Mudanças são crescentes e necessárias na área de Tecnologia da Informação (TI). Devido às inúmeras mudanças provindas do mercado de trabalho, as organizações se colocam em posição de estar em frequente transformação para suprir as necessidades delas próprias e de seus clientes.
Justamente por causa da importância e criticidade do processo de mudança é que devem ser utilizados métodos que sigam padrões de qualidade, afinal, todo esse processo deve ser realizado com eficácia e eficiência para reduzir o impacto de possíveis imprevistos. Dessa forma, os profissionais das corporações optam por metodologias como a ITIL (Information Technology Infrastructure Library), que é um padrão internacional de gestão de serviços de TI e que atende à norma ISO 20000.
Sobre a metodologia para gestão de mudanças
A ITIL engloba procedimentos que visam a melhor satisfação de usuários e clientes. De acordo com a ITIL, mudança é a adição, modificação ou remoção de qualquer tarefa que venha a impactar o setor de TI. Frequentemente, uma mudança é um evento previamente autorizado, analisado e que atribuirá valores à organização e seus clientes.
A demanda por mudança pode partir de um colaborador ou um usuário que venha a achá-la necessária. Ela pode ser classificada como:
- Mudança emergencial: que seria um impeditivo à produção e tende a ser mais descoordenada e com alta chance de falha; ou
- Mudança padrão: que tem baixo risco, um processo pré-estabelecido e seu passo a passo documentado.
O objetivo da gestão de mudanças é estabelecer um padrão de procedimentos para administrar a necessidade de transformações necessárias de uma maneira ágil e eficiente, de forma a minimizar riscos e o impacto que as alterações trazem a uma organização.
Enquanto nenhuma prática ou metodologia pode garantir 100% de sucesso, elas podem ajudar a administrar riscos e dar segurança aos serviços de TI contra possíveis erros desnecessários.
Como ocorre o processo de mudança?
Tudo começa com a análise das requisições para mudança. Após isso, deve ser definido o empenho para atender às demandas sem deixar de suprir as outras necessidades do negócio. Em seguida surgem as fases de aprovação e agendamento, garantindo aos envolvidos o conhecimento de todas as ações necessárias para colocar as mudanças em prática.
Importante ressaltar que mudança é algo que deve ser planejado, o que inclui não só ciclos de implantação como também de testes e correções, diminuindo as chances de falha ao aplicar uma mudança no ambiente de produção. A documentação também ocupa um papel importante, garantindo agilidade às futuras demandas semelhantes.
Importância do processo de gestão de mudanças
Mudanças planejadas e estruturadas ajudam a minimizar os potenciais riscos que surgem com elas. Ao mesmo tempo, esse planejamento traz benefícios significantes, como alinhar o setor de TI com os interesses organizacionais e aumentar a receptividade à mudança, melhorando, assim, o desempenho da equipe para outras futuras modificações.
Comumente, uma das maiores dificuldades durante o processo de gestão de mudanças é a resistência dos envolvidos. Muitos optam por continuar a realizar tarefas de uma forma ineficiente, porém de uma maneira com a qual já estão habituados.
Ressaltamos que a gestão de mudanças também exerce o papel de transmitir confiança a essas pessoas, uma vez que uma programação eficiente envolve comprometimento dos envolvidos para maximizar o potencial da equipe a se adaptar às novas formas de trabalho.
Falhas de comunicação podem gerar falta de confiança aos envolvidos e a incerteza causará dificuldades ao abraçar as mudanças. Colaboradores precisam estar cientes do que acontece, evitando de se sentirem desconectados e não se alinharem aos objetivos da mudança. E isso só é possível graças ao processo de gestão de mudanças, o qual entende que a comunicação deve ser constante, pois todo o grupo pode ajudar com ideias valiosas.
Concluindo
Sem dúvidas, a gestão de mudanças é uma importante estratégia de negócio. Amadurecer esse processo trata-se de uma longa caminhada, porém, ao atingir a excelência, a organização é capaz de atender com prontidão as suas necessidades, agregando valor a si e mantendo-se competitiva no mercado.
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