A evolução das tecnologias relacionadas à Inteligência Artificial (IA) está aumentando a possibilidade de aplicá-la nos negócios. De fato, já existem produtos que a utilizam, como por exemplo:
- Assistentes de voz (Siri, Amazon Alexa, Google Assistant, Microsoft Cortana);
- Veículos autônomos;
- Reconhecimento de rosto em foto do Facebook;
- Vídeos recomendados por YouTube, entre outros.
Além desses exemplos, produtos que utilizam IA já estão no nosso cotidiano. Mas, você sabia que a capacidade de Inteligência Artificial pode ser aplicada também no BPM (Business Process Management, ou Gestão de Processos)? Para falar sobre isso, mostraremos alguns dos benefícios de termos IA e BPM juntos.
Antes, vamos entender o que é IA.
O que é Inteligência Artificial?
IA é um software ou sistema que imita as funções intelectuais do cérebro humano para entender a linguagem natural, realizar raciocínio lógico e aprender com base na experiência. Ainda, trata-se de um programa de computador que visa à realização de tarefas.
Ao aplicar essa tecnologia para reconhecer padrões pelos grandes volumes de dados (Big Data) é possível aperfeiçoar o “conhecimento” da IA para realizar diversas tarefas difíceis da empresa ou de nosso cotidiano (Saiba mais sobre a IA).
Agora, veremos quais são os benefícios de aplicar a tecnologia no BPM.
IA e BPM
Para exemplificar, imagine uma atividade que inicia com o recebimento de um e-mail. A fim de avançar para a próxima etapa, será necessário que o conteúdo seja avaliado. Para que essa avaliação possa ser concluída, será preciso de um funcionário que consiga entender do que o e-mail trata.
Para isso, esse colaborador precisará utilizar o tempo de trabalho. Como você sabe, essa situação não ocorre uma vez por dia, e sim, várias vezes. Já a IA, através do conhecimento previamente treinado, pode realizar a tarefa e, assim, atribuir o funcionário para atividades que tragam mais resultados para a empresa.
Outro exemplo é aquela atividade que precisa de um conhecimento técnico, mas precisa aguardar, porque o funcionário experiente está atarefado. A Inteligência Artificial pode resolver a atividade no lugar do colaborador, possibilitando que o processo de negócio siga para a próxima etapa.
Ainda sobre juntarmos IA e BPM, podemos listar os seguintes benefícios:
- Análise preditiva: com base nos dados gerados pelo sistema corporativo, a IA analisa e decide que tipo de ação deve ser tomada, ou seja, através dos padrões de dados descobertos é possível saber o que aconteceu e também prever o que acontecerá no futuro.
- Process Mining: verifica e reestrutura os processos de negócios atual a partir de logs. Durante o process mining, os algoritmos de mineração de dados especializados são aplicados aos dados do registro de eventos para identificar tendências, padrões e detalhes contidos nos registros de eventos registrados por um sistema de informações.
- Machine Learning: através da análise e observação, a IA vai aprendendo e aplicando a melhor decisão para realizar as tarefas do processo de negócio. Por exemplo, no lugar de um funcionário realizar uma decisão, a IA pode analisar e responder a uma solicitação, removendo, desse modo, os “gargalos” do processo de negócio.
- IA x Robotic Process Automation (RPA): o RPA realiza tarefas com base em regras predefinidas pelo humano, mas com a IA é possível importar os dados coletados pelo RPA e automatizar agregação e registro dos dados analisados por ela. Combinando o RPA com a IA, o RPA pode lidar com tarefas como previsão de vendas de produtos e propostas de eficiência de negócios que atualmente apenas humanos podem fazer.
Conclusão
Com a aplicação de IA é possível processar dados não estruturados, como linguagem natural, voz e imagem. Além disso, a Inteligência Artificial permite a manipulação de mais tipos de inputs, ou seja, permite lidar com inputs não previstos, aproveitando-os como uma fonte de novo conhecimento e levando mudanças nos processos de negócios.
Não há dúvidas de que a IA traz benefícios para todo o sistema empresarial, diminuindo os erros humanos, prevenindo os riscos e aumentando a eficiência, agilidade e exatidão do processo de negócio.