artigo Indústria 4.0 e como um software pode ajudar sua empresa. Mas, antes, conte o que achou deste post sobre Big Data e, claro, fique à vontade para compartilhá-lo com seus colegas.
Além disso, não esqueça: acesse o Blog da Neomind e conheça nossos outros materiais!
Referências
Geoinova, SAS, Unipar, Administradores, Big Data Business e Info Wester
Sadraque
novembro 19, 2017Excelente texto, claro, objetivo e fácil de ler.