A ISO 56002 é uma norma que estabelece diretrizes para a gestão da inovação. Essa inovação deve ser entendida como a capacidade que a empresa possui de criar algo novo e benéfico.
As novidades podem ser tanto no quesito de melhorias e aperfeiçoamentos, como algo revolucionário e que ainda não existe.
Nesse contexto, fica fácil entender porque a inovação é indispensável para que as empresas se mantenham competitivas em um mercado repleto de mudanças.
A automatização de processos é parte integrante para a gestão da inovação, sendo ferramenta que possibilita o cumprimento dos princípios da ISO 56002.
A relação entre esses dois itens é tão ambígua que as normas influenciam a forma como as organizações usam a automatização. E, a automatização possibilita que as estratégias e insumos da companhia sejam voltadas à criatividade e inovação.
Preparado para entender como essa relação entre ISO 56002 e automatização de processos acontece?
Do que se trata a ISO 56002?
A ISO 56002 foi criada em 2020 e é conhecida como a norma que se refere à Gestão da Inovação. Tem como objetivo fornecer diretrizes para o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria contínua de um sistema de gestão da inovação para uso em todas as organizações.
De maneira objetiva, ajuda as organizações a desenvolver e fortalecer a capacidade de inovação por meio de práticas e processos que estimulam a criatividade, colaboração e implementação de novas ideias.
Especificamente, a ISO 56002 se refere às diretrizes para implementar o sistema de gestão e é a única da família certificável via atestado de conformidade. O uso do número “2” indica que essa norma dita diretrizes, e não requisitos. Afinal, não existe um único caminho a ser trilhado.
Da mesma família de normas, a ISO 56000 trata de vocabulários e fundamentos, enquanto que a ISO 56003 auxilia as empresas através de ferramentas e métodos de inovação.
A norma 56004 trata do assessment; a 56005 das ferramentas e métodos para gestão da propriedade intelectual; a 56006 das ferramentas e métodos para gestão da inteligência estratégica; 56007 da gestão de ideias propriamente, 56008 das ferramentas e métodos para medir a performance do sistema de gestão; e, por fim, a norma 56009 é um guia prático para inovação.
Mesmo que nem todas estejam publicadas, essas normas são procuradas por empresas que visam ser referência em inovação.
Princípios da ISO 56002
Essa norma oportuniza que as empresas estruturem seus processos para inovar com foco na geração de resultados. A inovação é uma necessidade vital para o sucesso e evolução dos negócios.
No entanto, se não for bem planejada e estruturada, as ideias não são transformadas, logo, não contribuem para a empresa.
A norma se baseia em 8 princípios:
- Geração de valor: inovação deve gerar resultados tangíveis e mensuráveis;
- Direção estratégica: os projetos de inovação devem ter um direcionamento estratégico com base nos objetivos e propósitos da empresa;
- Abordagem por processos: definição de papéis, responsabilidades e recursos necessários para a inovação;
- Liderança com foco no futuro para gerenciar o engajamento das equipes nos processos de inovação;
- Adaptabilidade e resiliência: é a tratativa às constantes transformações e mudanças do mercado;
- Cultura colaborativa: foco na adaptação, empatia, colaboração e experimentação do sistema;
- Gerenciamento de incerteza: riscos devem ser vistos como oportunidades de crescimento e melhoria;
- Geração de insights: baseada na identificação de hipótese, criação e validação de conceitos, desenvolvimento da ideia e implementação da inovação. Indicadores devem ser avaliados para avançar ou recuar no desenvolvimento dessas ideias.
É interessante notar que essa ISO aborda que a inovação pode estar atrelada a um produto, serviço, processo, método, modelo, ou a combinação entre eles.
Porém, para ser entendida como uma inovação é preciso que haja novidade e agregação de valor. Caso contrário, será apenas uma invenção.
A certificação da ISO 56002
O processo de certificação é bastante simples, pode ser implementado em empresas de diferentes ramos, segmentos e portes.
A primeira fase da certificação é a realização de um assessment – estratégia de gestão de pessoas dentro das empresas. Essa avaliação proporciona entender qual é o nível de aderência da empresa em relação aos princípios da ISO.
O período de implementação é variável e depende do nível de complexidade e maturidade da empresa. Mas, geralmente dura de quatro a oito meses.
Os procedimentos são simples, mas exigem conhecimento técnico sobre inovação e sobre as normas da ISO.
Assim que executar todos os itens normativos a empresa passará por uma auditoria do órgão certificador. Caso aprovada, recebe o atestado de conformidade.
Com isso, é só gerar um grande volume de ideias que possam se tornar inovações, e manter o acompanhamento de indicadores para ter sucesso no sistema de gestão de inovação.
Vale lembrar que essa certificação não é vitalícia, a cada período de tempo a companhia é novamente analisada para que o certificado seja renovado.
Como uma Plataforma de Gestão Integrada contribui com a ISO 56002?
A ISO 56002 encoraja e impulsiona as companhias a adotarem tecnologias avançadas para melhorar o desempenho e oportunizar as inovações.
Uma das ferramentas é o Fusion Platform, uma Plataforma de Gestão Integrada que viabiliza o gerenciamento de processos, documentos e indicadores.
Na gestão dos processos, por exemplo, há simplificação e otimização das operações, facilitando a introdução de novos produtos, serviços ou práticas.
Além disso, o módulo de BPMS permite automatizar os processos para que as tarefas sejam executadas com menos intervenção humana.
Ao reduzir as atividades burocráticas, os colaboradores podem focar em atividades estratégicas e mais inovadoras. Ou seja, vai de encontro com os aspectos da ISO 56002 na promoção eficaz de ideias que podem gerar inovações.
Ao contar com uma plataforma para gerenciamento dos processos, as informações são centralizadas, favorecendo a identificação e avaliação de oportunidades de inovação nos mais diversos aspectos do negócio.
Para que a automatização aconteça é necessário mapear e padronizar os processos, definindo fluxo de atividade, papéis, responsáveis, entre outros. E isso, está alinhado aos princípios da ISO 56002.
Outro ponto é o gerenciamento de incerteza, no módulo de Gestão de Risco, é possível acompanhar detalhadamente os níveis de complexidade de cada risco e as tarefas atreladas. No Fusion você também pode elaborar planos de ação para tratar e reduzir os impactos das ameaças.
Pelas informações estarem centralizadas e os processos serem padronizados, é muito mais rápido e prático fazer mudanças e adaptações condizentes ao mercado.
Na Central Analytics é possível monitorar os indicadores, acelerando a decisão sobre quais projetos de inovação devem ser priorizados.
Tanto a ISO como o Fusion Platform focam na melhoria contínua e na evolução de produtos e serviços que possam atender as necessidades da organização em prol de alavancar suas inovações.
Quais são os benefícios de implementar a ISO 56002?
Indiscutivelmente a maior vantagem do processo de implementação da ISO 56002 é se tornar referência em inovação na sua área, transformando ideias em resultados.
Não é raro encontrar histórias de empresas que tiveram ótimas ideias, mas que foram perdidas pela falta de processos e estrutura.
Nesse sentido, adotar a ISO 56002 é uma forma de ter direcionamento estratégico com foco na inovação. Seus benefícios compreendem:
- aumento do crescimento, receita, rentabilidade e competitividade;
- capacidade de gerenciar incertezas;
- redução de custos e desperdícios;
- aumento da produtividade e uso adequado de recursos;
- maior sustentabilidade e resiliência;
- colaboradores e equipes engajadas e capacitadas;
- maior satisfação das partes interessadas;
- reputação e valorização da organização;
- conformidade com regulamentos e requisitos relevantes.
Mesmo sendo recente, a ISO 56002 é uma grande tendência que deve ser adotada por inúmeras empresas ao longo do tempo.
Adotar ferramentas que possibilitam a gestão eficaz e duradoura da inovação é a base para cumprir as diretrizes e manter a certificação ISO. Por isso, a Neomind oportuniza que você possa experimentar o Fusion Platform dentro da sua empresa e da sua realidade.
Gerencie, controle e coordene diferentes aspectos das suas operações e processos de inovação em um só lugar. Adote o Fusion Platform como principal aliado para implementar e garantir conformidade às normas da ISO 56002.