Já imaginou poder testar, analisar, manipular e otimizar um produto, equipamento ou processo sem precisar modificar no original? É isso que o Digital Twin Organization faz! Utilizando recursos tecnológicos, é uma cópia virtual para que você possa observar os comportamentos reais em um ambiente totalmente digital. Além de testes, com um gêmeo digital é possível realizar alterações em um projeto e simular variantes.
Com o avanço dos softwares e da automatização de dados e informações, que proporcionaram a execução de processos digitalmente, os gêmeos digitais evoluíram para um novo patamar, o da organização. Atualmente, podemos considerar que quase tudo pode ter seu gêmeo digital.
Já imaginou criar um gêmeo da sua organização para ajudar a analisar o desempenho e melhorar a gestão? Vamos te explicar tudo sobre o assunto.
O que é DTO?
Digital Twin Organization, ou em português, Gêmeo Digital de uma Organização, é uma representação digital e dinâmica da organização. É uma ferramenta para ser utilizada no apoio à implementação de mudanças e inovações. O DTO proporciona analisar e ajustar o que for necessário dentro de um modelo virtual, onde as modificações acontecem muito mais facilmente do que quando já estão implementadas na prática.
Utilizar um Gêmeo Digital de uma Organização reduz muito os riscos de equívocos na tomada de decisão, pois possibilita que as atualizações sejam realizadas de forma consciente, fornecendo aos gestores informações em tempo real sobre o funcionamento da companhia, a utilização de recursos, satisfação dos clientes, além de resultados precisos e mensuráveis sobre determinada modificação. Ou seja, tem foco nos objetivos estratégicos e processos internos para que o desempenho seja o melhor possível.
Ter um Gêmeo Digital propicia uma infinidade de vantagens competitivas para a organização que sabe estruturá-lo e faz bom uso de suas possibilidades.
Qual a sua importância dentro da empresa?
Um gêmeo digital é útil para dimensionar como uma mudança poderá impactar ou contribuir para que as estratégias, metas e performance sejam alcançadas positivamente, tornando o caminho para o sucesso muito mais mensurável.
A sua importância está na possibilidade de analisar como as decisões de hoje, quando implementadas, impactarão o futuro da empresa, principalmente em questões relacionadas à utilidade, aceitação e utilização. Um gêmeo digital proporciona atingir metas e compreender como a organização funciona.
Após sua criação, as equipes podem analisar dados e aprender sobre sistemas e processos internos, antecipando falhas, gargalos ou erros, sinalizando quais áreas carecem de maior nível de atenção.
Um DTO favorece a análise comparativa, pois possui dados de desempenho atuais e do passado. Com os indicadores de KPIs de desempenho, é possível ter uma visão holística e observar detalhadamente cada transação que a empresa passou baseada em dados do passado e projeções para o futuro, dando suporte para decisões mais coerentes e coesas aos objetivos propostos. Também é utilizado para treinamentos, abrangendo profundamente as atividades realizadas, as diretrizes e caminhos pelos quais a empresa quer percorrer.
Nesta altura você já entendeu que com um DTO primeiro se implementa algo no mundo virtual, para ser possível revisar cenários e opções, realizando ajustes e alterações de modo facilitado, antes de aplicar no mundo real.
Por que ter um DTO?
A base em ter um DTO é alinhar objetivos e operações, melhorando processos e formas de trabalho. Entre outros motivos para aderir a DTO estão:
- Dados disponíveis sobre processos e oportunidade de melhorá-los antes mesmo de sua aplicação, reduzindo custos;
- Possibilidade de utilizar inteligência artificial para aumentar a eficiência operacional;
- Visão holística das tarefas, atividades, processos e estratégias da empresa;
- Simulação de cenários para aumentar a produtividade e eficiência;
- Descobrir causa raiz de questões que merecem atenção nos processos internos;
- Agregar valor e melhorar a experiência do cliente com mapeamento de jornada;
- Redução de riscos na implementação de projetos e maior incentivo à transformação digital.
Para ficar por dentro de todas as tendencias tecnológicas para levar em sua transformação digital, acesse este artigo completo.
Como construir um gêmeo digital
Obviamente que para criar um Gêmeo Digital de uma Organização é preciso criar uma representação virtual precisa e abrangente. Apesar de exigir uma plataforma e arquitetura extensa, os retornos obtidos são muito vantajosos.
Para iniciar um DTO é uma boa ideia começar com um pequeno projeto piloto em uma área que considera crucial e ir aumentando seu alcance aos poucos. Existem alguns itens fundamentais que o compõem como finalidade, mapeamento, desempenho, situação e decisão. Possibilitando a criação de objetivos, KPIs, monitoramento de desempenho e planejamento, para que as mudanças maximizem os benefícios e resultados.
Para construir um Digital Twin Organization, inicie por uma área crítica, para isso, é preciso:
- Modelar a organização, para isso, utilize modelos formalizados e a automação para importar os dados de desempenho e fluxo de trabalho. Processos automatizados facilitam os processos, dispensando a sua construção manualmente, e por terem sido mapeados com foco na atividade, já foram identificados e abstraídos passos desnecessários. É preciso desenhar o futuro para nortear decisões e criar a direção estratégica, operações e mudanças da empresa;
- Adicionar dados operacionais e dos processos específicos e úteis à sua organização, como aqueles sobre os produtos, experiência do cliente, desempenho das atividades e projetos, produtividade, custos e ciclo de vida. Antes de adicionar a informação, questione sua exatidão, precisão, integridade, atualidade, consistência e se podem gerar oportunidades de melhoria, por isso, foque em dados de qualidade, relevantes e atualizados em tempo real;
- Visualize e analise a companhia de forma global, um DTO vai sendo enriquecido com o tempo, para analisá-lo considere cenários, parâmetros financeiros, desempenho e participação no mercado, estágio em que o produto ou serviço se encontra, gargalos, falhas, conformidade, uso de dados, vulnerabilidades e muitos outros aspectos;
- Controle e realize as mudanças necessárias – com base nas etapas anteriores, esta é a hora de tomar decisões para direcionar, controlar e mudar a empresa para um formato melhorado. Considere pequenas mudanças. Como as organizações estão inseridas em um ambiente bastante volátil, planos e estratégias devem ser revistos com certa periodicidade;
- Faça acompanhamento para melhorar os resultados – insira e atualize os dados para melhorar a eficiência de um DTO, tornando-o mais consistente, retroalimentado e condizente com a realidade apresentada. Se necessário, faça uma recalibragem para que os dados sejam fáceis de serem compreendidos. Analise principalmente qual o estado da sua ferramenta no quesito técnico.
Um DTO é um processo contínuo, capaz de reduzir incertezas e possibilitar mudanças mais seguras e com menos impacto.
Conte para nós, você já conhecia ou utilizou um Digital Twin Organization? O que acha desta tecnologia? Utilize os comentários, queremos saber a sua opinião.