Certamente você já ouviu falar muito no termo transformação digital, que é a integração entre os meios físico e digital. Essa integração promove maior facilidade e rapidez na realização de tarefas, gerando mais valor aos clientes e trazendo sua empresa para a era tecnológica.
É um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores, sendo uma mudança estrutural nas organizações e dando um papel essencial para a tecnologia. Em nosso blog temos um artigo explicando detalhadamente a transformação digital e como ela pode melhorar as relações empresa X impacto na vida dos clientes.
Mas você já parou para pensar nos motivos que atrapalham a inclusão dessa facilidade no desenvolvimento de suas atividades? Neste artigo iremos identificar pontos que podem impedir a integração de sua empresa com a transformação digital.
1. Não utilizar um sistema de gestão empresarial
Um dos impeditivos da transformação digital é a não utilização de um sistema paperless, como BPM, ECM e ERP. Isso significa uma perda bastante grande de agilidade. Esses sistemas de gestão automatizam processos e facilitam a realização de tarefas. Desse modo, todos os processos e tarefas da empresa estarão armazenados em um mesmo ambiente online, sendo possível encontrar um documento, por exemplo, com uma simples busca na ferramenta.
Quando possuímos integração em todas as áreas da organização, diminuímos o tempo gasto com empecilhos. Hoje toda empresa precisa ser digital, pois nós, usuários, interagimos a todo tempo com o meio digital.
O Fusion Platform oferece soluções voltadas às gestões de processos, documentos e indicadores. Possuímos no blog da Neomind um infográfico explicando as funções de cada um desses sistemas. Essa é a melhor forma de trazer sua empresa para o meio digital.
2. Não prestar atenção no usuário
Os usuários estão cada vez mais exigentes, portanto é fundamental receber seus feedbacks para entender sua experiência ao utilizar o serviço/produto. Esse escopo é o que vai gerar ideias para novas funcionalidades e melhorias na sua empresa. Em nosso blog possuímos um artigo exemplificando como funciona a experiência do usuário aplicada aos sistemas de gestão.
Também é necessário sempre manter contato com cliente, seja pelo canal de atendimento ou pelos chats. O usuário vai se sentir incluído e, assim, mais propenso a colaborar com a empresa. Isso pode estar englobado em um sistema CRM, que irá simplificar e padronizar as interações com clientes. Quando mantemos esse contato obtemos dados que auxiliam no desenvolvimento de novidades pela empresa.
3. Deixar de lado a mobilidade
Muitas vezes os usuários precisam realizar ações fora da empresa e há situações onde não poderão utilizar um computador ou notebook. Por isso, possuir dados em nuvem, que podem ser acessados através de celulares e tablets, torna-se fundamental. Essa opção possibilita a execução de tarefas de forma mais ágil.
Um exemplo disso é encontrado no nosso aplicativo mobile, onde os usuários podem iniciar processos fora da organização, como abrir uma solicitação de hora extra, por exemplo.
Outro exemplo de integração dos processos paperless à mobilidade é o uso de tablets nas linhas de produção da indústria. Dessa forma o colaborador consegue conferir suas atividades online, realizá-las normalmente, e ao final marcar no sistema o que já cumpriu. Isso confere ao usuário rapidez e colabora com a organização da empresa.
4. Ficar parado no tempo
Resistir às mudanças é andar na contramão da inovação. Para estar inserido na transformação digital é necessário analisar o mercado e seus concorrentes. Com a constante evolução do meio digital, os usuários precisam de novidades e as companhias devem atender a esse pedido. As novidades que surgem podem ser a solução que sua empresa está necessitando no momento.
Para analisar o mercado é fundamental possuir as métricas do seu negócio de forma organizada, utilizando de indicadores e Analytics. Assim é possível identificar gargalos, se posicionar melhor no mercado e definir ações para o futuro.
5. Falta de comunicação
Um grande problema para as empresas é quando existe um certo distanciamento entre os colaboradores. Incentivar contato entre todas as áreas da companhia resulta num melhor nível de conexão e empatia. Unir os times gera maior transparência da área a qual sua empresa está inserida. Você pode ler mais sobre isso aqui.
Através de soluções como o Social, presente no Fusion Platform, os usuários podem curtir e comentar, inclusive mencionar colegas em documentos, por exemplo, aumentando a interação. Também é fundamental o uso de plataformas de mensagem interna, tornando a comunicação mais dinâmica para tirar dúvidas ou trocar conhecimento, mas claro, sempre com cautela para evitar distrações.
Outro fator importante é tornar acessível o contato entre os colaboradores e seus superiores. Muitas vezes é o colaborador que tem contato direto com o produto ou com os clientes, e repassar sua experiência é de grande valia para futuras decisões estratégicas que a empresa deve tomar. Se você tornar seu ambiente propício à inovação, ela acontecerá rapidamente.
Concluindo
Neste artigo pudemos identificar pontos que impedem a transformação digital nas empresas e apresentamos recomendações justificando a necessidade de atualização. A ferramenta Fusion Platform oferece uma integração completa para isso, onde é possível termos interação entre colaboradores, organização de documentos e processos.
A transformação digital é uma necessidade nos tempos atuais e para estar inserido nela é preciso se atualizar no mercado. Com as dicas aqui apresentadas é possível ter uma ideia inicial do caminho a seguir. Se o mercado está cada vez mais exigente, precisamos nos adequar a ele.
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