A Terceirização de Processos de Negócio, ou o BPO (Business Process Outsourcing), é um aliado estratégico para que a empresa se torne mais eficiente e produtiva.
Já pensou quais resultados poderiam ser obtidos se todos os esforços da companhia estivessem focados no negócio principal?
Com o mercado competitivo exigindo que empresas conquistem excelência na gestão, focar no core business é fundamental para alcançar tal objetivo.
Nesse sentido, intermediar atividades e funções que não estão diretamente ligadas a razão de ser da empresa, promove qualidade de atuação e operações menos custosas.
Ao adotar BPO, empresas dos mais variados setores e tamanhos atingem melhores resultados e se tornam muito mais eficientes.
Entenda mais sobre a Terceirização de Processos de Negócios e como adotar essa estratégia em sua empresa.
O que é BPO (Business Process Outsourcing)?
A sigla BPO vem do termo Business Process Outsourcing, em português, “Terceirização de Processos de Negócios”.
De forma resumida, é contratar um fornecedor para executar atividades e processos que não estão diretamente ligados ao seu produto principal ou a razão de ser.
Por exemplo, se o negócio é uma montadora de veículos, seu core business é a fabricação de carros. Assim, uma empresa BPO pode ficar responsável pela área jurídica, contabilidade, tecnologia e até atendimento ao cliente.
O principal objetivo do BPO é atuar diretamente nas dores do negócio. A terceirização tem foco estratégico, na otimização dos processos.
Assim, torna a operação mais enxuta e aumenta a produtividade dentro da organização.
O grande diferencial vantajoso do BPO é que as atividades serão realizadas por profissionais capacitados e especializados.
O serviço é realizado de acordo com uma SLA (Acordo de Nível de Serviço). Por este motivo, pode acontecer dentro da sua empresa, ou diretamente na empresa BPO.
Quais áreas podem ter BPO?
Agora que você entendeu o que é o Business Process Outsourcing, aqui estão algumas áreas que podem trazer bons resultados com esse método:
- Comercial: um exemplo que podemos citar é a terceirização da área comercial que cuida do mercado internacional;
- Contábil: boa parte dos escritórios de contabilidade atuam como empresas de BPO. Elas ficam responsáveis por realizar a gestão de contratos, controle de benefícios, folha de pagamento, etc.;
- Jurídica: BPO nesta área garante o amparo para agir conforme a lei, sendo atualizado sobre normas e autorizações;
- Recursos humanos: tratar do recrutamento e seleção de funcionários, triagem de currículos, processamento de folha de pagamento, entre outros;
- Logística: organização de rotas, monitoramento da operação, armazenamento e distribuição, gestão de inventário, logística reversa, etc.;
- TI: oferece a estrutura necessária, garantindo acesso às tecnologias inovadoras poupando investimentos internos em equipamentos.
Vale lembrar que também é possível utilizar o BPO em outras atividades, como marketing e produção. No entanto, é válido salientar que todas as atividades terceirizadas devem ser secundárias.
Por que adotar o Business Process Outsourcing?
A Terceirização de Processos de Negócios traz uma série de benefícios quando bem implementados nas empresas, tais como:
Redução de custos
Os custos são reduzidos uma vez que as empresas especializadas são responsáveis por adotar as melhores tecnologias e profissionais capacitados.
Assim, exclui-se a necessidade de a companhia investir em equipamentos ou softwares internos.
Ao mesmo tempo em que a companhia reduz seus custos, mantém acesso a tecnologias inovadoras e conta com profissionais que possuem conhecimento sobre a melhor forma de uso desses recursos.
Aumento da produtividade
Quando serviços secundários são terceirizados, sobra mais tempo para se dedicar ao core business do negócio.
Essa prática amplia a capacidade de inovação e a criação de novas estratégias que gerarão vantagens competitivas diante dos concorrentes.
Eficiência operacional
Ganhamos eficiência operacional quando terceirizamos um processo de negócio.
Afinal, serão profissionais altamente capacitados que realizarão as tarefas, preparados para executar as atividades de forma mais rápida, considerando todos os cenários possíveis.
Mais flexibilidade
Se as atividades secundárias da empresa estão no modelo BPO, seus colaboradores não precisarão se ocupar delas.
Ou seja, poderão auxiliar em diferentes áreas do negócio, fazendo com que seu tempo e esforços sejam direcionados aos projetos realmente importantes e impactantes aos objetivos da empresa.
Diferença entre BPO e BPM
Com tantas siglas presentes no ambiente corporativo, é normal que haja certa confusão, principalmente quando as letras são similares.
Já vimos que o BPO se concentra em tarefas, desde a fabricação de produtos até o atendimento ao cliente.
Por outro lado, o BPM (Business Process Management) trata-se de uma metodologia de gerenciamento ajustável desenvolvida com o objetivo de organizar e facilitar processos organizacionais de baixa ou alta complexidade, internos ou externos nas corporações.
Em outras palavras, o BPM permite que as empresas alcancem seus objetivos por meio da otimização na gestão e controle de métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, aperfeiçoar, publicar e controlar processos envolvendo todos os setores.
Dessa forma, o Business Process Management (BPM) pode ser utilizado no Business Process Outsourcing (BPO), usando a terceirização como parte da estratégia de gestão das atividades.
Sua implementação envolve análise e otimização dos processos internos ou externos.
As duas ferramentas trabalham juntas para que os fluxos de atividades sejam eficientes e alinhados aos objetivos da companhia.
Com isso, há melhoria contínua proporcionando o rendimento completo de toda companhia.
O Fusion Platform na estratégia BPO
Para acelerar a evolução do nível de maturidade dos processos internos, é possível adotar inúmeras estratégias.
O investimento em serviços de BPO em conjunto com a adoção do BPM, causa grande impacto no dia a dia das companhias.
Uma Plataforma de Gestão Integrada oferece mais transparência, controle, produtividade, automatização, agilidade, eficiência, redução de custos e segurança.
A adoção dessa abordagem começa a ser implementada analisando quais atividades desempenhadas podem ser terceirizadas. Considere, principalmente, as que são repetitivas e rotineiras, para que possam ser automatizadas com o Fusion Platform.
O Fusion Platform é uma Plataforma de Gestão Integrada que proporciona às empresas a gestão de processos, documentos e indicadores.
Com a solução você agiliza e padroniza seus processos, controla a circulação e organiza seu repositório de documentos. Além de obter informações rápidas, precisas na palma da sua mão.
Mas as vantagens não param por aí! A plataforma proporciona melhora na comunicação entre colaboradores, auxiliando na criação de equipes focadas nas atividades centrais da sua empresa.
Que tal conferir tudo isso na sua realidade? Experimente o Fusion Platform e compreenda como a Terceirização de Processos de Negócios e o BPM são capazes de trazer grandes feitos ao seu negócio.