A partir da versão 11 do OracleJDK, será preciso uma licença paga para usar os softwares que foram desenvolvidos na plataforma Java de forma comercial, exceto em testes, desenvolvimento, prototipagem e demonstração. As versões não LTS anteriores do Java 11 (10 e 11) não recebem mais atualizações, e a versão 8 ainda recebe suporte Premier até 2022 e suporte estendido até 2025.
Para quem deseja não pagar a licença, poderá utilizar o OpenJDK, ou também outras versões liberadas por outras empresas, como IBM, RedHat e Azul, que fornecerão um suporte estendido maior que o da Oracle.
Quais os benefícios de assinar/contratar a licença OracleJDK?
Todos os suportes disponíveis da Oracle são para problemas diretamente ligados ao Java e seu software, e também para atualizações de segurança, diferentemente do OpenJDK que disponibilizaram apenas 6 meses de suporte após o lançamento da versão, dando uma sensação de obrigatoriedade de atualização de versão.
Como funciona a nova licença?
Com o novo modelo, não é mais preciso adquirir uma licença antecipada e pagar uma taxa anual. Ao invés disso, o usuário poderá pagar uma assinatura mensal. Após o término do período, a não renovação resultará na perda do direito do usuário a qualquer software comercial baixado durante o tempo de assinatura, bem como a perda ao acesso às atualizações do Java Migration SE e ao suporte Oracle.
Caso o uso do OracleJDK sem licença esteja sendo executado em um software já comercial, a Oracle pode recorrer ao tribunal e entrar com recurso. A vitória da Oracle no caso pode resultar em vários processos decorrentes das práticas atuais de desenvolvimento relacionados ao uso da API.
A licença LTS
A licença LTS (Long Term Support) é perfeita para quem não pretende mudar de versão e quer ficar em uma estável com suporte a um longo tempo.
Como é cobrado o licenciamento do Java SE?
No novo modelo, o licenciamento é feito de acordo com a aplicação, a qual é desktop ou servidor. Em desktop, a cobrança é por unidade ou usuário, já em servidor, por processamento de dados executados no mesmo.
O número de licenças necessárias será determinado multiplicando-se o número total de núcleos do processador por um fator de licenciamento do processador principal especificado na tabela de fatores Oracle de processador. Um processador é contado por soquete ocupado, no entanto, no caso de módulos multi-chip, cada chip no módulo é contado como um soquete ocupado.
Segue uma tabela de valores de licença Oracle: http://www.oracle.com/us/corporate/pricing/price-lists/java-se-subscription-pricelist-5028356.pdf
Java SE Releases
Após o número de atividades e uso da plataforma JAVA perderem espaço, a Oracle começou a traçar planos para evoluir o Java em ritmo mais rápido. Assim, em poucos meses a comunidade entregou 3 novas versões com a liderança da Oracle e outras empresas contribuintes no processo de desenvolvimento, e várias atualizações de segurança agendadas e coordenadas. Por consequência, os lançamentos passaram a ser de 6 em 6 meses.
O suporte Oracle Premier Support terá uma duração de 6 meses para aquela versão após o lançamento dela, e o único suporte estendido que foi listado é do Java 11 (será até setembro de 2026).
E o Fusion?
A partir da versão 3.7, o Fusion está homologado para OpenJDK 11. Dessa forma não serão gerados custos adicionais ao atualizar a solução.