Esta análise comparativa é um dos requisitos mais exigidos quando se fala em realizar o gerenciamento de processos (BPM) no ambiente corporativo. O motivo é simples, pois a grande maioria das empresas ou usuários-chave entende que o investimento em BPM resultará apenas em custos deixando d
Entendendo as necessidades e as expectativas
Mapear e controlar os processos de negócios de uma empresa são tarefas que podem parecer fácil e que estão “em nossas mãos”. Porém, trata-se de algo que exige muita disciplina e persistência, principalmente para não cairmos na “falsa” gestão.
Em nosso cotidiano, as informações são geradas de forma não estruturada. Nesta atividade de estruturá-las e organizá-las dentro dos processos, são evidenciadas necessidades de mudanças em vários aspectos, principalmente pelo fato de “sempre foi assim, temos nossos processos muito bem estabelecidos…”.
A partir daí começam a disciplina e a persistência, pois muitos irão querer que o processo estruturado reflita apenas a realidade atual e não seja aplicada melhoria contínua, otimização, governança, mitigação de riscos, conformidade regulamentar, economia de custos, experiência do cliente, colaboração comercial e iniciativas de transformação digital.
A expectativa que se tem da automação de processos começa a mudar com a implantação de tecnologias dedicadas e inteligentes aplicadas às iniciativas de BPM, as quais trazem agilidade e produtividade na indústria digital e levam a grandes avanços em todas as organizações.
Na prática… a realidade
Muitas ferramentas podem contribuir nesta fase de mapeamento dos processos. O Fusion Platform da Neomind é uma plataforma integrada que, além de realizar este mapeamento, age diretamente na padronização e estruturação destas informações, de modo que o usuário obtenha uma gestão à vista de seus processos. Ou seja, tenha presente, e de forma clara e objetiva, estas informações de: onde está, com quem está, desde quando a atividade está parada e qual o prazo para conclusão.
Os desafios e oportunidades envolvidos nesta fase de mudança desempenharão um papel fundamental na transformação digital em todas as organizações. O BPM também exercerá um novo papel, incluindo a aprendizagem de máquinas (machine learning) e dos novos recursos de AI, maximizando os resultados da empresa e inserindo-a em outro patamar de gestão e automação geral.
Conclusão
Fica muito evidente que existem dois pontos divergentes para compreender as expectativas e a realidade que são: custo vs. investimento. Essas diretrizes proporcionam imensas discussões a respeito, pois muitas das vezes os números que se desejam de imediato serão obtidos à médio/longo prazo.
Mas o fato é que o sucesso de uma organização depende diretamente de como seus processos serão capazes de atender às suas necessidades, agregando valor à essa gestão e reduzindo ao máximo os custos de execução de seus processos.
Aplicando-se a ferramenta de BPM (Fusion Platform Neomind), além de mapear, será possível a compreensão detalhada e ampla dos processos como um todo, acompanhamento de indicadores e a realização periódica de reuniões de análise crítica para discussão de falhas a ações corretivas, desenvolvimento de planos de ações e posterior implementação destes planos. Com isso, facilitando na tomada de decisões, bem como no fornecimento de argumentos para sensibilizar os usuários decisores quanto à importância da Gestão de Processos – BPM, e transformando as expectativas de potencializar os resultados da empresa e a redução de custos em realidade! Teste nossa solução gratuitamente por 15 dias.
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