Com a chegada da pandemia o home office passou a ser rotina nas empresas, que tiveram que reinventar sua gestão. E este fato acelerou a necessidade de automatização de processos, documentos, assinaturas e etc.
Quer saber como ter controle de processos internos? Como validar e recolher as assinaturas? Como acompanhar este processo?
Nesse artigo vamos apresentar uma das formas mais fáceis de fazer essa gestão: com o Fusion Platform. Explicaremos sobre a assinatura eletrônica, quais documentos podem ser assinados e seus maiores benefícios.
A Assinatura Eletrônica é segura?
Nos anos 2000 foi aprovada a “Lei de assinaturas eletrônicas no comércio nacional e global”, nos Estados Unidos. Sua aprovação teve como intuito melhorar a segurança e tornar estas assinaturas legais para todo tipo de uso.
Hoje, o que garante a autenticidade, sem a vulnerabilidade de uma assinatura manual, é um conjunto de dados associados à assinatura eletrônica. Ou seja, informações obtidas com e-mails, nomes, endereço de IP do signatário, protocolos, entre outros.
Além disso, sua segurança também vem com a aceitação jurídica. A assinatura eletrônica tem como base legal, entre outras, o Código Civil Brasileiro em seus Art. 104, 107 e 225 e Lei nº 14.063/2020.
Diferença entre assinatura digital e eletrônica
Primeiramente, é importante enfatizar que os dois tipos de assinatura são válidas judicialmente, mas possuem processos um pouco distintos.
“A assinatura eletrônica se refere, de modo geral, a qualquer processo eletrônico que indique a aceitação de um documento, já a assinatura digital é um tipo específico de assinatura eletrônica. Para validação de sua autenticidade, a assinatura digital exige um Certificado Digital Público, que é a identidade digital de uma pessoa física ou jurídica em meio eletrônico.”
Assim, é possível entender que, quando há assinatura que utilize um meio eletrônico, é eletrônica. A assinatura digital é uma especificidade da eletrônica, pois precisa de requisitos específicos para acontecer.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, acesse nosso artigo completo sobre as Diferenças entre Assinatura Eletrônica e Assinatura Digital.
Benefícios da Assinatura Eletrônica
Sabemos que a transformação digital é um caminho sem volta, e garante maior agilidade em todos os processos da empresa.
Então, para realçar a importância de adotar a Assinatura Eletrônica dentro do seu negócio, confira alguns dos benefícios gerados:
Redução de custos
Um ambiente paperless é um ambiente que reduz a compra de papel, caneta, impressoras, toners, transporte e etc. Ou seja, não utilizar recursos físicos traz grandes impactos aos resultados finais, tornando-os muito mais positivos.
Velocidade
Imagine enviar o documento para todas as pessoas envolvidas e receber assinado em pouco tempo. Esta é a velocidade proporcionada pela Assinatura Eletrônica.
Os diversos signatários podem assinar um documento em questão de minutos, mitigando tempo, reduzindo e até mesmo excluindo a perda de prazos.
Além disso, os signatários podem assinar o documento de forma simultânea, estando em diferentes espaços físicos.
Mobilidade
Neste sentido, os documentos podem ser assinados de qualquer lugar, independentemente de onde você estiver.
Não existe a necessidade de deslocamento dos responsáveis pelas assinaturas. Da mesma maneira que não é necessário enviar a papelada por transporte. Tudo pode ser assinado até mesmo pelo celular.
Benefícios exclusivo da Assinatura Eletrônica do Fusion Platform
Escolher o software para gerenciamento é fundamental. Por isso, a Neomind está sempre atualizando sua plataforma, visando o melhor atendimento.
Atualmente, a Assinatura Eletrônica é um diferencial do nosso sistema. Afinal, é mais uma funcionalidade capaz de acelerar e descomplicar os processos.
O Fusion Platform oferece:
- Informação centralizada em uma única plataforma;
- Não tem necessidade de integração, o recurso é nativo do sistema;
- Elimina custos de contratação e outras ferramentas;
- Não tem quantidade de assinaturas limite, ou seja, você pode assinar 50 mil documentos sem nenhum custo adicional;
- Definição do fluxo de tramitação dos documentos e assinaturas do jeito que você achar melhor para sua regra de negócio;
- Qualquer tipo de pessoa pode assinar esse documento, não precisa necessariamente ser um usuário, pode ser um fornecedor, cliente, que consegue assinar sem consumir nenhuma licença.
Estas são apenas algumas das vantagens de utilizar o Fusion. A praticidade em um não usuário assinar o documento, permite que os contratos sejam executados muito mais rapidamente.
Mesmo que haja a necessidade de um terceiro assinar, como um fornecedor de outro Estado, por exemplo, a efetivação é rápida. Basta que a pessoa clique no link enviado por e-mail que direciona para o Fusion, preencha alguns requisitos e assine o documento.
Exemplos de documentos que podem ser assinados
Dentre uma infinidade de opções de documentos que podem utilizar da Assinatura Eletrônica do Fusion Platform, estaca-se:
- Contratos e Autorizações em geral;
- Termos como: de Adesão, Home Office, Confidencialidade;
- Holerite;
- Aprovação de Hora Extra;
- Folha de pagamentos.
Confira a praticidade de assinar com o Fusion Platform
Conclusão
Então, podemos concluir que cada vez mais as empresas estão vendo a necessidade da automatização para ter um melhor controle, melhor qualidade de gestão, assertividade nos indicadores, entre outros benefícios que os sistemas trazem.
Quer saber mais sobre como gerenciar sua empresa? Como ter assinatura eletrônica sem limites e numa única plataforma?
Teste o Fusion Platform gratuitamente por 15 dias ou então, agende uma demonstração com nossos consultores nos nossos canais de atendimento:
contato@neomind.com.br ou +55 (47) 2101-0960
Aprofunde-se em temas da transformação digital sabendo mais sobre o Modelo de Trabalho Híbrido e a Inovação de Processos.