Neste artigo veremos como modelar um fluxograma de compras no Fusion, fazendo uso da ferramenta de BPMN, lembrando que o fluxograma é totalmente adaptável. Primeiramente é necessário sabermos o que é um fluxograma, um fluxograma consiste da representação de um processo através de fórmulas e símbolos padronizados, tendo o objetivo de ter uma visão macro do processo, assim facilitando o entendimento do processo e a otimização. Existem outros tipos de modelagem que também podem ser utilizadas para o BPMN do Fusion, veja mais em Quais são os 5 tipos de mapeamento de processos mais utilizados?
Criando uma nova modelagem
O fluxograma de compras utilizado será:
Para esse artigo será utilizado da versão 3.8.6 do Fusion. Para iniciar precisamos entrar na modelagem de processo, entrando no menu de Processo (1) selecionando o submenu de Gerenciar Modelos de Processos (2) e por fim, clicando no botão Adicionar modelo (3), conforme a imagem abaixo:
Componentes
Com isso entramos no modelador do BPMN, porém antes de começarmos a fazer a modelagem é necessário saber quais são os componentes que serão utilizados. Sendo eles:
- Início: Componente que diz onde é iniciado o fluxograma.
- Atividade: As atividades são as etapas do processo elas são divididas em tipos:
- Atividades de usuário: Elas são as atividades padrões, nelas é possível determinar quais campos serão exibidos em tela, bem como a se são editáveis ou obrigatórios.
- Atividades de Script: Elas são as atividades que permitem a cópia de campo de uma atividade para outro bem como a execução de scripts personalizados.
- Atividades de E-mail: Elas são atividades que servem para mandar e-mails customizados para os participantes de uma Raia ou para um usuário informado em um campo.
- Decisão: Componente permite fazer o fluxo seguir um caminho baseado em uma decisão baseada nos campos das atividades anteriores a ele.
- Raia: Área do processo que determina quem pode executar as atividades que estão contidas dentro dela.
Modelando o fluxograma
Tendo esses componentes em mente, podemos começar a fazer a modelagem. Primeiro será necessário marcar a modelagem como sendo do tipo executável e dar um título, código e selecionar o e-form principal da modelagem e os gestores dela, conforme a imagem abaixo.
Após isso selecionamos a raia, dando um nome a ela e indicando os participantes, colocamos o componente de início e a atividade inicial como sendo do tipo atividade de usuário.
Com a raia inicial feita, será criada a segunda raia que lida com a aprovação do pedido de compra, decidindo por uma atividade de decisão se o pedido foi aprovado ou não. Caso não o fluxo é direcionado a uma atividade de e-mail que envia um e-mail de reprovação ao usuário que solicitou a compra. Caso sim o fluxo é direcionado a uma atividade de cópia de campos, no qual copia o usuário que autorizou a compra e envia um e-mail ao usuário solicitante que a compra foi aprovada.
Com isso feito basta clicar em Liberar, para que seja validado e liberado novo processo. Assim, terminamos a criação da modelagem do fluxograma de compras, de maneira simples e rápida devido ao BPMN do Fusion.
Conclusão
O BPMN do Fusion permite a criação de fluxogramas de uma maneira simples e rápida, mantendo uma visualização gráfica que permite melhor entendimento e conversão de um fluxograma para um modelo do BPMN. Caso tenha interesse e deseje saber mais, clique aqui!