Você já ouviu falar em assinatura híbrida? Essa ferramenta traz enorme facilidade e flexibilidade para os negócios. Isso acontece pela integração de diferentes formas de validação de assinaturas.
Em prol de oportunizar agilidade aos fluxos de trabalho, sem comprometer a integridade de informações e confiabilidade jurídica, a assinatura híbrida se adapta às necessidades do seu negócio.
Esse modelo oferece versatilidade e integração com clientes que usam diferentes tipos de assinatura eletrônica. Assim, é capaz de otimizar processos internos e externos.
Entenda como funciona e como a assinatura híbrida é responsável por oferecer maior controle, conformidade e simplicidade aos negócios.
O que é a assinatura híbrida?
Basicamente, esse tipo de alternativa possibilita que a empresa não precise escolher ou gerenciar múltiplos documentos para diferentes tipos de assinatura. Facilmente se ajusta os dignitários e os tipos de assinatura aceitos, tudo em um único arquivo.
Em outras palavras, pessoas diferentes podem assinar um mesmo documento usando diferentes tipos de assinatura. Um integrante da negociação usa sua assinatura digital, enquanto outros realizam a assinatura eletrônica via token, por exemplo.
Desde que atendam a determinados requisitos, tanto a assinatura digital quanto a eletrônica possuem validade jurídica no país. O modelo híbrido aproveita essa característica, ao mesmo tempo que oferece segurança e praticidade.
A funcionalidade é ideal para processos que exigem diferentes formas de validação e assinatura, simplificando a gestão dos documentos. Entenda mais sobre esse assunto.
Como esse modelo de assinatura funciona dentro dos processos?
Nos documentos eletrônicos, a assinatura híbrida oportuniza que signatários com diferentes capacidades ou preferências possam assinar o mesmo documento de forma eletrônica.
Esse tipo de configuração garante maior inclusão e flexibilidade. Além, é claro, de simplificar o ato de assinar documentos, tornando-o acessível e rápido.
Na prática, o uso dessa funcionalidade carece de um bom sistema de gerenciamento de documentos. Na plataforma, são definidos os modelos de assinaturas aceitos, possibilitando que o signatário escolha a assinatura mais conveniente para si.
A solução é responsável por registrar as assinaturas e vinculá-las ao documento, e, posteriormente, oferecer o arquivo com todas as assinaturas que foram coletadas, disponibilizando-o para os devidos fins aos quais se destina.
A assinatura híbrida do Fusion Platform
O Fusion Platform é uma plataforma de gestão de documentos, processos, indicadores, riscos e assinatura eletrônica. Por somar as assinaturas à gestão de documentos, todo o fluxo de atividades e processos é beneficiado e se torna mais eficiente.
Atualmente há dois tipos de assinatura no Fusion Platform: digital e eletrônica. A primeira é um tipo específico que usa criptografia para garantir a autenticidade e integridade do documento, para ser válida, exige um certificado digital, adquirido por intermédio de uma Autoridade Certificadora.
Já a assinatura eletrônica, consiste em qualquer método eletrônico usado para verificar a autenticidade de uma pessoa e sua intenção de assinar. Para que seja aceita juridicamente, deve atender alguns requisitos básicos como:
- Consentimento das partes: ambas precisam concordar com seu uso;
- Vinculação ao assinante: identificar claramente quem assinou, por métodos como login, biometria ou código único;
- Garantia de integridade: documento não pode ser alterado após a assinatura;
- Verificador de assinaturas;
- Registro do processo: data, hora, IP e outros detalhes da assinatura;
- Proteção de dados: seguir a LGPD, garantindo a confidencialidade das informações.
O mais interessante é que a partir da versão 4.0.2, o Fusion oportuniza que assinaturas híbridas sejam aceitas nativamente. Ou seja, nas configurações do arquivo o usuário responsável pode definir que assinaturas eletrônicas e digitais serão igualmente aceitas no mesmo arquivo.
Configurando assinaturas no Fusion Platform
Configurar os modelos de assinatura aceitos é muito simples. O processo é iniciado com a configuração das opções de assinatura. Isso é feito no campo “Arquivo”.
De maneira resumida, é nessa fase que o usuário define que as pessoas poderão assinar, no mesmo documento, de modo digital e eletrônico.
A assinatura continua sendo classificada como eletrônica, uma vez que a configuração original do campo é essa. Por esse motivo, a opção para assinar estará disponível na seta de ações da seção “Assinatura Eletrônica”.
Ainda, é importante salientar que as assinaturas configuradas terão seu formato mantido. Ou seja, assinaturas digitais continuam sendo realizadas de forma digital, seguindo o mesmo processo aplicado a campos configurados exclusivamente para assinaturas digitais, enquanto assinaturas eletrônicas seguem o fluxo definido para esse tipo de assinatura.
Como se trata de documentos com assinatura híbrida, o arquivo passa por uma etapa extra de confirmação de informações, validando os dados informados antes da conclusão.
Assim, a configuração acontece da seguinte forma:
Assinatura digital
Nas assinaturas digitais, o signatário deverá ter seu certificado já configurado.
O usuário do Fusion Platform responsável por coletar as assinaturas, deve configurar o formulário ou documentos. Assim que a configuração for finalizada, será possível assinar digitalmente os arquivos.
Para isso, é só clicar em “Assinar” que o Fusion Signer será aberto. Selecione o certificado correspondente e siga o processo de assinatura. Assim que for finalizado, o arquivo assinado será gerado.
Assinatura Eletrônica
Para essa assinatura também há a necessidade de configurar o arquivo previamente. Antes de assinar é preciso salvar a atividade ou documento para que a opção “Assinar” ou “Configurar Signatários” seja habilitada para uso.
Nesse tipo de assinatura será necessário confirmar as informações da assinatura eletrônica através de token. Após receber o código de confirmação, clique em “Confirmar assinatura” para que o arquivo seja devidamente firmado.
O processo só será enviado ou o documento publicado quanto todos os signatários efetivarem suas assinaturas. O documento terá o hash e protocolo de assinatura quando o processo for concluído e o documento publicado.
Download do documento assinado
Após todos os signatários efetuarem suas assinaturas no documento, será possível baixar ou enviar para a gestão de documentos do Fusion Platform.
Documentos assinados apenas com assinatura digital geram arquivos com protocolo indicando que foram assinados digitalmente. Como dito, as assinaturas eletrônicas terão arquivos com hash e protocolo de assinatura.
No caso das assinaturas híbridas, há a geração de dois arquivos, um com hash e protocolo de assinatura, outro no formato PAdES, que conterá o mesmo hash do protocolo de assinatura eletrônica.
Assinatura híbrida e a agilidade corporativa
Como você pode perceber, a assinatura híbrida do Fusion Platform é um avanço significativo na forma como sua empresa trata os documentos eletrônicos. Essa alternativa é uma solução prática, flexível e segura, com total respaldo jurídico.
A nova funcionalidade reduz a burocracia e garante maior agilidade aos fluxos de trabalho. Consequentemente, toda a corporação se torna mais eficiente, prática e produtiva. Essa é uma maneira de garantir autenticidade e uma experiência mais fluida e acessível aos clientes e colaboradores.
Dê esse importante passo para a transformação digital do seu negócio. Experimente o Fusion Platform e usufrua dos melhores benefícios da assinatura híbrida.