Há 12 anos a Neomind vem se preocupando em integrar processos, documentos e indicadores para reduzir a burocracia, eliminar papel e facilitar as tomadas de decisões nas organizações. Durante esse tempo, a empresa enfrentou alguns desafios e superou-os com a certeza de que tem muito a contribuir com a excelência na gestão de informações corporativas.
Fundada em 2006, a Neomind é uma empresa em constante evolução e hoje comemora seu crescimento exponencial com clientes no Brasil e exterior. Para celebrar o décimo segundo ano de vida, convidamos o CEO e founder da empresa, Felipe Bahiense, para uma conversa sobre desafios, empreendedorismo, mercado de trabalho, gestão e perspectivas para o futuro. Vamos conferir?
Principais desafios enfrentados em 12 anos de Neomind
Em 12 anos de Neomind, passamos por duas grandes crises: a de 2008, que sem dúvidas fez com que o nosso negócio fosse afetado, e a de 2015, ainda sentida por todo o mercado brasileiro. Apesar das crises, somos sempre otimistas em relação ao crescimento, até porque é esta energia que faz com que as empresas deem certo.
Como sempre costumo falar, temos que encontrar na crise a oportunidade de crescer. Aqui na Neomind, a oportunidade veio principalmente nos últimos três anos de turbulências, que foi quando criamos novos modelos de negócio para comercialização dos nossos produtos. Acabamos nos tornando mais competitivos e mantivemos uma taxa de crescimento dentro do esperado, isto é, mesmo com a crise conseguimos fazer nosso negócio prosperar.
Quando o trabalho de base é bem feito, o crescimento acontece como consequência. Nenhuma crise dura para sempre e, por isso, o importante é que ao término ela tenha deixado dentro da empresa um ambiente de trabalho e de gestão sadio, favorável a uma nova etapa de crescimento. É essa preocupação que temos na Neomind e que nos permitiu continuarmos despontando.
Transformação digital e excelência na gestão
Empresas de sucesso são aquelas que vêm se transformando, tornando-se organizações digitais, acelerando e melhorando suas relações. É interessante que quando falamos em gestão, principalmente quando converso com pequenos e médios empresários, é comum ouvir: “esses modelos de gestão são exclusivos para empresas de porte muito grande, principalmente pelos custos envolvido com tecnologia ou pessoas”.
Esse pensamento é muito perigoso, porque somente com gestão conseguiremos melhorar os resultados do nosso negócio. Hoje em dia temos alternativas com custo para qualquer tipo ou tamanho de empresa.
Independente se uma empresa fatura 10 mil ou 1 bilhão de reais, existem bons sistemas de gestão para que ela controle suas compras e suas contas a pagar e receber, por exemplo. Isso é algo excelente, porque permite ao pequeno empreendedor ter o mesmo modelo de gestão que o de grandes empresas, ou muitas vezes um modelo até mais avançado, já que os tamanhos destas empresas permitem serem mais ágeis e menos burocráticas.
Sobre a excelência na gestão, isso é algo que buscamos em nossos processos em todas as áreas da Neomind. Estamos sempre em constante evolução, procurando implantar novos modelos de gestão, todos alicerçados em tecnologia para que possamos monitorar e entender quais são os fenômenos de cada processo que impactam o nosso negócio.
Segredo da Neomind para gerar satisfação dos clientes
Conhecer o cliente de perto, as dificuldades e aquilo que gera valor para ele, para que trabalhemos rumo à evolução de nossos produtos. Essas são questões que envolvem a experiência do usuário, termo que está cada vez mais presente na Neomind.
Também costumo falar que em casa de ferreiro, o espeto tem que ser de aço inox. Isso quer dizer que, se nós formos o nosso maior cliente e tivermos cada vez mais experiências reais com o uso daquilo que desenvolvemos, passaremos a ter as mesmas experiências que os nossos usuários. Assim, produziremos coisas que de fato agregarão valor e resolverão problemas, melhorando o dia a dia no negócio do nosso público.
Vivemos na era da Transformação Digital. Então, quando falamos em produto, tudo que produzimos nos dias atuais está direcionado ao mote de acelerar a tomada de decisão, enxugar burocracias de processos e deixar as empresas cada vez mais digitais.
Perspectivas para o futuro
Desde o surgimento da Neomind há 12 anos, nosso maior desafio tem sido crescer e buscar o crescimento em taxas elevadas. Tudo isso, sempre por meio de inovação e do desenvolvimento de produtos ou modelos de comercialização que nos permitam chegar em clientes que ainda não atingimos, o que nos faz ser cada vez mais competitivo.
Um exemplo disso é o investimento na expansão territorial. Nos últimos três anos começamos um projeto de internacionalização, o que nos possibilitou criar uma base de clientes em países como Peru, Chile e Estados Unidos.
Dicas para o novo empreendedor
Quando falamos de empreendedorismo, uma coisa cada vez mais óbvia para mim é que, ao tomar a decisão de empreender, o empreendedor já tem um modelo de negócio bastante maduro em relação a aquilo que será o core-business do negócio da empresa, então não vejo as questões produtivas como problema ou ponto de atenção.
Entretanto, algo que percebo e serve como uma dica, é nunca descuidar da gestão financeira, principalmente do caixa. O não acompanhamento rigoroso de receitas e despesas é um dos fatores principais para o fechamento das empresas no Brasil (conforme apontam dados do Sebrae). Para mim, se descuidarmos, é praticamente o mesmo que termos um inimigo morando ao lado.
Também destaco a questão da persistência, ao qual é essencial para todo o empreendedor. A competência, claro, é igualmente fundamental, mas para que uma ideia dê certo e traga os resultados esperados, o profissional deve ser persistente para superar todos os obstáculos que apareceram no caminho.
Novas gerações e os novos modelos de trabalho
Hoje é comum, dentro do ambiente de trabalho, convivermos com duas, três ou até quatro gerações. O que eu percebo é que nós não precisamos mais daquelas relações tão formais quanto tínhamos, tampouco precisamos construir relações tão simples.
Costumo brincar que não precisamos estar de terno e gravata, assim como não precisamos estar de regata. É preciso ter um equilíbrio. Cada vez mais as empresas de sucesso têm percebido que é preciso criar um ambiente de trabalho onde as pessoas se sintam em casa, afinal, passamos muito mais tempo dentro dos nossos trabalhos do que em nossos lares.
A relação de trabalho hoje vem mudando aceleradamente. Percebemos cada vez mais que aquilo que é burocrático tem sido substituído por tecnologia e sistemas, e que a automatização desponta mais e mais.
Atualmente, os colaboradores têm que entender que o reconhecimento está muito mais voltado à geração de resultados. Ou seja, você é reconhecido pelos resultados que você consegue produzir dentro de uma empresa. Isso significa que não só os colaboradores precisam mudar a mentalidade para geração de resultados. Empresas também precisam se transformar, especialmente no que tange a proporcionar um ambiente de trabalho que desperte nas pessoas o interesse de crescer e inovar.
Aproveite que você está aqui e confira alguns dos artigos escritos pelo CEO da Neomind:
• BPM e Workflow são termos iguais?
• Lições do Facebook para a Gestão de Documentos e Segurança da Informação
• Inteligência Artificial: da automação de processos ao aumento de produtividade
• O que é BPMS e como ele pode agregar valor ao seu negócio?
• O que a Gestão de Documentos faz pela sua empresa: da organização do fluxo de trabalho ao ambiente paperless
Para conhecer mais sobre a Neomind, visite nosso site.
Paula Lemos
maio 25, 2018Orgulho em fazer parte desse time lindo 😀
#ParabénsNeomind