Agronegócio, também chamado de agrobusiness, se refere ao termo utilizado para técnicas, serviços, equipamentos, produção agrícola e pecuária, incluindo todos os seus contextos socioespaciais. No Brasil a área é responsável por grande parte da economia.
Para se ter uma ideia, nos últimos anos o agronegócio representou cerca de 21% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) e por cerca da metade de todos os produtos exportados pelo país. Além do contexto econômico, o agronegócio possui um papel fundamental para a alimentação da população mundial, seja através de alimentos in natura, quanto processados e ultraprocessados.
Esse aspecto traz preocupações e dúvidas para pesquisadores da área que contestam se a produção agrícola e pecuária será suficiente para alimentar a população mundial em um futuro próximo. Isso porque estima-se um aumento de 20% da população mundial em cerca de 30 anos, chegando entre 9 bilhões de habitantes.
E para este futuro próximo o Brasil apresenta grandes chances de se destacar, já que é um dos poucos países com capacidade de expansão de zonas de cultivo sem a prejudicialidade do meio ambiente e áreas de preservação. Porém, para encontrar um crescimento equilibrado e vantajoso em todos os aspectos, 3 pilares devem ser seguidos, redução dos custos de produção, maximização de lucros e aumento de produtividade.
Na busca destes pilares está a transformação digital
Quando falamos em agronegócio, muitas vezes nos referimos aos muitos negócios com dimensões imensas, contendo fatores climáticos, geográficos e sanitários, e passando por controle de parasitas, pestes entre outros. Desse modo, necessitando um controle total de todos os aspectos para terem resultados positivos.
Boa parte desse controle é praticamente impossível de ser realizado pelo homem. É justamente a transformação digital que vem para ajudar. Em busca dos três pilares do agronegócio a transformação digital mostra que possui uma grande importância para o setor, com softwares que buscam o auxílio na leitura de dados, extração de relatórios, administração e gerenciamento de atividades.
Soluções de gestão, que muitas das vezes são vistas como opções administrativas em grandes corporações do meio urbano, devem estar presentes também em um negócio agrícola, pois não se deve deixar de apostar em elementos tecnológicos para a realização de uma gestão de sucesso que facilite e aumente a produtividade.
Conheça mais sobre a transformação digital no agronegócio baixando nosso e-book: Agronegócio 4.0
Exemplos
Várias atividades podem ser gerenciadas por uma aplicação voltada à gestão do negócio, como a identificação de consumo e estoque de matérias-primas, gerenciamento de rotinas fiscais, gerenciamento de documentação, gestão de contratos e controle de dados relacionados a funcionários e maquinário, como a previsão de manutenção, criação de processos com rotinas e tarefas administrativas.
Justamente pelo fato de várias informações serem interligadas, é fundamental que haja um cruzamento direto de dados para análises profundas e relatórios completos e detalhados. Isso possibilitará uma visão panorâmica do negócio em todos os sentidos, com dados e informações que contribuem para o gerenciamento total da empresa.
Soluções de gestão também auxiliam em uma das áreas mais importantes para uma organização: o departamento pessoal. Tanto colaboradores e clientes, como fornecedores, devem ser gerenciados de uma maneira fácil e prática.
Em aplicações completas, o gerenciamento de pessoas é realizado com interação de usuários, passando pelo compartilhamento de papeladas e documentos, controle de horas, tarefas e atividades agendadas, até gerenciamento de folha salarial. E para se adaptar às mudanças, é importante que todas essas informações estejam na palma da mão, acessíveis de qualquer lugar e sem a necessidade de impressão, o que contribui não apenas para os cofres da indústria, mas também para o meio ambiente.
À lista acrescentamos que soluções de gestão trazem benefícios como:
- Controle de processos e métricas chave;
- Acompanhamento do fluxo de negócios e a eficiência da equipe;
- Centralização das informações;
- Acompanhamento de indicadores;
- Entre outros.
Além do que foi exemplificado até aqui, o agronegócio tem também a ganhar com as soluções de gestão no que diz respeito às:
- Gestão de processos
- Gestão de documentos
Gestão de processos
Com uma solução de BPM (Business Process Management – Gestão de Processos de Negócio), gestores conseguem acessar em tempo real todas as informações relevantes e os status das atividades de negócios. Ou seja, todos os dados importantes dos processos ficam disponíveis sempre que precisarem. Isso possibilita tomadas de decisão bem informadas e muito mais precisas.
Há softwares, como é o caso do Fusion Platform, que permitem que atividades pendentes, tarefas e solicitações sejam executadas de qualquer lugar (Fusion Mobile). Graças à essa funcionalidade, profissionais do agronegócio economizam tempo ao acessar todas as informações necessárias em aplicativos móveis e visualizá-las ou solucioná-las com apenas alguns cliques.
Uma ferramenta de gestão de processos é também importante para automatizar processos de validação. Permite ainda modelar, automatizar e gerenciar os processos a fim de obter benefícios em termos de compliance, rastreabilidade e eficiência operacional.
Para saber mais benefícios do BPM, acesse: O que é Gestão de Processos (BPM) e quais seus benefícios?
Gestão de documentos
Uma solução de ECM (Enterprise Content Managment – Gestão de Documentos) contribui para que todos sejam bem informados sobre procedimentos e que os mesmos sejam seguidos. Permite também localizar documentos essenciais com facilidade (como pedidos de compra e faturas de cobrança, por exemplo) de qualquer lugar com acesso à internet, com base em vários critérios, como localização por data de elaboração, de edição, metadados, entre outros.
A ferramenta permite igualmente que os esforços de colaboração entre a equipe sejam aprimorados para garantir que tudo funcione de modo mais eficiente possível. Não podemos esquecer ainda que sem a necessidade de armazenamento externo e de papel, além da redução da quantidade de tempo e esforço necessários para arquivar documentos, empresas do agronegócio reduzem custos e entram na era paperless.
Conheça melhor o ECM no artigo: O que a Gestão de Documentos faz pela sua empresa: da organização do fluxo de trabalho ao ambiente paperless.
Para saber mais
Podemos compreender um pouco sobre os benefícios e importâncias da transformação digital no agronegócio. A ferramenta Fusion Platform oferece funcionalidades completas para estas necessidades, tornando possível obter interações entre colaboradores, organização de documentos, processos, relatórios e integrações com outros sistemas. Em suma, é tudo que sua empresa necessita em um sistema de gestão.
Quer saber mais sobre como uma solução de gestão pode ajudar no agronegócio? Entre em contato conosco ou teste gratuitamente o Fusion -Platform.