Para uma empresa atingir o sucesso de forma rápida e segura, os seus processos precisam ser bem gerenciados. No entanto, é impossível quantificar esses resultados se o gestor não tem noção dos processos e dos impactos que cada funcionário tem no decorrer na operação.
Da mesma maneira, é inviável aplicar melhorias se o empresário não tem conhecimento de como funciona as etapas de cada processo e, por esse motivo, conhecer o papel do BPM e implementar a ferramenta é muito importante. O Fusion Plataform tem a capacidade de mapear e organizar um fluxo lógico de trabalho, além de identificar possíveis impeditivos que possam entravar as metas da empresa.
O que é o BPM e para que ele serve?
Business Process Management (BPM) significa Gerenciamento de Processos de Negócio. De uma maneira mais simples, é um conjunto de boas práticas que tem a capacidade de estruturar os processos para formar um fluxo lógico de trabalho, causar uma evolução na produtividade de modo eficaz e perceber possíveis problemas no cotidiano da empresa.
Importante destacar que apenas fazer a instalação do BPM na sua empresa não é suficiente para que tudo funcione como o desejado. A ideia pode se tornar um problema se for aplicada à processos com erros no desenho. E é por isso que a Neomind possui um excelente e preparado time de consultoria. Os consultores do Fusion têm a capacidade de identificar e atingir a dor do cliente, preparando o processo no BPM da melhor forma e adequando-o para o cotidiano da empresa.
A sua implementação é feita através de um software que administra todas as tarefas, revelando os procedimentos que foram exercidos no BPM, facilitando a gestão do negócio e fornecendo um panorama completo de todas as fases do processo.
Como BPM ajuda na gestão das empresas?
Quando executado corretamente, o papel do BPM é o de fornecer vantagens essenciais para a empresa. Por exemplo:
- Melhoria na produtividade: o BPM é capaz de detectar melhorias e implementá-las para tornar o fluxo de trabalho mais lógico, tornando processos que eram manuais em algo mais automático e rápido.
- Diminuição de erros: como o BPM tem a capacidade de verificar erros antes que eles possam prejudicar os resultados do processo, a tomada de decisão pode ser agilizada pelo gestor.
- Administrativo: o gestor adquire, por meio da visão ampla que o BPM fornece, uma percepção e compreensão melhor da função de cada funcionário nas suas atividades no processo da empresa, permitindo assim melhor quantificação de resultados.
- Corte de custos: o BPM fornece mais eficiência para os processos, mapeando-os, eliminando os erros e, por consequência, causando a redução nos custos da operação.
- Uniformização de processos: a implementação desse sistema facilita o desenvolvimento de uma rotina na empresa, por permitir o acompanhamento de todas as ações.
Concluindo
O objetivo da gestão de uma empresa deve ser sempre o aperfeiçoamento e a otimização dos processos. Um dos grandes diferenciais com relação ao papel do BPM é que o seu conceito tem fundamento nas pessoas e, justamente por isso, utilizá-lo é mais simples para os colaboradores. Com o Fusion como ferramenta, as equipes conseguem ter mais eficácia e flexibilidade para automação de processos operacionais, abrangendo desde os processos mais simples até os mais complexos. Teste o Fusion gratuitamente por 15 dias.
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