Viver sem smartphones, tablets e outros dispositivos é algo inimaginável atualmente, pois eles se tornaram algo essencial na vida de qualquer pessoa. Isso acabou fazendo com que empresas se vissem obrigadas a se adaptarem: hoje, ler um e-mail, participar de uma conferência, acessar arquivos e realizar tarefas fora do local trabalho é uma necessidade. Foi daí que surgiu a Mobilidade Empresarial.
O que é Mobilidade Empresarial?
Se trata de uma abordagem de trabalho onde os colaboradores podem realizar suas tarefas de qualquer lugar utilizando aparelhos móveis e aplicações. Essa abordagem necessita que a empresa desenvolva e disponibilize seus recursos e aplicações em nuvem para que eles sejam “móveis”, ou seja, sejam acessíveis de qualquer lugar onde exista uma conexão com a internet e um aparelho para acessá-los.
Um bom exemplo de mobilidade corporativa é quando um colaborador cria uma apresentação no seu desktop, salva na nuvem e pode acessá-la em qualquer lugar, podendo apresentar a um cliente ou compartilhar com outras pessoas.
Benefícios da Mobilidade Empresarial
Ter os sistemas e recursos na nuvem, acessíveis em qualquer lugar, traz alguns benefícios como:
Redução de custos
Aparelhos como celulares, tablets e notebooks são algo que praticamente todos possuímos. Isso cria a facilidade para as empresas implementarem o Bring Your Own Device (traga o seu próprio aparelho, em português) ou BYOD, que é um conceito onde os colaboradores usam seus próprios aparelhos no dia a dia. Um exemplo é na realização de apresentações, em que colaboradores utilizam seus próprios aparelhos para envio de arquivos do dispositivo pessoal para um equipamento da organização.
Melhoria na produtividade
Com os serviços da empresa na nuvem, eles estão acessíveis em qualquer lugar, a qualquer hora, e as atualizações e correções de sistema chegam quase que instantaneamente aos usuários. Com o avanço das tecnologias atuais é possível até lidar com informações de forma offline e sincronizá-las quando houver conexão. Tudo isso facilita a realização de tarefas do dia a dia, economizando tempo que pode ser gasto outras atividades mais estratégicas.
Benefícios ao cliente
Além dos colaboradores, os clientes também se beneficiam com a mobilidade. Um exemplo disso são os bancos. Alguns anos atrás era necessário ir até a agência para fazer tudo: pagar contas, checar o saldo e realizar transferências. No entanto, com a chegada da mobilidade corporativa, os sistemas bancários precisaram ficar mais acessíveis e práticos. Isso se tornou um must have para qualquer banco, e melhorou a experiência que os clientes tinham ao usar os serviços. Isso pode ser aplicado a praticamente qualquer empresa, e pode ser um diferencial para o cliente na hora da escolha.
Controle melhor dos dados
Com a mobilidade empresarial é possível prover aplicativos que registram as atividades realizadas pelos clientes e colaboradores, mantendo a empresa atualizada sobre um processo ou comportamento, e possivelmente provendo uma análise que ajuda a organização a tomar decisões melhores.
Além disso, em um aplicativo controlado os dados ficam seguros na nuvem, onde podem ser sincronizados entre múltiplos dispositivos e visualizados por quem estiver autorizado, poupando tempo e diminuindo a necessidade de carregar o arquivo consigo em todo o lugar.
E como fica a segurança?
Se por um lado a Mobilidade Empresarial possibilita o acesso a dados em qualquer lugar, por outro cria um risco maior de vazamento dos mesmos. Por isso, você vai concordar que a segurança se faz extremamente necessária.
No início da mobilidade empresarial, softwares de gerência de dispositivos móveis eram a primeira medida de segurança tomada. Isso permitia que as empresas tivessem um alto controle sobre o aparelho, podendo impedir a instalação de aplicativos, deletar remotamente dados, obrigar o uso de senhas e controlar o que os usuários podiam ou não fazer nos aparelhos.
Isso não deu muito certo, pois os colaboradores relutaram em dar todo esse controle para a empresa sobre os seus aparelhos pessoais. Por causa disso, as organizações começaram a adotar medidas menos agressivas de segurança. Isso inclui o uso de ferramentas que gerenciam aplicações, contas e acessos.
Essa nova abordagem permitiu que as empresas tivessem controle e provessem uma maior segurança sobre aplicativos específicos sem ter que gerenciar todo o aparelho. Algumas destas tecnologias usam o encapsulamento de aplicativos, que se conecta diretamente ao código de um aplicativo para fornecer recursos de gerenciamento. Outras criam um container seguro para um grupo de aplicativos, mantendo os dados isolados do “resto” do aparelho. Existem também soluções nativas, que já estão presentes nos aparelhos Android e IOS.
Conclusão
A mobilidade empresarial é algo essencial, porém é necessário entender como encaixá-la no contexto da empresa, pois se para algumas organizações a mobilidade já é uma realidade, para outras ela é algo difícil de implementar e pode ser um desafio. No entanto, encarar esse desafio pode trazer grandes benefícios ao negócio, além de ser um diferencial na hora da escolha do cliente.
Referências:
Leucotron, Search Mobile Computing, Sonda, Sonda.