O termo Experiência do Usuário surgiu na década de 90 e desde então tomou intenso destaque, principalmente nos últimos anos. Proveniente do inglês User Experience (UX), o termo tem a ver com toda experiência de um indivíduo com uma empresa, produto ou serviço.
Com isso em mente, UX é vista como uma disciplina responsável por proporcionar experiências satisfatórias e conquistar os usuários. Para atuarem nesta área os profissionais, ou seja, os UX designers, devem conhecer as necessidades, os desejos, comportamentos e limitações dos usuários, de modo a projetar produtos e serviços que promovam boas experiências de forma mais assertiva.
Assim, a Experiência do Usuário utiliza de processos colaborativos por meio da inclusão dos usuários nos projetos, e uma abordagem interativa, através de testes avaliativos e ajustes constantes. O objetivo é o de criar soluções de sucesso e atender às necessidades e expectativas do cliente.
A UX vai além da usabilidade, pois não considera apenas a experiência recebida da interação direta, mas também todo o ciclo de relacionamento, em todos os pontos de contato do indivíduo com uma empresa, produto ou serviço. O local de venda, facilidade no momento da compra, e-mails recebidos e, claro, o uso do produto, são exemplos de fatores que fornecem experiências às pessoas, sejam essas experiência positivas ou negativas.
No mercado atual, proporcionar boas experiências aos usuários já se tornou algo essencial. Além de funcionalidade, indivíduos buscam por produtos que agregam experiências pessoais significativas. Esta abordagem, inclusive, é considerada um dos principais pilares para a transformação digital nas organizações.
Ok, mas como a tal UX se aplica aos sistemas de gestão?
Quando falamos de sistemas de gestão, a abordagem em UX é imprescindível para o sucesso destas ferramentas. Como mencionei, um produto que é apenas funcional não obtém sucesso, pois o mercado é exigente. A ferramenta pode até ser bastante eficiente, mas terá pouca utilidade se não for fácil de utilizar e não se adequar às necessidades do cliente. Boas experiências são primordiais no processo de decisão de compra de um sistema. Por isso, entender seus usuários é fundamental!
É importante ressaltar que sistemas de gestão tendem a ter um vasto número de usuários de diferentes perfis. Projetar este tipo de produto é um desafio, pois é preciso pensar nos mais diversos usuários de forma holística.
A forma mais eficiente de entender suas carências, expectativas e limitações é incluí-los durante o projeto, uma vez que o usuário é o maior especialista em suas atividades e quem pode melhor esclarecer sobre suas reais necessidades. Um contato direto com seus clientes e a inclusão deles nas etapas de projeto resultam em insumos significativos, de modo que o produto seja potencializado para cada um dos usuários.
Quando falamos de experiência do usuário em uma ferramenta digital, a interface é um dos fatores principais a serem analisados, já que é ela o contato direto do homem com a plataforma. Uma boa interface motiva o usuário a interagir com o sistema de forma intuitiva, auxiliando-o nas suas tarefas e objetivos na ferramenta.
Entretanto, a experiência do usuário não depende apenas da interface. Deste modo, é também papel de UX entender a forma com que o usuário irá navegar e interagir com a ferramenta, potencializando a performance e melhorando constantemente os pontos de contato indiretos do usuário com o produto.
Um profissional focado em Experiência do Usuário precisa pensar de forma estratégica e alinhar as necessidades dos usuários com os objetivos do negócio, além de entender o mercado e os concorrentes, tendo sempre em mente a otimização dos resultados do cliente.
Com isso dito, priorizar a experiência do usuário em sistemas de gestão garante inúmeras vantagens como: diminuição do tempo de adaptação e a facilidade na compreensão e aprendizado das pessoas em relação à ferramenta. Isso permite uma utilização mais rápida e maior qualidade no processamento de dados pelos usuários, otimizando tempo e exigindo menor esforço cognitivo.
Desta forma, o usuário utiliza mais tempo em atividades produtivas ao invés de perder tempo descobrindo como utilizar a ferramenta. Também, um sistema pensado no usuário diminui os erros humanos, através de uma interação fluída e mensagens claras.
Por que a UX auxilia na implantação do BPMS?
A implementação de sistemas de gestão nas empresas, como uma ferramenta BPMS, por exemplo, requer mudanças e elas nem sempre são aceitas com facilidade. Até arrisco dizer que o maior obstáculo da implementação destas plataformas é a mudança da cultura das organizações, já que alterações nas tarefas diárias nem sempre são bem acolhidas pelos colaboradores.
Seguindo este raciocínio, um produto focado nos usuários e que proporciona boas experiências é determinante no sucesso da implementação. Uma ferramenta esteticamente agradável, fácil de utilizar e entender, pensada nas verdadeiras necessidades dos usuários, é muito mais fácil de ser adotada pelos colaboradores, resultando em uma aceitação mais imediata e maior satisfação e retenção de clientes.
É por isso que, ao contratar um sistema de gestão para uma empresa, deve-se escolher um produto que possua forte abordagem em Experiência do Usuário. O Fusion Platform, nossa ferramenta de gestão da informação, é desenvolvido com foco no usuário e está em constante processo de aperfeiçoamento. Tudo isso para entregar as melhores experiências, acelerar a adoção pelos colaboradores e trazer resultados imediatos para os nossos clientes. Quer saber mais sobre nossas soluções? Acesse nosso site.