O que significa qualidade? Qualidade pode ser definida como: “grau positivo de excelência, grau de perfeição, de precisão ou de conformidade a certo padrão”.
A qualidade, quando abordada de forma eficiente, pode oferecer benefícios para uma organização, como:
- Sucesso do cliente;
- Melhor visibilidade do produto;
- Diminuição de retrabalho; e
- Melhora na autoestima das equipes
Quando aplicamos este conceito na tecnologia buscamos o alinhamento entre a regra de negócio e o serviço oferecido. Para que o grau de “perfeição” seja alcançado são adotadas práticas que agregam qualidade ao produto.
Essas práticas são baseadas em métodos, técnicas e ferramentas, e é sobre elas que falaremos neste artigo. Boa leitura!
O que é qualidade quando falamos de software?
Ao entrarmos no universo dos softwares é de suma importância que os mesmos sejam confiáveis, eficazes e sigam os padrões definidos na especificação. Nesse sentido, existem dois pilares para medir a eficiência de um produto:
- Qualidade básica, a qual se refere às funcionalidades, confiabilidade, facilidade de uso, economia e segurança de uso.
- Qualidade extra, a qual busca focar nas necessidades dos clientes com relação ao software, como uma boa flexibilidade, facilidade de reparo, adaptação, entendimento, boa documentação e facilidade de realizar melhorias no produto.
Hoje na Neomind a busca pela qualidade é o nosso maior foco. Para isso realizamos testes manuais e automatizados – os quais fornecem um feedback do estado do software -, e desse modo agilizamos as entregas e aumentamos a produtividade das equipes.
Práticas para garantir a Qualidade do Produto
Dentre as práticas, podemos citar a identificação de defeitos e os testes especializados.
A identificação dos defeitos é realizada nas etapas de erro, defeito e falha.
- Erro: trata-se de um engano de um indivíduo
- Defeito: quando for ativado pode levar a uma falha
- Falha: um evento no produto que viola suas especificações
Com relação aos testes especializados, eles são processos que executam um programa com o objetivo de revelar a presença de erros ou falhas, aumentando a confiança no produto. Alguns testes especializados são aplicados no cotidiano da plataforma Fusion e serão aqui discutidos. Mas, antes, é preciso entender:
O que é um teste automatizado?
Os testes automatizados são testes em que um determinado programa é executado para preencher campos, clicar botões, analisar se mensagens de validações estão aparecendo, entre outras questões referentes à qualidade de um produto.
Os principais objetivos desse tipo de teste é a redução do envolvimento humano em atividades manuais, a agilidade e garantia do sucesso do cliente na utilização da ferramenta. Os testes automatizados de software trazem grandes benefícios para o produto e para os times de qualidade e desenvolvimento.
Basicamente, eles possibilitam que analisemos:
- Os pontos que precisam ser melhorados no produto;
- Os pontos em que aquela melhoria não está bem aplicada; ou
- Se o produto está conforme a especificação.
Entendendo sobre os testes CI (Continuous Integration) e BDD (Behavior Driven Development)
Existem diversas formas de gerenciar a qualidade, como testes manuais ou técnicos, sendo alguns o CI (Continuous Integration), BDD (Behavior Driven Development), equipes especializadas em testes manuais ou automatizados, entre outros.
O CI, ou Continuous Integration, é um tipo de teste que vai além da agilidade na entrega e qualidade do produto, pois os resultados da aplicação são informados em um curto período de tempo. As vantagens que ele traz às equipes não está somente na rapidez e qualidade. Seus benefícios são vistos também na eficiência e padronização.
Já o BDD, ou Behavior Driven Development, é uma mentalidade de automação inicial, o que significa que ele se alinha perfeitamente ao desenvolvimento orientado pelo comportamento, o BDD – behavior-driven development.
Ele não é a única maneira de realizar testes contínuos, mas incentiva a colaboração contínua entre proprietários de produtos (product owners), desenvolvedores e testadores. Os cenários se concentram em como deve ser o comportamento do usuário, reforçando a clareza das metas de desenvolvimento e o melhor alinhamento entre desenvolvedores e testadores.
O que é Quality Assurance?
O controle de qualidade (Quality Assurance, ou simplesmente QA) pode criar, editar e executar a maioria das atividades de testes. No entanto, a influência do QA é mais do que isso.
O controle de qualidade pode garantir que cada membro da equipe realize tarefas de testes contínuos durante todo o ciclo de vida da aplicação. Se os desenvolvedores não estiverem automatizando os testes no nível de unidade, o QA tem o direito de falar em nome da equipe. Ele também pode impor o processo, como impor que engenheiros de automação e analistas de teste armazenem seus testes com código.
Qualidade no Fusion
Hoje utilizamos três métodos de qualidade aqui na Neomind: nossa equipe especializada em testes, os testes automatizados e a integração contínua. Com estes três métodos conseguimos entregar um produto com uma baixa taxa de problemas e que nos permite desenvolver constantes melhorias; Isso vem trazendo grandes resultados tanto para as equipes internas quanto para os clientes. Assim, temos a certeza de que nosso produto está cada dia melhor. Teste nossa solução gratuitamente por 15 dias.