O setor têxtil é um componente essencial para a economia brasileira, e é referência em todo o mercado global. Devido a sua significância, a automatização de processos no setor têxtil é uma peça essencial para o crescimento das organizações.
A qualidade dos produtos fabricados no país fez com que o faturamento da cadeia têxtil chegasse a R$190 bilhões em 2021, segundo a Abit. Esse valor contribui com aproximadamente 5,7% do PIB industrial nacional.
Embora haja aumento nas exportações, e um mercado interno diversificado, há alguns desafios que precisam ser superados.
A concorrência internacional, com mão de obra mais barata, os custos de produção e, principalmente, a falta de investimento em tecnologia e inovação tornam as operações menos competitivas.
Mas, a adoção de tecnologias, como a automatização de processos no setor têxtil é capaz de melhorar a eficiência e reduzir custos. Além disso, contribui com questões relacionadas à sustentabilidade, um tema recorrente no setor.
Entenda os motivos que justificam que sua empresa invista em soluções capazes de proporcionar a automatização têxtil.
Motivos para implementar a automatização de processos no setor têxtil
Como citamos, um dos principais desafios enfrentados pela indústria têxtil é a falta de modernização em seus processos.
Os mais de 200 anos de história, justificam a existência de processos complexos, repletos de atividades repetitivas e dispensáveis. No entanto, mantê-los dessa forma é insustentável para um futuro promissor.
As Plataformas de Gestão Integrada são fundamentais para enfrentar esse e outros desafios do setor. Essa ferramenta tecnológica é capaz de automatizar os processos, documentos e indicadores unificados, em um só lugar.
A implementação da automatização de processos no setor têxtil busca modificar e implementar melhores práticas de produção, distribuição e gerenciamento.
Um dos passos para sua implementação é analisar os processos, mapeando todo o fluxo de atividade. Esse conhecimento permitirá que a companhia compreenda como sua produção é realizada. Assim como, quais atividades podem ser excluídas ou remodeladas para melhor execução.
Ademais, o mapeamento permite definir um fluxo que seja voltado para automatização têxtil, proporcionando padronização, maior desempenho e produtividade.
Ao implementar uma Plataforma de Gestão Integrada, as companhias são capazes de executar suas atividades, coletar e analisar informações sobre o negócio como um todo. Inclusive, essas informações são obtidas em tempo real e utilizadas para compreender o desempenho da execução dos processos.
A constante vigilância e busca por eficiência colabora com a melhoria contínua. Afinal, possibilita criar um modelo de gestão e produção mais enxuto, com reduzidos riscos, aumento de produtividade e competitividade.
De modo geral, a automatização de processos é capaz de reduzir custos, desperdícios, retrabalhos, minimizar falhas, aumentar a produtividade, eficiência e controle de todas as atividades realizadas no negócio.
Na prática, onde usar a automatização de processos têxtil?
Quando falamos da automatização de processos no setor têxtil, estamos mencionando o uso de uma plataforma de ponta a ponta. Especificamente, o Fusion Platform, uma solução que, em um só lugar, gerencia processos, documentos e indicadores.
No caso específico da automatização têxtil, a ferramenta otimizar processos como:
Controle de estoque, suprimentos e materiais
A automatização de processos têxtil proporciona usar o Fusion como sistema de gestão de estoque automatizado. Assim, há maior controle de suprimentos e materiais. Também há rastreamento dos níveis de inventários, realização de pedidos de compras, constatação de falta ou excesso de insumos ou produtos, entre outros.
Ou seja, toda cadeia de suprimentos, e as atividades que envolvem recebimento, movimentação, estocagem, até as documentações são realizadas pelo sistema.
O Fusion Platform conta com o BPMS onde as solicitações de compras, por exemplo, são realizadas com formulários específicos criados para as demandas da companhia. De maneira automatizada, essas solicitações são enviadas para todos os departamentos e pessoas envolvidas.
O acesso facilitado às informações permite acompanhar e controlar toda a cadeia de suprimentos em tempo real e de qualquer lugar.
Padronização na produção e controle de qualidade
Uma das principais preocupações do setor têxtil é oferecer o mesmo padrão de qualidade em seus produtos. Indiscutivelmente a inspeção de qualidade é muito mais eficiente com a automatização, principalmente porque há padronização dos processos.
Para que a automatização de processos no setor têxtil aconteça, é necessário que as atividades sejam mapeadas. Ou seja, é feito uma espécie de desenho de como o fluxo de atividade acontece, para que seja possível implementar a melhor maneira para execução.
O processo é padronizado para que ocorra sempre da mesma maneira. Assim, há reduzidos erros e falhas, consequentemente, reduzem os custos e desperdícios do processo.
Essa prática possibilita identificar com facilidade as não conformidades. Os registros também são feitos com o Fusion, que disponibiliza recursos para criar um plano de ação que solucione os pontos identificados.
Integração com outras soluções
Possuindo integração com outros ERPs, a automatização têxtil com o Fusion unifica as informações e transforma dados em informações relevantes para a gestão. Além disso, facilita a comunicação entre as equipes, com o compartilhamento de informações de maneira eficiente e transparente.
De fato, a modernização desse setor acontece muito pelo maquinário do setor produtivo. Muitas dessas máquinas possuem sistema que indica níveis de produtividade, necessidade de manutenção, entre outros. Porém, nem sempre esses indicadores são conferidos pelos gestores.
Essas informações podem ser gerenciadas no Módulo de Gestão de Riscos, identificando as ameaças e controlando as conformidades de todo o ciclo de atividades.
O Fusion permite coletar e analisar esses dados em gráficos personalizados que permitem uma visão holística para desenvolvimento de estratégias certeiras.
Mais oportunidades para aperfeiçoar processos, documentos e indicadores com o Fusion
Com a automatização de processos no setor têxtil com o Fusion, sua empresa pode processar pedidos, gerar faturas, acompanhar envios, gerar folhas de pagamento, faturamento, admissão de funcionários, gestão de benefícios, entre outros.
Especificamente em relação aos documentos, a solução armazena, organiza e disponibiliza as informações de maneira eficiente.
Todos os arquivos são mantidos em total segurança, condizentes com as diretrizes da LGPD, com rastreabilidade e controle de acesso.
Igualmente, todas as documentações podem ser assinadas com a assinatura eletrônica nativa. Esse recurso proporciona comodidade, agilidade, e a mesma validade jurídica que métodos convencionais. E claro, uma prática muito mais sustentável.
Já em relação ao desempenho, crie dashboards de controle de indicadores e relatórios automatizados sobre cada departamento do setor. Afinal, não basta ter dados, é preciso transformá-los em informação condizente para o controle e gestão.
E a melhor parte de tudo isso é a possibilidade de experimentar o Fusion Platform na realidade do seu negócio.
Invista na automatização de processos no setor têxtil e prepare sua companhia para identificar e aproveitar as oportunidades, alcançando ainda mais sucesso e crescimento.