Mapeamento de processos é uma metodologia usada a fim de identificar e sequenciar etapas de um processo, suas atividades, entradas e saídas de forma estruturada com o objetivo de buscar melhorias e otimizações.
Quando a metodologia é aplicada, nitidamente notam-se os seguintes benefícios:
- Qualidade e aumento da satisfação do cliente;
- Comunicação entre departamentos;
- Produtividade e redução dos custos;
- Aumento da visibilidade do desempenho;
- Indicadores assertivos e precisos.
Neste artigo, leia sobre os 5 tipos de mapeamento de processos mais utilizados:
- Fluxograma
- Fluxograma horizontal
- Mapofluxograma
- UML – Unified Modeling Language
- BPMN – Business Process Model and Notation
1. Fluxograma
Fluxograma é a representação do processo através de formas e símbolos gráficos padronizados que ao sequenciá-los formam o desenho do fluxo de um processo. Tem o objetivo de facilitar o entendimento do processo por meio de informações visuais, facilitando sua análise de melhorias e otimização.
Uma forte característica do fluxograma é a utilização dos símbolos para representar as atividades e etapas do processo. Nesta imagem, vemos o que cada símbolo representa em um fluxograma.
Fonte: Fluxograma de Processo
Veja também um exemplo de fluxograma de um processo de controle de produto não conforme:
Fonte: Fluxograma de Processo
2. Fluxograma horizontal
O fluxograma horizontal é uma versão mais avançada e completa do fluxograma. Nele é possível adicionar mais detalhes para as etapas do processo. O fluxograma horizontal utiliza uma matriz, sendo que:
- A etapas do processo são indicadas no eixo horizontal e
- Os responsáveis por executar a atividade são indicados no eixo vertical.
Na imagem abaixo representamos um fluxograma horizontal com suas unidades, etapas e atividades:
3. Mapofluxograma
O mapofluxograma é representado através de um layout da linha de produção de uma fábrica que apresenta o trajeto de um produto, material, formulário ou pessoa em uma linha de produção. É como se fosse a união do fluxograma que vimos anteriormente, com o layout da linha de produção em questão.
A imagem a seguir mostra um exemplo de mapofluxograma em um processo de produção de panelas:
4. UML – Unified Modeling Language
UML é a padronização de um conjunto de diagramas com o principal objetivo de estruturar e descrever qualquer tipo de sistema, partindo do princípio dos diagramas. Aplicando a UML na modelagem de processos conseguimos acompanhar o desenvolvimento do processo ao longo do tempo.
Na UML versão 2.2 existem quatorze tipos de diagramas divididos em duas categorias: os diagramas estruturais e os diagramas comportamentais:
- Os diagramas estruturais são utilizados para visualizar, especificar, construir e documentar os aspectos estáticos de um sistema.
- Os diagramas comportamentais são utilizados para fazer a representação de estruturas de classes de negócio, interfaces, classes de controle e outros sistemas.
A imagem abaixo mostra a estrutura dos diagramas UML:
Fonte: UML
5. BPMN – Business Process Model and Notation
Antigamente os profissionais trabalhavam com diferentes notações e ferramentas de modelagem de processos distintas (algumas delas vimos no decorrer deste artigo). Com o tempo isso começou a se tornar improdutivo para as empresas, usuários e clientes. Com essas dificuldades aparecendo, surgiram ideias para padronizar a linguagem de modelagem de processos de negócio e então, assim nasceu o BPMN.
Mas afinal de contas, o que é BPMN?
De maneira resumida, o BPMN (Business Process Model and Notation) é uma notação criada para padronizar a modelagem de processos de negócio. Trata-se de uma notação que ilustra a modelagem de maneira mais simples, completa e precisa.
Assim como em fluxogramas, o BPMN também usa uma simbologia padrão para seu diagrama. De acordo com o BPM CBOK versão 3.0, “símbolos descrevem relacionamentos claramente definidos, tais como fluxo de atividades e ordem de precedência”.
A simbologia do BPMN consiste em quatro grupos:
- Raias: são elementos usados para agrupar tarefas de um processo que são desempenhadas por um ator.
- Artefatos: são utilizados para fornecer informações de texto adicionais sobre o processo.
- Componentes de fluxo: são os símbolos das atividades, eventos, entradas e saídas do processo.
- Componentes de conexão: são as linhas que conectam as atividades e componentes do fluxo.
A imagem abaixo exemplifica um diagrama BPMN de um processo de solicitação de demanda desenvolvido na ferramenta Fusion.
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Conclusão
Independentemente de qual tipo de mapeamento de processo a sua empresa opte por utilizar, é preciso que haja um gerenciamento estratégico dos processos para que sua organização consiga desenvolver processos bem estruturados, sistematizados e em perfeito funcionamento.
A falta de gestão de processos em uma empresa pode ser prejudicial para os negócios, principalmente quando não há padrão e nem controle de tarefas. Inevitavelmente acontecerá falhas de comunicação entre os departamentos, resultando em inúmeros danos à corporação e colaboradores.
Para evitar esses danos gerados pela falta de gestão da qualidade e informação, é recomendado utilizar ferramentas BPMN, como por exemplo, a ferramenta Fusion Platform. Com a ferramenta Fusion é possível automatizar seus processos garantido a gestão da qualidade e, consequentemente, resultando no sucesso do seu negócio.
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Mini Buggy
abril 9, 2020Muito bom
Fapinha
abril 9, 2020conteúdo completo muito bom.