Na gestão da sua empresa, você já percebeu que determinada equipe ou colaborador obtém resultados melhores ao realizar o mesmo processo? Essa variação no desempenho, muitas vezes, é ocasionada pela falta de padronização de processos. Ora, se não é descrito como aquele conjunto de atividades deve ser realizado, fica a critério de cada equipe, ou colaborador, definir como as tarefas devem ser realizadas.
Não importa o tamanho ou o ramo de atuação da companhia, a eficiência e consistência é essencial para o crescimento e desenvolvimento do negócio.
Nesse sentido, a padronização dos processos pode ser considerada a chave que abre portas para a eficiência operacional, impulsionando a inovação e sendo garantia da qualidade do produto ou serviço.
Essa estruturação fará com que a melhor forma de executar um processo seja estipulado e documentado para que todas as pessoas que o realizarem, executem os mesmos procedimentos. Da mesma forma, evita as variações de abordagem na resolução de problemas, garantindo previsibilidade.
Muito mais do que simplificar as operações, a padronização de processos aumenta a adaptabilidade e potencializa o crescimento sustentável dos negócios. Isso tudo, com o uso adequado dos recursos, agilidade nos fluxos de trabalho e maximização dos resultados.
Neste ebook, iremos explicar em detalhes tudo que envolve a padronização dos processos, seus benefícios e práticas para sua implementação.
Ao final dessa leitura você compreenderá como, empresas que adotam a padronização de processos, obtém diferenciais competitivos, maior lucratividade e fortalecem a marca perante o mercado.
O que é a padronização dos processos?
A padronização nada mais é do que organizar e formalizar, através de documentação, uma forma padrão para que todo o fluxo de atividade seja realizado da mesma maneira.
O objetivo da padronização de processos é que todos os colaboradores sigam o mesmo modelo para a execução das tarefas. Ou seja, todas as vezes que determinado fluxo de atividade acontecer, seguirá as mesmas diretrizes.
De maneira geral, ao criar um modelo padrão, as partes envolvidas e correlatas têm conhecimento das etapas a serem seguidas, seus responsáveis, executores, quais ferramentas devem ser usadas, o que se espera como resultado e os prazos de execução de cada etapa.
Acesse abaixo o material completo sobre o assunto: