Quem convive dentro do ambiente empresarial, seja como empreendedor ou como colaborador, já deve ter ouvido o termo core business. No entanto, por mais que este termo esteja bastante enraizado e seja utilizado com bastante frequência, você saberia responder qual é o core business da sua companhia? Ou primeiramente, você sabe responder o que significa este termo?
O que é core business?
Com origem na língua inglesa, core business em tradução livre seria algo como o negócio principal da empresa, núcleo de negócio, seu foco de atuação, ou também, o motivo que fez com que este empreendimento surgisse, qual é o seu propósito.
É comum que o núcleo de negócio seja confundido com as estratégias competitivas da empresa, no entanto, são coisas distintas. As estratégias e formas de atuação são posteriores a definição do foco do negócio, já que para um mesmo core business é possível criar diversos critérios de atuação, venda ou comunicação, por exemplo.
Para que você entenda melhor, imagine o ramo de automóveis, dentro de uma mesma área de atuação existe core business diferentes, para uma montadora seu core business será a produção de carros populares, enquanto para outra serão os carros de tração, outra ainda, pode ter seu foco em carros de luxo. Apesar de estarem todas no mesmo segmento, cada uma tem um foco diferenciado para atender as demandas do seu nicho, as estratégias e ações serão diferenciadas e condizentes a comunicar ao público qual é o seu negócio principal e o que o difere dos concorrentes.
A importância de definir meu core business
Quanto mais detalhada for esta definição, melhores serão as chances desta companhia se manter saudável, já que este conceito é a base para definir em qual mercado a empresa atuará, quem serão seus clientes, e principalmente quais são as demandas que devem ser sanadas ou os problemas dos clientes que devem ser atendidos.
O seu negócio principal nem sempre se refere apenas ao seu produto ou serviço, mas se relaciona ao que a organização faz de melhor, o seu destaque perante o mercado, pode estar mais conectado ao cliente, as formas de atendimento, ao preço e até mesmo à tecnologia ou inovações.
Definir o core business de forma detalhada fará com que sua empresa aproveita as oportunidades certas, além de auxiliar na definição das prioridades proporcionando se tornar referência na área de atuação, facilitando a tomada de decisões estratégias assertivas, alinhamento de metas e equipes, e também responde às questões como onde realizar investimentos, quais atividades podem ser terceirizadas, quais são os clientes que quer atingir, qual o plano estratégico para crescimento e para enfrentar os concorrentes.
Enfim, definir o núcleo de negócio proporciona que a empresa seja muito mais coerente aos seus propósitos e tenha um crescimento orgânico e saudável.
Não sei meu core business, e agora?
Quanto mais transparente e detalhada estiver o foco do seu negócio, mais simples será a identificação dos pontos fortes e quais são as vantagens que a sua empresa é capaz de oferecer ao seu público-alvo.
A forma mais prática para identificar seu core business é responder com clareza alguns questionamentos simples:
- O que estou vendendo? O que faço de melhor?
Neste ponto é importante não apenas pensar no produto em si, mas na experiência gerada. Por exemplo, fotógrafos registram momentos, porém, para um, seu core business são as entregas rápidas em formato digital, enquanto para outro, é a produção de álbuns impressos.
- O que minha empresa tem de diferente dos concorrentes?
Saber o que o mercado está fazendo ou que tipo de produto e serviço está sendo entregue é fundamental para construir o core business. Se seu nicho for o mesmo que o seu concorrente, pense onde está seu diferencial: no preço? Qualidade? Inovação? Quais oportunidades seu concorrente não tem aproveitado?
- Quem é a minha persona?
Responder a essa questão é de suma importância para conquistar clientes e ter o alcance desejado. A sua persona são as características que compõe o seu público alvo ideal. É entendendo seu cliente que você saberá como criar produtos e serviços capazes de satisfazer as demandas ou resolver problemas. É definindo o seu público alvo que pesquisas para conhecer seus hábitos de consumo serão facilitadas.
É importante ressaltar que à medida que uma empresa vai crescendo ou implementando inovações, seu core business pode mudar, por isso, é importante analisar estas questões rotineiramente.
Foque no seu core business
Com o core business bem definido, sua empresa poderá focar na atividade fim, ou na sua razão de ser, o que evita perder muito tempo se dedicando a uma atividade meio que pode corromper seu potencial competitivo. Para decisões assertivas, identifique seu core business e comunique para seus colaboradores e para todo o mercado.
Faça um levantamento das atividades desempenhadas dentro da sua empresa e elenque quais atividades podem ser terceirizadas, ou aquelas repetitivas e rotineiras que poderiam ser mais rapidamente realizadas contando um software de gestão capaz de gerenciar os processos e documentos.
A Neomind acredita que o seu tempo deve ser utilizado para elaborar planos estratégicos para atingir seu core business, por isso, oferece o Fusion Platform, uma plataforma capaz de transformar digitalmente seu negócio, tornando suas tarefas digitais, diminuindo a onerosidade, tornando as atividades e consultas muito mais rápidas, através de interface amigável com os módulos de gestão de processos e documentos, além de oferecer indicadores fundamentais para entender e analisar como ou onde seu negócio pode melhorar.
Com o Fusion Platform, você agiliza e padroniza seus processos, controla a circulação e organiza seu repositório de documentos, obtém informações rápidas, precisas e na palma da sua mão, melhora a comunicação entre seus colaboradores, auxiliando na criação de equipes focadas no core business da sua empresa.
Quer saber mais sobre as funcionalidades do Fusion Platform? Experimente por 15 dias ou converse com um de nossos consultores. Mantenha seu foco no seu negócio que nós te auxiliamos em sua gestão.