A Procuradoria Geral do Município (PGM) é um órgão do Poder Executivo responsável pela defesa judicial do Município do Rio de Janeiro (RJ) e pela manutenção da legalidade dos atos de todos os setores da administração municipal.
A PGM compõe-se de Procuradorias Especializadas por matéria (por exemplo, Trabalhista ou Tributária) e de Procuradorias Setoriais, estas ligadas a um órgão ou secretaria municipal. O conjunto da PGM e de suas Setoriais é o Sistema Jurídico Municipal.
Diagnóstico Inicial
A PGM utilizava um sistema desenvolvido internamente, mas que não atendia a todas as suas necessidades. Por exemplo, apesar de permitir o registro das informações e localização dos processos judiciais e administrativos no sistema, frequentemente os processos eram extraviados. Além disso, os cadastros não correspondiam à localização física real, dificultando o rastreio.
Alguns dos pontos de melhoria identificados foram a falta de transparência no andamento dos processos, tempo perdido em questões operacionais, ausência na gestão de ciclo de vida dos processos e grande movimentação de papéis (alguns processos chegavam a pesar 10Kg, tornando difícil o manuseio e deslocamento dos mesmos).
Verificou-se também que as pilhas de papéis espalhadas pelos departamentos afetava o ambiente de trabalho. Adicionalmente, pela ausência de uma ferramenta apropriada para gestão de documentos, identificou-se baixa produtividade resultada da necessidade de tramitação dos papéis.
Soluções Propostas
- Automatização dos fluxos de trabalho relativos aos trâmites internos de documentos no Fusion BPM, como por exemplo, a autuação de peças dos processos, leitura do diário, e todos os outros procedimentos que antes eram feitos manualmente.
- Digitalização dos documentos em papel e a correta classificação e gerenciamento do ciclo de vida de todos os documentos de forma estruturada na solução Fusion GED da Neomind.
- Padronização nos procedimentos de trabalho através de fluxos modelados de acordo com as melhores práticas.
- Utilização de interface de sistema amigável e ergonômica, facilitando a adesão e o tempo de implantação da nova solução por parte de todos os envolvidos, desse modo evitando resistência à nova tecnologia.
- Disponibilização dos processos virtuais online para que as informações dos processos da PGM possam ser acessadas de qualquer máquina da rede conforme permissão e papel do usuário cadastrado.
Assista ao trecho do webinar onde falamos um pouco deste caso de sucesso da PGM do Rio de Janeiro:
Resultados
Graças às funcionalidades de digitalização dos processos administrativos de acompanhamento judicial e Assinatura Digital – ambas disponíveis no Fusion Workflow BPM -, a PGM conseguiu reduzir a circulação em papel.
Houve também um aumento na produtividade da organização. Isso porque, com a automação de várias atividades operacionais os servidores ganharam mais tempo para concentrar-se na atividade fim da PGM (ou seja, a geração de peças processuais com qualidade e profundidade jurídica).
Como foi eliminado o grande movimento dos processos em papel pelos departamentos – que, além do tempo e o risco de extravio, comprometia igualmente a saúde dos envolvidos devido ao peso de alguns dos processos que eram transportados pelos próprios colaboradores – observou-se uma melhora nas condições de trabalho.
Já com a eliminação do grande volume de pilhas de processos sobre as mesas identificou-se melhoria na utilização do espaço físico e eliminação da poluição visual gerada pelo imenso número de papéis espalhados pelas áreas.
Além disso, foi possível:
- Melhorar o acesso às informações provenientes do ambiente virtual de trabalho web e da gestão de todo o ciclo de vida do grande volume de conteúdo digital movimentado na PGM.
- Ter uma organização totalmente orientada a processos (Fluxos de trabalho), conseguindo, com isso, conquistar transparência e rastreabilidade do andamento dos processos, além do controle efetivo da produtividade dos processos com relatórios e indicadores de desempenho em tempo real.
- Atingir um apelo socioambiental com a queda no uso do papel, diminuindo o uso dos recursos naturais e garantindo conformidade com as melhores práticas da ISO e legislações.
- Padronizar a forma de trabalho em todas as procuradorias especializadas através do mapeamento e modelagem dos processos no Fusion BPM, provendo um novo dia a dia para a PGM.
Confira também nosso Caso de Sucesso da Prefeitura do Rio de Janeiro premiado pelo WfMC!
Cláudio Rodrigues
abril 4, 2019Parabéns pelo artigo, Rejane!
Sempre ouvi você falando desse processo. Gostei da forma como você conseguiu implementar a automatização do processo com a redução de circulação de papel, utilizando o GED.
Você saberia informar a economia de tempo total com o processo?
Um abraço!
Neomind
abril 29, 2019Olá, Cláudio!
Já temos aproximadamente 300 mil processos virtuais no sistema da procuradoria. Imagine o trabalho de movimentação de um acervo deste tamanho.
É difícil precisar a economia total de tempo. Como um exemplo, o fluxo entre a leitura de uma publicação e a distribuição da mesma para o processo, que levava cerca de 5 dias (ou mais), hoje é realizada praticamente no mesmo dia da chegada da publicação na casa. São os processos virtuais gerando economia a ajudando a administração pública. Esperamos ter respondido sua dúvida.
Abraço!