A hiperautomação é considerada a tendência tecnológica da década. Isso porque, transforma a maneira como as empresas operam trazendo maior eficiência e agilidade, impulsionando o crescimento dos negócios.
Atualmente as ferramentas deixaram de ser uma solução usada apenas para a execução de tarefas repetitivas, permitindo a criação de sistemas que aprendem e se adaptam à medida em que são usados.
Inquestionavelmente a hiperautomação é o ponto mais alto da evolução no uso de tecnologias. Permite que uma companhia otimize seus processos de ponta a ponta e tome decisões mais estratégicas, baseadas em dados reais.
Confira mais sobre esse assunto e entenda como ferramentas como RPA, IA e automação se relacionam para garantir maior produtividade para o seu negócio.
Como a hiperautomação se difere da automação de processos?
A hiperautomação é uma abordagem orientada aos negócios, fazendo com que as empresas possam identificar, examinar e automatizar ao máximo seus processos. Essa estratégia tem como princípio o uso de várias tecnologias, ferramentas e plataformas de maneira orquestrada.
Quando falamos em hiperautomação, significa que uma organização está combinando mais de uma solução tecnológica em seu cotidiano.
Ou seja, são empresas que usam softwares de gestão de processos (BPMS), RPA, IA, machine learning, soluções de baixo código e outros tipos de ferramentas de automação de decisão, processo ou tarefa.
A automação tradicional se refere apenas ao uso de tecnologia aplicada para a realização de tarefas repetitivas.
Já a hiperautomação é uma evolução do convencional interligando cadeias de processos, das atividades mais simples às mais complexas. Dessa forma, proporciona a verdadeira transformação digital já que elimina a intervenção humana em atividades rotineiras e sem valor agregado.
Muito se fala sobre as tecnologias usadas na hiperautomação. Mas, é exatamente a integração entre elas que faz a mágica acontecer.
Implementar RPA e BPMS, por exemplo, sem fazer interligações entre as duas ferramentas não trará resultados tão expressivos quanto uma abordagem inter-relacionada.
Combinar soluções para potencializar a hiperautomação
A hiperautomação pode ser definida como uma união poderosa de soluções para potencializar os resultados das organizações. A sinergia no uso das soluções permite automatizar tarefas complexas e com alto volume de dados.
Para entender em profundidade o poder da hiperautomação, iremos relacionar três funcionalidades básicas da automação: BPMS, RPA e IA.
Software de Gerenciamento de Processos de Negócios (BPMS)
O BPMS é uma ferramenta desenvolvida para aplicar os conceitos do BPM e otimizar os processos da organização. É visto como um orquestrador de tarefas, permitindo que as atividades sejam compreendidas e executadas de maneira adequada.
A automatização dos processos acontece desde o mapeamento e modelagem do fluxo de atividade, até o monitoramento do desempenho e a otimização.
Essa ferramenta é usada para identificar gargalos e pontos falhos. Através da automação, simplificamos o processo, eliminando atividades redundantes e otimizando o fluxo de trabalho.
Automação Robótica de Processos (RPA)
O RPA é uma tecnologia que automatiza tarefas repetitivas baseadas em regras que anteriormente eram realizadas de modo manual. De maneira simples, se trata de um robô digital que executa atividades incansavelmente e sem pausas.
Com configurações específicas e baseadas em regras, o robô realiza as atividades de maneira precisa, permitindo que os colaboradores foquem em tarefas estratégicas.
Como você pode imaginar, o RPA pode ser aplicado em uma infinidade de processos e rotinas.
Inteligência Artificial (IA)
Provavelmente a Inteligência Artificial é uma das soluções tecnologias mais perceptíveis do nosso cotidiano. Dentro das organizações, a IA oferece ferramentas e soluções que aumentam a eficiência, produtividade e competitividade.
São projetadas para realizar tarefas que exigem inteligência humana, como aprendizado, raciocínio, resolução de problemas, compreensão da linguagem natural, entre outros.
Combinando BPMS, RPA e IA
Cada uma dessas soluções é capaz de trazer inúmeros benefícios para as organizações. Mas, quando combinadas proporcionam produtividade, agilidade e eficiência às rotinas empresariais.
A junção de BPMS, RPA e IA permite automatizar tarefas complexas de alto volume. Combina-se a precisão e repetibilidade do RPA, com a inteligência e adaptabilidade da IA e a orquestração de tudo isso com o BPMS.
Para facilitar o entendimento, vamos a um exemplo prático. O Fusion Platform é uma solução completa para a gestão integrada, transformação digital e hiperautomação do seu negócio.
Dentro de um processo, o RPA pode ser usado para extrair informações de arquivos, como contratos, e preencher formulários. Ou, coletar informações em sites externos, como a pesquisa de CNPJ em sites governamentais.
É possível configurar um robô digital para que, quando um novo contrato for salvo em uma pasta específica, ele realize a varredura de informações e inicie um processo no BPMS, tudo automaticamente.
Somado a isso, a IA pode ser usada para analisar documentos. O usuário pode usar o chatbot para obter informações rapidamente. Ao invés de ler todo o documento, basta perguntar quais os prazos de assinatura, informações de instalação, envolvidos, entre outros.
Dentro do Fusion Platform todos os arquivos de texto anexados podem ser automaticamente traduzidos com o uso da IA.
Somadas, a IA e o RPA são capazes de coletar e processar informações que alimentam os indicadores disponibilizados no Fusion Platform. Essa ferramenta é crucial para que as decisões possam ser tomadas com foco nas estratégias e objetivos do negócio.
Além disso, as ferramentas usam machine learning para que haja aprendizado contínuo, identificação de padrões e permitam adaptações e mudanças nas rotinas de trabalho.
Nesse webinar, mostramos o funcionamento da hiperautomação na prática:
Onde a hiperautomação pode ser usada?
Como já mencionamos, as aplicações das hiperautomação são muitas e podem ser implementadas em praticamente todos os setores, departamentos e rotinas.
Chatbots de IA podem ser usados no atendimento ao cliente enquanto o RPA extrai informações de cupons fiscais do setor financeiro. O BPMS, por sua vez, acelera a aprovação de fluxos, como solicitações de compras, de reembolso ou pedidos de férias.
Como exemplos de setores e fluxos beneficiados com a hiperautomação temos:
- Automatização de cálculos de folha de pagamento, como salários, comissões, férias e demais benefícios;
- Conciliação bancária, onde a IA e o RPA realizam a comparação de extratos com registros internos;
- Automatizar a triagem de chamados dos clientes para que sejam direcionados para os setores ou pessoas mais adequadas;
- A área jurídica usa o RPA para extrair informações e consultar a situação de processos, e a IA para gerar ou revisar documentos, enquanto o Fusion Platform envia-os para serem assinados digitalmente.
Como você pode perceber, a hiperautomação é a revolução que as empresas precisam para melhorar seus processos internos.
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