Automação no setor de energia é uma ferramenta que proporciona inúmeros benefícios como otimização de processos, relatórios de desempenho em tempo real e proteção de dados.
Não é de hoje que as empresas estão aderindo à tecnologia para conquistar melhores resultados. E, embora seja uma ferramenta capaz de revitalizar e transformar beneficamente esse setor, nem todos os negócios estão preparados para automação.
Mas, o que exatamente a automação de processos pode fazer pelo setor de energia?
É isso que iremos te explicar nesse material. Vamos lá!
O que é a automação de processos?
De maneira bastante simplista, a automação de processos é usar a tecnologia para automatizar tarefas em prol de aumentar a produtividade e a geração de valor.
Nesse sentido, inúmeras ferramentas tecnologias podem fazer parte da automação e da transformação de um negócio.
Mesmo que pareça, a automação não busca substituir um profissional, mas otimizar a forma de trabalho, gerando melhores e maiores resultados. Quando se trata especificamente dos processos de negócio, uma ferramenta BPMS é a alternativa ideal para a automação no setor de energia.
A Automatização de Processos de Negócio (BPM) é uma metodologia que organiza, facilita, automatiza e otimiza os processos organizacionais. Assim, tem como foco definir, executar, analisar, avaliar, mensurar, otimizar e monitorar os processos da empresa.
Um processo é um fluxo de atividades executadas em sequência, ou paralelo, para que se atinja um determinado objetivo.
Já o BPMS é uma solução tecnológica que permite implementar a metodologia BPM.
Por que implementar a automação no setor de energia?
Existe uma imensidão de justificativas para adotar a automação no setor de energia. De fato, implementar uma solução BPMS é a possibilidade de otimizar a gestão, os processos e garante maior controle. A principal questão do BPM é simplificar o fluxo de atividade, interligando áreas e departamentos, efetivando que o trabalho conjunto resultará no sucesso da companhia. Assim, os processos não são vistos de maneira isolada, mas pequenos pedaços de um todo em prol de melhores resultados.
Especificamente a automação no setor de energia proporciona benefícios desde a geração de energia até a distribuição. Principalmente quando consideramos o uso da tecnologia para otimizar processos e melhorar a experiência do consumidor.
Como existem relatórios de performance, gargalos e possíveis falhas são facilmente identificadas. Dessa forma, um operador pode atuar a distância e evitar que um consumidor fique sem energia.
Outra questão é que o uso de BPMS de maneira remota, proporciona maior supervisão e controle de subestações.
A automação também aumenta a precisão do trabalho, reduzindo custos, esforços e tempo para executar as atividades. Assim, os profissionais podem focar em atividades estratégicas voltadas ao core business do negócio.
Na implementação do BPM, os processos são mapeados e otimizados com foco na padronização. Ou seja, as atividades são sempre realizadas da mesma forma.
Nesse ponto, a automação no setor de energia proporciona maior controle, compliance e conformidade com regras, normas e legislação.
Os benefícios gerados pela automação no setor de energia são capazes de melhorar a operação e a competitividade.
Benefícios obtidos com a automação no setor de energia
De maneira geral o BPMS melhora a gestão com a otimização dos processos, padronização, agilidade e redução de erros e custos.
A transparência, melhora na comunicação e tomada de decisão mais assertiva também são vantagens da implementação da automação de processos.
Particularmente a automação no setor de energia pode aumentar as operações e oferecer dados exatos e relatórios de performance em tempo real. Essa questão dos dados é fundamental para que as respostas sejam mais rápidas e a operação melhorada.
A automação permite rastreio de informações, facilitando a identificação de erros, desvios e não conformidades. Assim, além de indicadores de desempenho, os integrantes dos processos sabem em qual fase está a sua solicitação.
Ao usar uma ferramenta BPMS o gestor tem total controle dos processos da empresa. E soluções como o Fusion Platform, permitem centralizar dados e informações que podem ser acessadas, se houver permissionamento, de qualquer lugar ou hora.
Por ser uma ferramenta completa, o Fusion proporciona gerenciar processos, indicadores e documentos. A questão documental é muito importante no setor, principalmente considerando sua preservação, a segurança, conformidade e compliance.
Como o setor elétrico brasileiro é bem suscetível às regulamentações, qualquer modificação nas leis é rapidamente implementada com o BPMS.
Uma importante ferramenta da automação no setor de energia é a melhoria contínua. Ou seja, melhorar o fluxo de atividade até que a sequência lógica usada seja a melhor versão com o máximo de otimização possível para o usuário e a companhia.
Implemente a automação no setor de energia para um futuro de sucesso
Por ser um setor com muitas raízes, as transformações, mesmo que positivas, demandam de uma mudança de pensamento. É completamente normal que haja resistências às novas formas de trabalho.
Por isso, é importante explicar para a equipe todos os benefícios que serão obtidos. Assim como, incluir os profissionais no processo, para que sejam partes participantes e opinantes.
Implementar a automação no setor de energia demanda de escolher as soluções que condizem com as estratégias e objetivos do negócio.
E, que sejam atualizadas e escalonáveis já que estamos falando do futuro do seu negócio no setor de energia.
A necessidade da transformação digital faz com que as tecnologias sejam inseridas e que “conversem” entre si.
Por isso, é importante que a automação no setor de energia conte com soluções que tenham integração com outras ferramentas.
E, que possua centralização para que os próprios usuários possam personalizá-la. Ou seja, uma ferramenta low code, onde, com pouco conhecimento técnico é possível criar melhorias para o fluxo de processos. Tudo isso, sem depender da equipe de TI.
O Fusion Platform oferece isso e muito mais. No centro de comando, o gestor acompanha todas as informações dos processos, documentos e indicadores corporativos em um ambiente intuitivo e colaborativo. Está preparado para iniciar a automação do setor de energia? Experimente agora mesmo o Fusion Platform gratuitamente por 15 dias ou converse com nossos consultores para esclarecer dúvidas pertinentes.
Possui algum questionamento sobre o tema? Escreva para nós aqui nos comentários.