Uma cultura organizacional forte permite à empresa atingir seus objetivos e seguir em consonância com sua missão. Ela serve como um guia, referindo-se a todas as diferentes características e componentes de um negócio. Destina-se não apenas a diferenciar uma empresa de seus concorrentes, mas também melhorar a comunicação entre os membros da organização e demais stakeholders.
Para imergirmos neste tema, é importantíssimo compreender o real significado do conceito de Cultura Organizacional e qual a importância do alinhamento entre a Gestão de Processos (BPM) e a cultura corporativa.
O que é Cultura Organizacional?
Também conhecida por Cultura Corporativa, a Cultura Organizacional pode ser compreendida como um conjunto de normas, leis, valores e crenças compartilhadas pelos membros de uma determinada organização. Ela se manifesta nas políticas da empresa e afeta a experiência de quem interage com ela, como a experiência de compra de um cliente ou a colaboração de um fornecedor.
De certa forma, a cultura organizacional tem a ver com o estilo de vida geral da corporação. Na prática, podemos dizer que é a forma de como os valores da organização são disseminados, absorvidos e propagados pelos colaboradores para a sociedade como um todo.
Toda organização desenvolve e mantém uma cultura única, que fornece diretrizes e limites para o comportamento de seus membros. Isso significa que duas empresas podem desenvolver os mesmos produtos ou oferecer os mesmos serviços, e podem ter o mesmo público-alvo, mas jamais terão a mesma cultura.
Organizações que possuem uma forte cultura organizacional, além de atrair talentos são capazes também de ter uma alta taxa de retenção de colaboradores. Uma cultura voltada às pessoas, por exemplo, ajuda a melhorar o engajamento, proporciona uma experiência única aos funcionários e faz com que funcionários se sintam mais conectados.
Para você entender melhor, alguns elementos da cultura organizacional incluem:
- Visão, missão, valores e crenças;
- Políticas, métodos, normas e procedimentos;
- Incentivos e sistemas de recompensa;
- Tolerância ao risco (alta ou baixa);
- Código de ética e conduta;
- Ambiente de trabalho.
Qual a importância de associar Cultura Organizacional com a Gestão de Processos (BPM)?
Existem vários tipos de perfis de empresas: conservadoras, inovadoras, arrojadas etc. Em primeiro lugar, paradigmas deverão ser quebrados, pois na maioria das vezes as características, decisões, requisitos, metodologias etc., estão embasadas no perfil do próprio dono, diretor, e outros. Isso significa que para cada realidade deve-se evidenciar com dados concretos que é possível a mudança de cultura, gerenciando seus processos de negócios através de ferramentas de gestão, sem ferir os pilares e características vivenciadas no dia a dia.
Quando um processo está alinhado com a cultura organizacional, a implementação é facilitada e é bem provável que ele terá uma alta taxa de sucesso em comparação com processos que conflitam com a cultura da empresa. Além disso, o entendimento da cultura e seu relacionamento com a gestão de processos ajuda as organizações a identificar quais são relevantes e quais podem ser executados no futuro ou devem ser descartados.
A maneira como um funcionário enxerga seu papel em um processo – e sua função na empresa como um todo – pode ser considerado um aspecto fundamental da cultura organizacional. Por sua vez, a estrutura e os processos de uma empresa podem ser moldados pela cultura.
De um modo geral, uma cultura organizacional que incorpora o gerenciamento de processos possibilita que esses processos estejam alinhados com as estratégias corporativas, garantindo que os objetivos do negócio sejam atingidos. Adicionalmente, quando há este alinhamento, os processos tendem a atender às expectativas dos clientes e a respeitar o orçamento.
Concluindo
Temos que buscar a total compreensão da Cultura Organizacional da empresa visando sempre estabelecer a melhor forma de auxiliar e conduzir a implementação de uma ferramenta de BPM que potencializará seus resultados em todos os aspectos, financeiros, organizacionais, produtivos, técnicos, etc.
Para saber mais sobre Gestão de Processos, consulte nosso artigo Quer otimizar a execução de atividades da sua empresa? Conheça sobre Padronização de Processos, que descreve a metodologia de gestão para otimizar os processos, e também O que é Gestão de Processos (BPM) e quais seus benefícios?, que descreve diversos benefícios e características do BPM.