Para que você possa comprar uma camiseta nova, alguém precisou plantar um pé de algodão, processar, transformá-lo em tecido, cortar, costurar, embrulhar, transportar até chegar à loja para que possa ser comprado. E ainda há a logística reversa. A gestão da cadeia de suprimentos envolve o fluxo de diversos participantes e elementos e está diretamente associada aos resultados que uma companhia pode atingir. Compreender toda essa dinâmica proporciona otimização dos processos, aumento da eficiência, e, consequentemente, a satisfação dos consumidores.
O que é e como surgiu a cadeia de suprimentos?
Uma cadeia de suprimentos é um sistema complexo e interconectado que envolve todas as etapas que transformam a matéria-prima em produto final e a
entrega ao consumidor final. Envolvendo departamentos, setores, processos,
tecnologias e outros agentes, o funcionamento da cadeia depende da integração e interação entre os envolvidos.
O termo “cadeia de suprimentos” foi implementado nos anos 80 e advém da
versão traduzida do inglês “Supply chain”. No entanto, o conceito de transformar matéria-prima em produto acabado remete desde os primórdios da humanidade. A gestão da cadeia de suprimentos passou de uma atuação segmentada com sistemas otimizados separadamente, para integração rígida, posteriormente, flexível, até chegar aos dias atuais: a integração estratégica.
A composição da cadeia
Fornecedores: Empresas que fornecem matéria-prima, componente, serviços ou demais insumos necessários à fabricação.
Fabricantes: Transformam os insumos obtidos com os fornecedores em produtos acabados para a venda aos consumidores finais. Envolve processo de manufatura, montagem, embalagem, entre outros.
Distribuidores: Basicamente, é a ponte entre os fabricantes e os varejistas. São empresas que podem armazenar e transportar os produtos acabados aos comerciantes ou até mesmo, ao consumidor final.
Varejistas: Comercializam o produto diretamente aos consumidores, por meio de uma loja física ou virtual.
Consumidor: Todas as pessoas que adquirem ou que utilizam os produtos ou serviços.
Para continuar a leitura, acesse nosso infográfico completo: