Os processos logísticos são responsáveis por controlar e planejar toda a parte logística dos produtos. Engloba desde a compra de material até a venda do produto. Tudo isso deve ser bem planejado, executado e principalmente controlado para que os processos não sofram gargalos no meio do caminho e sejam concluídos com sucesso.
Por que automatizar os processos logísticos?
A área logística da empresa é responsável por cuidar desde a entrada de materiais até a saída dos produtos. Se esse processo não é eficiente e ágil, a empresa corre grandes riscos de ter problemas financeiros e organizacionais.
Imagine uma empresa onde há pouca comunicação entre setores e nenhuma automatização. Alguns colaboradores na área de produção estão de férias, os galpões já não são o suficiente e o setor logístico continua pedindo a mesma quantidade de material. Os problemas gerados por conta disso podem ser variados.
Utilizando a automatização ao seu favor
A automatização veio justamente para facilitar qualquer tipo de processo. É capaz de se comunicar entre diferentes áreas, atuar com eficiência e de forma extremamente rápida. Além de que, erros são muito fáceis de ocorrer.
Voltando para o exemplo da empresa acima. Se esse problema se tornar recorrente, como eles poderiam resolver? Contratar novos colaboradores responsáveis por gerenciar o estoque e produção? Sempre pedir menos material para nunca faltar espaço no galpão? A melhor solução é, com certeza, automatizar todo esse processo. Mas como automatizar os processos logísticos?
Montando um processo automatizado
Se você ainda tem receio de usar a tecnologia da automatização. Nesse tópico você vai perceber como ela pode facilitar a vida da empresa. Antes de começar. Não existe processo certo ou errado, existe processo que funciona e que não funciona para cada tipo de empresa. Para modelar um processo automatizado, continuaremos usando o exemplo da empresa acima e explicaremos como melhorar o processo logístico deles. Vamos começar a modelar o processo:
- Quando a matéria chega, o responsável pelo armazenamento recebe e já atualiza no sistema a quantidade de matéria recebida. Quando ele leva a matéria para outro setor, ele também deve atualizar. Caso o galpão esteja muito vazio, o departamento logístico recebe uma mensagem dizendo que é necessário comprar mais material;
- Quando o colaborador entra de férias, isso fica registrado no sistema;
- Quando algum colaborador do setor logístico for pedir mais material, ele terá dados se o galpão possui espaço de armazenamento suficiente e qual a quantidade de colaboradores trabalhando. Aqui também pode ser calculado a quantia de matéria necessária para compra, com base na quantidade de colaboradores e a média da produtividade.
Você percebe quantos processos automatizados? Imagine fazer isso sem a ajuda da automatização, o quão trabalhoso seria. Um setor tendo que ligar para o outro toda vez, calcular a quantidade de matéria necessária, etc.
Esse exemplo foi apenas para você entender melhor como a automatização pode acelerar e melhorar o desempenho dos processos logísticos das empresas. Nesse caso foi usado um processo para compra de material e precisava saber se haveria espaço para guardá-lo e mão de obra suficiente para utilizá-lo. Mas a automatização é aplicável na maioria dos processos logísticos.
Dificuldades e problemas quando não se tem processos logísticos automatizados:
- Repetição das tarefas;
- Falhas. Pode ser pela complexidade do processo ou por não ter todas informações necessárias;
- Muito tempo perdido fazendo os processos manualmente. Além de que alguns processos podem ser bem complexos.
Facilidades e vantagens de automatizar processos logísticos:
Agora, que você sabe um pouco mais sobre a automatização, principalmente no setor logístico, vou lhe apresentar os pontos positivos e porque toda empresa deveria utilizá-la.
-
Eficiência na comunicação:
O setor logístico não precisa ficar se comunicando com todos os setores da empresa para obterem informações, basta cada setor sempre manter as informações atualizadas no sistema;
-
Agilidade:
Qualquer nova informação é atualizada em milésimos;
-
Precisão:
É extremamente difícil ocorrer falhas, salvo quando o colaborador salva informações erradas no sistema. Não vai ter mais o problema de uma informação ser passada para outra errada, perder o registro de algo, calcular errado e ter a desculpa que não sabia de algo;
-
Comodidade e praticidade:
Tudo pode ser feito através da internet, não é necessário deslocamento algum.
Conclusão:
Depois de conhecer o que a automatização é capaz de fazer pelo setor logístico da empresa, é nítido a diferença com e sem ela. A automatização é capaz de facilitar e agilizar grande parte dos processos e é por isso que vem sendo cada vez mais usada nas empresas. Hoje em dia, quanto mais desenvolvida e automatizado uma empresa é, pode ter certeza, que ela terá melhores resultados, pela agilidade e eficiência.
Através do Fusion, utilizando o BPM, é possível criar qualquer processo logístico, totalmente automatizado. Com certeza esse processo será muito mais fácil de ser executado e gerenciado.
Leia também: Por que empresas precisam ter processos e procedimentos?