O conceito “inovação” geralmente é ligado à produção de novos produtos ou serviços. No entanto, Peter Drucker diz que “Inovação é o ato de atribuir novas capacidades aos recursos (pessoas e processos) existentes na empresa para gerar riqueza”.
Isso significa que inovação é uma definição que pode ser aplicada a estratégias de renovação de processos na implementação de novas ações para atingir os objetivos traçados pela organização. Para que isso ocorra – e indo ao encontro da frase de Drucker – a inovação não precisa estar no produto físico, mas sim na maneira de produzi-lo, ou seja, inovando nos processos utilizados para sua confecção.
Inovar em processos é focar na melhoria e aperfeiçoamento de fabricação e de comercialização dos produtos ofertados. O propósito final é um só: o de minimizar custos de produção e maximizar o uso dos recursos disponíveis.
Para que a implementação da inovação seja possível, é essencial apoiar-se em metodologias. Para este artigo, nos focaremos no BPM (Business Process Management).
Implementação da inovação com BPM
Uma das metodologias utilizadas para implementação da inovação nas empresas é uma muito conhecida nossa, o BPM, também chamado de Gestão de Processos de Negócio. Como você já sabe, esta é uma disciplina que tem como objetivo a melhoria dos processos.
Para poder aplicá-la, inicialmente é realizado um mapeamento de processo, o AS IS/TO BE, que define a situação atual do processo (para saber como aplicar o AS IS/TO BE assista ao vídeo que preparamos sobre o assunto).
A partir de então são estudados os pontos fracos, os gargalos e as etapas dispensáveis. Após a finalização, a solução desejada é implantada e um novo processo, mais otimizado e eficiente, é redesenhado.
Com o BPM é possível automatizar processos de todos os tipos e tamanhos, alcançando grandes benefícios tanto na produção quanto na venda de produtos e serviços. Após a execução das etapas necessárias para o mapeamento de melhoria, o processo é consolidado, tornando possível a identificação de gargalos e a estruturação de KPIs (Key Perfomance Indicators), fatores que auxiliam e influenciam nas escolhas de gestores, CEOs, gerentes e colaboradores em geral.
A tecnologia deve ser aliada na melhoria de processos, sendo a mobilidade no dia a dia fator fundamental na implementação da inovação nas organizações. Hoje é possivel realizar tarefas através de smartphone, além de ser possível preencher formulários, realizar aprovações, publicar e consultar documentos, entre várias outras facilidades que tornam possível a desburocratização, trazem agilidade e dão fluidez nos processos da empresa.
Solução para implementação da inovação
Uma das ferramentas que aplica BPM é o Fusion Platform. A plataforma permite redesenhar processos de maneira simples e descomplicada. Um dos benefícios da ferramenta é que o próprio analista de processos pode realizar a modelagem, sem que para isso seja necessário ter conhecimento na área técnica e de programação.
Assim, é possivel criar fluxos de maneira autônoma e sem configurações complexas na função BPM Studio. O Fusion Platform traz mais agilidade e controle nos processos implementados, facilitando a implementação da inovação dentro das organizações. Conheça o software!