A pesquisa de satisfação é uma forma de saber qual a experiência que seu produto/serviço e suas entregas estão causando em seus clientes. Normalmente, por acharmos perda de tempo, não temos o costume de respondê-la e não entendemos o impacto positivo que uma pesquisa de satisfação pode vir a causar.
Essas pesquisas são de extrema importância para as empresas, pois são uma excelente forma de medir o quão os nossos clientes estão satisfeitos com as soluções propostas e com o atendimento fornecido. Estamos na era do relacionamento com o cliente, na qual devemos sempre tentar de alguma forma atender todas as necessidades e entregar a melhor experiência possível.
Muitas vezes os usuários não gostam de responder essas pesquisas pela forma que elas são propostas. Queremos agilidade, afinal, como já dizia a antiga expressão: tempo é dinheiro.
Ao invés de centralizar a pesquisa em apenas um lugar, podemos dar algumas opções para o cliente responder, seja por e-mail, por aplicativo, dentre outras. Dessa forma o cliente pode escolher qual a melhor opção para lidar com a pesquisa de satisfação sem perder muito tempo e de uma forma bem objetiva.
Estruturando a Pesquisa de Satisfação
A forma como estruturamos a pesquisa faz toda a diferença. Ela deve ser simples e objetiva, focando em um ponto específico para que não se torne cansativa para o usuário, caso contrário, não será possível conseguir um número bom de resultados.
Uma ótima forma de fazer é utilizando a opção de múltipla escolha, pois pela facilidade acaba atraindo um índice maior de aderência. É legal também poder ter uma opção onde o usuário possa expressar a sua opinião, porém, sem que esse campo seja obrigatório, assim apenas quando o cliente se sentir à vontade – e achar necessário – poderá preenchê-lo.
Na Neomind, ao automatizar a pesquisa de satisfação pelo Fusion Platform, conseguimos gerar indicadores para medir performance, qualidade, tempo de entrega, dentre diversos outros resultados. Para as organizações, esses resultados são importantes, pois a partir deles pode-se mapear pontos de melhoria não apenas no processo de atendimento em si, mas também para o próprio produto/serviço para que a cada dia aumente a excelência em nossas entregas e, consequentemente, em nossos resultados.
Concluindo
Utilizando as pesquisas de satisfação de forma correta é possível alavancar os resultados da empresa. Isso porque, uma vez que encontramos um problema com antecedência, conseguimos prever impactos futuros e realizar ajustes para que futuramente esses problemas não impactem negativamente o negócio.
Todas as empresas buscam sempre evoluir e pequenos detalhes podem fazer a diferença para se destacar. Um benefício a mais que uma empresa tenha pode ser um ponto importante na decisão de compra. Com os resultados gerados a partir dos indicadores podemos sempre estar um passo à frente, pois é possível trabalhar em cima dos gargalos encontrados.
Rogério Penna
maio 2, 2019Olá. Gostaria de saber mais qual a solução ideal para fazer uma pesquisa de satisfação através do BPM do Fusion.
Envia-se por email e quando o cliente envia de volta, o BPM captura?
Ou se coloca um link para a pesquisa no portal e o cliente responde no portal?
Neomind
maio 15, 2019Olá, Rogério! Tudo bem?
Podemos realizar a pesquisa de satisfação através do Fusion cadastrando uma atividade no final do processo onde o usuário que abriu a solicitação possa avaliar. Nessa atividade é possível inserir “Ações Rápidas” para que o usuário clique e automaticamente avance a pesquisa de satisfação.
Também podemos configurar para que o usuário receba e execute essa atividade por e-mai, para que não fique centralizado apenas acessando o Fusion. Caso você tenha interesse pode entrar em contato com o nosso Suporte para que possamos auxiliar você.
Karen Carvalho
junho 6, 2021Olá Paula,
Realmente muitas pessoas não sabem a real importância da pesquisa. Aliás, para os consumidores ela também é importante, pois eles fornecerão os gaps onde as empresas precisam melhorar, e assim receberão um atendimento/ serviço/ produto mais adequado às suas expectativas. A pesquisa de satisfação é boa para os dois lados! Por isso toda inovação em torno dela é super bem-vinda, como a plataforma Fusion que vocês oferecem! Muito show!
Um abraço!