Para conseguir aplicar as melhores práticas em cada fase de um projeto, é essencial ter uma visão ampla sobre gerenciamento de processos de negócio.
Segundo o CBOK (Business Process Management Commom Body of Knowledge), o BPM é dividido em 9 áreas de conhecimento, que são:
- Gerenciamento de Processos de Negócio;
- Modelagem de Processos (saiba mais aqui!);
- Análise de Processos;
- Desenho de Processos;
- Gerenciamento de Desempenho de Processos;
- Transformação de Processos;
- Organização de Gerenciamento de Processos;
- Gerenciamento de Processos Corporativos;
- Tecnologias de Gerenciamento de Processos de Negócio.
O CBOK apresenta o que acontece, quais os melhores perfis profissionais, entre outros detalhes de cada uma dessas áreas. Estes são entendimentos fundamentais para o sucesso da gestão por processos em uma empresa.
Leia também: Erros comuns na adesão da gestão por processos e como evitá-los
Mas apenas dominar essas áreas de conhecimento não é suficiente. Para um gerenciamento de processos eficaz é preciso um comprometimento permanente e contínuo da organização. Isso inclui um conjunto de atividades, envolve uma continuidade, um ciclo constante de feedback, assegurando que os processos de negócios estejam alinhados com a estratégia organizacional e ao foco ao cliente.
O BPM é um conjunto de boas práticas focada na melhora do desempenho, redução de custos e na satisfação das necessidades dos clientes em relação aos processos de negócio.
Baixe agora o material que produzimos sobre as 6 fases do ciclo de vida do BPM!
A Neomind tem a solução para você implantar com sucesso esta metodologia em sua empresa. O Fusion Platform integra processos, documentos e indicadores, oferecendo uma visão global do negócio, facilitando a tomada de decisões para sua empresa ter mais resultados. A gente pode te ajudar.
Experimente agora ou converse com nossos especialistas para saber mais como nossas soluções podem auxiliar no desempenho da sua empresa.
1 comentário