Com o avanço da transformação digital e o constante uso de recursos tecnológicos, para prosperar, é fundamental que as empresas integrem soluções ágeis e confiáveis. Essa incessante busca e gerenciamento da tecnologia e dos processos de TI acaba sobrecarregando o setor de TI, adicionando mais preocupações à essa área que já enfrenta seus próprios desafios.
A rápida evolução do mercado e as crescentes demandas internas exigem uma abordagem adaptativa para que soluções eficazes sejam implementadas para garantir a continuidade dos trabalhos executados.
Nesse cenário, quanto mais recursos uma única ferramenta puder proporcionar para aumentar a produtividade e desempenho do setor, melhor. Por isso, preparamos esse material para explicar como o Fusion Platform, por ser uma plataforma de gestão integrada, otimiza o departamento de TI centralizando inúmeros recursos em um único sistema. Use soluções para que todos os esforços sejam voltados e alinhados aos objetivos da sua organização.
Torne o gerenciamento de processos, documentos e indicadores muito mais eficiente e seguro. Siga em frente e entenda como o Fusion Platform ajuda a enfrentar os desafios da TI tornando o setor mais confiável, inovador e eficiente.
Os desafios enfrentados pela área de TI com processos de TI
Quanto mais a tecnologia se expande e é aperfeiçoada, maior é a sua importância dentro das companhias. E, com isso, maiores são os desafios enfrentados pela área de TI.
Ainda sendo considerada uma área de apoio, um dos principais obstáculos que devem ser ultrapassados é a visão errônea de que essa área não é estratégica ou fundamental para que a companhia atinja suas metas e objetivos.
Nesse sentido, é muito comum que os profissionais de TI enfrentem obstáculos diariamente. Afinal, alinhar os objetivos do negócio com a gestão de processos e projetos sem uma solução apropriada, é uma tarefa complexa.
O departamento de TI sofre com a falta de comunicação e transparência em seus processos, o que ocasiona retrabalho ou resultados insatisfatórios e de baixa qualidade.
Outro problema corriqueiro são os prazos irrealistas definidos e os escopos mal definidos que aumentam o risco de falhas e atrasos. A falta de gerenciamento dos processos impede a identificação de problemas em tempo hábil.
Sem o controle de indicadores, as métricas não são acompanhadas e se tornam inadequadas, ocasionando na incompreensão, desmotivação, resistência que complicam o gerenciamento das equipes.
A soma desses fatores e o uso de tecnologias obsoleta ou falta de ferramentas adequadas de gerenciamento dificultam o controle dos projetos e processos, fazendo com que a tomada de decisão seja realizada apenas no achismo, sem base em informações ou dados precisos.
A superação desses desafios requer o uso de ferramentas e técnicas de gerenciamento de processos, para garantir que os processos sejam executados com maestria em prol do crescimento organizacional.
Quer saber mais? Continue a leitura desse material: