As Metodologias de Gestão são ferramentas essenciais para as empresas que buscam alcançar seus objetivos e manter o crescimento contínuo. Têm o objetivo de aumentar a efetividade de projetos e processos de uma empresa.
Também são estratégias administrativas utilizadas pelos gestores que adquirem uma visão maior e mais decisiva sobre suas atitudes e procedimentos.
Essa ferramenta aplicada por empresas que buscam identificar e corrigir erros. Além de reduzir custos, aumentar a qualidade, melhorar a satisfação dos clientes e os resultados financeiros.
Ademais, proporciona clareza na comunicação e na linguagem, favorecendo o entendimento das funções e responsabilidades. E, faz com que os colaboradores atuem em equipe para atingir determinados objetivos.
No entanto, com a ampla diversidade de setores e funções, qual seria a metodologia que melhor se encaixa com sua área de atuação?
Cada uma possui suas especificidades, conheça as metodologias de gestão que são mais usadas atualmente.
Agile
Agile é uma abordagem de gerenciamento de projetos que enfatiza a flexibilidade e a colaboração para fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades do cliente.
Particularmente, é adequada para projetos de desenvolvimento de software. Principalmente quando os requisitos podem mudar rapidamente e a colaboração próxima entre desenvolvedores e clientes é essencial.
Mas, das metodologias de gestão, essa também é muito utilizada em indústrias como marketing e design, onde a flexibilidade e a capacidade de resposta são de suma importância.
Nessa metodologia, os projetos são divididos em pequenas iterações, chamadas sprints, que geralmente duram de duas a quatro semanas.
Durante cada sprint, uma equipe de desenvolvedores, testers e outros stakeholders trabalham juntos para concluir um conjunto de tarefas predefinidas. Ao final de cada sprint, a equipe apresenta um produto ou serviço funcional ao cliente, e oferece feedback usado para refinar a próxima iteração.
Ao dividir projetos em tarefas pequenas e gerenciáveis e envolver o cliente no processo de desenvolvimento, as equipes Agile conseguem fornecer produtos e serviços que atendem às necessidades do cliente de forma mais eficaz se comparado com as abordagens tradicionais de gerenciamento de projetos.
Scrum
A metodologia Scrum é altamente flexível e pode ser adaptada para diferentes tipos de projetos. O método é amplamente utilizado na indústria de desenvolvimento de software e
tem se mostrado uma abordagem efetiva para melhorar a eficiência, produtividade e a qualidade do trabalho em equipe.
O Scrum é composto por três papéis principais:
· Product Owner: responsável por definir as funcionalidades que serão desenvolvidas no projeto;
· Scrum Master: responsável por garantir que o processo está sendo seguido corretamente;
· Time de desenvolvimento: responsável por desenvolver as funcionalidades do projeto.
O método é baseado em entregas iterativas e incrementais. Assim, permite que o time de desenvolvimento separe o projeto em partes para que possa realizar entregas frequentes, e não apenas o projeto pronto. Esse sistema é semelhante ao método Agile.
O processo é dividido em sprints, que são ciclos de trabalho com duração fixa (geralmente de 2 a 4 semanas) em que o time se dedica a desenvolver um conjunto de funcionalidades específicas do projeto.
Kanban
Kanban é uma metodologia simples, mas, eficaz para gerenciar projetos. Tem como objetivo otimizar fluxos de trabalho e aumentar a produtividade da equipe.
Uma característica importante do Kanban é a busca pela melhoria contínua. A equipe deve sempre analisar o processo de trabalho e identificar possíveis gargalos e oportunidades de otimização.
Esta metodologia é caracterizada pela utilização de quadros visuais que representam o fluxo de trabalho da equipe. Cada atividade é representada por um cartão, que é movido de uma coluna para outra conforme vai avançando no processo.
Dessa forma, é possível visualizar rapidamente quais atividades estão em andamento, quais estão atrasadas e quais já foram concluídas.
Além disso, o Kanban também utiliza o conceito de limitação do trabalho em progresso (WIP). Isso significa que a equipe só pode trabalhar em um número limitado de atividades ao mesmo tempo, evitando a sobrecarga de trabalho e a procrastinação.
Com sua abordagem visual e foco na melhoria constante, o Kanban pode ajudar sua equipe a trabalhar de forma mais colaborativa e eficaz, entregando resultados de alta qualidade de forma consistente.
PMBOK
O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é uma das metodologias de gestão para projetos que é amplamente utilizada em todo o mundo. Sua prática descreve os processos, práticas, ferramentas e técnicas necessárias para gerenciar um projeto com sucesso.
O PMBOK é dividido em cinco grupos de processos:
1. Iniciação: define a natureza do projeto e sua viabilidade;
2. Planejamento: estabelece os objetivos do projeto, define o escopo, orçamento, cronograma e recursos necessários;
3. Execução: gerencia e coordena as atividades do projeto para atingir seus objetivos;
4. Monitoramento e Controle: monitora e controla o progresso do projeto, identificando variações em relação ao plano original;
5. Encerramento: finaliza o projeto, garantindo que seus objetivos foram alcançados e que todos os recursos foram adequadamente liberados.
Além dos grupos de processos, o PMBOK também descreve as áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos. Essa descrição inclui o gerenciamento da integração, escopo, cronograma, custo, recursos, comunicação, riscos e aquisições.
O PMBOK é uma ferramenta importante para o sucesso de qualquer projeto, uma vez que fornece um guia completo e detalhado para sua gestão.
Adotar essa metodologia pode resultar na entrega do produto final com alta qualidade, dentro do prazo e orçamento esperado.
GPD
A Gestão por Desempenho (GPD) é um processo que tem como objetivo melhorar a eficiência e a eficácia das organizações. A GPD é uma ferramenta de gestão estratégica que ajuda a definir metas e a medir o desempenho das equipes e dos colaboradores.
Com uma abordagem sistemática, envolve a definição de objetivos e metas claras, como o estabelecimento de indicadores de desempenho, a identificação de responsabilidades e a avaliação dos resultados alcançados.
A GPD permite que as organizações possam monitorar o progresso de suas atividades, identificar áreas que precisam de melhorias e tomar decisões com base em dados concretos.
Das metodologias de gestão, o GPD é muito usado em empresas, órgãos públicos e organizações sem fins lucrativos.
É também, uma ferramenta poderosa para melhorar a gestão de projetos, equipes e processos. Ajuda a alinhar as atividades da organização com sua estratégia e a garante que os esforços estejam concentrados nas áreas mais importantes.
Qual das metodologias de gestão escolher?
Essas são apenas algumas das metodologias de gestão mais utilizadas atualmente. Cada uma possui suas particularidades específicas e podem se adequar para determinados tipos de projetos ou empresas.
Portanto, cabe aos gestores optarem pela metodologia mais adequada para cada situação, levando em conta os objetivos, recursos e limitações do projeto ou empresa em questão.
Além disso, em uma mesma empresa é possível adotar, ao mesmo tempo, duas ou mais metodologias de gestão.
Uma combinação que potencializa as metodologias de gestão é o uso de tecnologia. Principalmente o gerenciamento de processos de negócios, o BPMS.
Integrar o BPMS às metodologias de gestão proporciona criar processos muito mais eficientes, eficazes e atingir melhores resultados. Além disso, essa combinação aumenta a qualidade dos produtos e serviços, reduz erros e custos.
Criar fluxos de atividades condizentes e bem estruturados organiza as tarefas, as equipes e os responsáveis. Um software BPMS gera informações sobre todas as etapas do processo, garantindo total controle aos gestores.
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