Quando uma decisão precisa ser tomada na sua empresa, ela é feita às cegas ou embasadas em dados precisos? Se a sua realidade for a primeira opção, é hora de conhecer a cultura data-driven.
Não é nenhuma novidade o quanto os dados são importantes para as empresas. Com análise aprofundada, as informações obtidas são extremamente valiosas, capazes de gerar benefícios e vantagens competitivas.
Por isso, a cultura data-driven é tão relevante. Afinal, faz com que as decisões deixem de ser intuitivas e passem a ser apoiadas em informações confiáveis.
Dessa forma, o caminho a ser percorrido, as decisões estratégicas e o uso dos insumos estarão embasados em dados, e não feita às cegas.
Ao implementar essa cultura as empresas garantem maior produtividade, destinando os esforços aos objetivos definidos. Além disso, os esforços das equipes são interligados, com comunicação clara e objetiva.
Tome decisões baseando-se na análise de dados concretos. Saiba tudo sobre a cultura data-driven.
O que é a cultura data-driven?
A cultura data driven é uma filosofia onde as decisões são baseadas em dados coletados das mais diversas fontes. Em outras palavras, as movimentações e escolhas estratégicas de todos os níveis da organização são apoiadas em fatos confiáveis.
Relacionamento com clientes, número de vendas, análise de sites ou interações em redes sociais são ótimas fontes de dados.
A interpretação do que foi coletado é crucial para que a empresa obtenha sucesso e crescimento. O maior foco da cultura data-driven é entender que os dados são tão valiosos que serão o respaldo necessário para que as decisões sejam tomadas.
Para que você possa entender melhor essa metodologia, pense no seu streaming favorito. A grande maioria dos aplicativos – se não todos – usa a coleta e análise de dados para recomendar filmes, músicas, séries ou programas de TV com base nas preferências do usuário.
Toda informação obtida é analisada e usada para embasar as escolhas da empresa, desde a produção, até estratégias de vendas. Inclusive, proporciona a inclusão de novas formas de executar as atividades, como a automatização de processos.
Como desenvolver a cultura data-driven?
Para que uma empresa consiga obter todas as vantagens da cultura data-driven sua implementação deve ser bem estruturada.
As ações devem ser contínuas e contemplar todos os departamentos e colaboradores. Algumas etapas básicas estruturam a criação dessa cultura, sendo:
Mude a cultura interna
Antes mesmo de pensar especificamente na cultura voltada aos dados, é preciso considerar a cultura da empresa como um todo.
Uma cultura organizacional bem estruturada, com foco no trabalho colaborativo e em equipe é a chave para que as estratégias de análise de dados funcionem.
Por isso, analise o cenário atual e proporcione a criação de uma cultura de consciência que foque em dados para adotar as melhores estratégias para a companhia.
Estipule a abordagem para o uso dos dados
Os dados precisam ser coletados, analisados e colocados à disposição de todos os departamentos da companhia. Crie um plano para o uso adequado, em prol da eficiência da companhia.
Para saber quais informações buscar e como usar a análise de dados, entenda qual é a dúvida que precisa ser sanada. Quanto mais claras estiverem as informações, mais fácil será seu uso.
Realize treinamentos e dissemine o uso de dados
A filosofia da cultura de dados deve ser difundida em toda a empresa, em seus departamentos e níveis hierárquicos.
Os dados devem ser dispostos de maneira acessível para todos os colaboradores. Por isso, o treinamento é fundamental para que a cultura seja difundida e bem aceita pelos colaboradores.
Além disso, é fundamental demonstrar, de maneira prática, como a cultura data-driven traz benefícios, como a economia de tempo, diminuição de retrabalhos, e o quanto as informações estão acessíveis.
Implemente soluções tecnológicas
Diariamente uma quantidade absurda de dados são criados. Estima-se que entre 2021 e 2025 a criação de novos dados terá um crescimento anual de 23%. Ou seja, até o término desse período 175 zettabytes serão produzidos. Assim, é impensável coletar, armazenar, organizar e acessar os dados sem auxílio da tecnologia.
Para que a cultura data-driven seja efetiva, é necessário adotar soluções que façam todo o ciclo de processamento de dados de maneira automatizada e otimizada.
Além disso, esses dados precisam ser transformados em informações acessíveis de forma prática, rápida e até mesmo, em tempo real.
Boas tecnologias compreendem, Plataformas de Gestão Integrada, ERPs, Inteligência Artificial, RPA, ferramentas de inteligência de mercado e Big Data.
Cada solução tecnológica contribui de maneiras diferentes. As que são possíveis de personalizar, atendem demandas de cada setor da empresa especificamente.
A relação entre a cultura data-driven e a gestão de processos
De fato, empresas que adotam a cultura data-driven possuem maior clareza e eficiência em seus processos operacionais.
Isso acontece porque, com acesso aos dados, pontos falhos, como gargalos, são identificados e os padrões de desempenho facilmente entendidos. Em outras palavras, os processos são otimizados e simplificados.
As informações coletadas são capazes de garantir ganhos de desempenho e produtividade, justamente por oferecer à gestão dados concretos e mensuráveis.
Além disso, os riscos e incertezas são reduzidos. No caso de pontos falhos serem encontrados, medidas corretivas são rapidamente implementadas.
De fato, é possível afirmar que a cultura data-driven potencializa a otimização dos processos, oferecendo uma linguagem universal de comunicação, facilitando o alinhamento, colaboração e compreensão entre as partes envolvidas.
Também promove a capacitação e o desenvolvimento profissional com aprendizado e crescimento constante, somados a maior adaptabilidade.
Conferindo indicadores precisos, a empresa pode, por exemplo, avaliar os dados de venda e identificar produtos com baixa demanda, ou sazonalidades. Ou seja, favorece a gestão dos estoques, o sistema produtivo e o uso de recursos e insumos.
Pelos dados serem reais e fidedignos, a cultura data-driven promove a melhoria contínua dos processos.
É claro que para isso, é necessário monitoramento constante dos indicadores e métricas de desempenho. A companhia precisa avaliar seus resultados para identificar as ações que deram certo e onde ajustes e intervenções são necessários.
A relação entre a cultura data-driven e a gestão de processos é muito intrínseca e próxima. E, se torna ainda mais estreita quando uma Plataforma de Gestão Integrada, como o Fusion Platform, é implementada.
Fusion Platform na cultura data-driven
O Fusion Platform é uma solução desenvolvida pela Neomind que está em constante atualização para atender as demandas do mercado.
Possibilitando gerenciar processos, documentos e indicadores, a ferramenta é personalizável, intuitiva e possui integração com outras tecnologias.
Especificamente para a cultura data-driven, o Fusion Platform possui o Analytics: uma central de monitoramento de indicadores.
O Analytics é capaz de coletar, extrair e processar dados, transformando-os em informações precisas e organizadas apresentadas em relatórios estratégicos para a gestão.
Além disso, o acompanhamento de indicadores pode ser feito por dashboards com atualizações em tempo real. A ferramenta possui mobilidade, isso significa que as informações podem ser consultadas de qualquer lugar e a qualquer hora.
Dados, além de serem extremamente valiosos, são itens sensíveis que devem ser manipulados com total segurança.
Nesse ponto, o Fusion Platform possui rastreamento em relação a modificações e edições, facilitando a auditoria de todos os dados coletados e armazenados.
Além disso, é a sua empresa quem define e configura quais usuários podem ter acesso a esses dados.
A solução contribui com a melhoria contínua, disponibilizando recursos para que os processos possam ser automatizados. Unir o Fusion Platform e a cultura data-driven possibilita identificar e implementar ações eficazes, com base em evidências, que geram maior produtividade.
Integrar essa cultura à gestão de processos faz com que a empresa tome decisões mais informadas, garantindo vantagens competitivas e processos muito mais eficientes.
Que tal conferir, no seu negócio, como o uso dos dados potencializa o desempenho e o alcance dos objetivos e estratégia?
Experimente o Fusion Platform e conte com a tecnologia para implementar a cultura data-driven. Tome decisões baseadas em dados e impulsione o crescimento e a competitividade do seu negócio.