A CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) é um documento obrigatório, que registra as atividades do cidadão enquanto trabalhador, visando reproduzir, esclarecer e comprovar dados sobre a vida laboral. Além disso, ela garante acesso aos direitos trabalhistas como seguro-desemprego, benefícios previdenciários, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e Programa de Integração Social (PIS).
Ao encontro da modernização de todo o sistema público trabalhista, o Ministério do Trabalho lançou a versão digital da Carteira de Trabalho. A expectativa é reduzir significativamente a burocracia, agilizar processos e garantir mais facilidades na relação do trabalhador com o poder público. O aplicativo que existe desde 2017 – para fins de consulta – agora substitui o documento físico.
O que muda com a CTPS digital?
Com as novas regras, as anotações que antes ficavam na CTPS de “caderninho azul” passarão a ser realizadas através de um sistema. Para acompanhar essas anotações, o trabalhador poderá utilizar um aplicativo especialmente desenvolvido para celulares (com versões IOS e Android) ou acessar o ambiente www.gov.br (solução web).
A Carteira Digital tem como identificação única o número do CPF do trabalhador, que passa a ser o número válido para fins de registro trabalhista, deixando de existir um número próprio do documento. Através do eSocial, as empresas podem contratar o novo colaborador sem a necessidade da apresentação do documento físico.
O que a digitalização da carteira de trabalho garante?
Principais pontos da CTPS digital:
- Emissão mais rápida: a solicitação do documento pode ser feita em 20 minutos, processo que antes demoraria 30 dias entre o agendamento e confecção da CTPS física.
- Histórico trabalhista online e diminuição do risco de fraude: como o Sistema Informatizado permite a integração de dados com outros portais do Governo Federal, impede as emissões em duplicidade e diminui as chances de fraudes ligadas ao oferecimento irregular de benefícios.
- Processo inteiramente gratuito: não é mais necessário pagar pelo registro fotográfico, pois ele é feito no momento da solicitação do documento.
Como o uso do Fusion pode ajudar no processo de admissão?
Com a tecnologia transformando o formato de documentos e desburocratizando a rotina do processo de admissão, torna-se fundamental o uso de Softwares de Gestão a fim de simplificar as atividades de departamento pessoal e permitir que os gestores dediquem mais tempo a atividades estratégicas.
Precisa de todas as informações e funcionalidade de RH centralizadas? Clique aqui e saiba porque os aceleradores de Recursos Humanos desenvolvidos em parceria com a Cingo são a solução desde o momento da admissão do colaborador – iniciando pelo RH – e engloba toda a parte documental como exames, cadastros necessários e liberações de acesso.
Aproveite e leia também o artigo: Como andam os seus processos de RH? Veja como o BPM pode ajudar o setor.