Sabe aquela velha história de “se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”? Pois é, se a frase já virou velha conhecida nossa com Alice no País das Maravilhas é porque ela tem um significado muito importante, especialmente no contexto empresarial.
Muitas vezes, como gestores, nos preocupamos tanto em apagar incêndios que desviamos nossa atenção para o que deveria ser nosso foco: direcionar nossas ações e estratégias para metas que farão o negócio alavancar. Por ser um assunto de extrema importância, convido você para uma conversa sobre Gestão de Metas e Estratégias.
Por que temos que falar sobre Gestão de Metas?
É na definição de metas que tudo começa, pois elas nada mais são do que afirmações sobre o futuro do seu negócio. Assim, quando você define onde sua empresa quer chegar, automaticamente você abre espaço para a definição de rotas, ou seja, de estratégias.
Para explicar melhor e para que você também entenda sobre Gestão de Metas, darei um exemplo. Vamos imaginar que uma meta para sua empresa seja a de “Aumentar o número de clientes nacionais do produto X, no segmento Y, em 15% em um período de 6 meses”. Nesse caso, perceba o quão específica é nossa Meta, pois é importantíssimo que ela seja o mais esmiuçada possível.
Com a Gestão de Metas será possível acompanhar a relação do previsto x realizado a fim de que a empresa não se depare com um resultado negativo no futuro. Para isso, a Gestão de Metas deve ocorrer em tempo real e estar transparente a todos os envolvidos, afinal, todos precisam saber para onde seus esforços devem ser direcionados.
Então, respondendo à pergunta deste tópico, falar sobre Gestão de Metas é abrir os olhos para a necessidade de acompanharmos de forma bem transparente o direcionamento de nossas ações. Além disso, o Gerenciamento de Metas permite que avaliemos constantemente se as estratégias que definimos estão trazendo bons frutos.
Como acompanhar as metas?
“O que não pode ser medido não pode ser gerenciado”, certo? A frase, dos autores da metodologia Balanced Scorecard (BSC), Robert Kaplan e David Norton, já mostra que para colocarmos em prática a Gestão de Metas precisaremos analisá-las. Para essa missão, trago o KPI, ou Key Performance Indicators (os Indicadores-Chave de Desempenho).
Como o nome sugere, um Indicador-Chave de Desempenho é uma medida adotada para analisarmos como uma estratégia está caminhando. Voltando à meta definida de “Aumentar o número de clientes nacionais do produto X, no segmento Y, em 15% em um período de 6 meses”, podemos pensar em indicadores como:
• Número de contatos com empresas do segmento Y realizados por semana
• Número de leads qualificados por semana do segmento Y
• Faturamento do produto X no segmento Y
Outra maneira de realizarmos a Gestão de Metas é com o OKR, acrônimo de Objectives and Key Results (em português Objetivos e Resultados-Chave). Basicamente, o objetivo (O) de um OKR é qualitativo e consiste na definição do que se deseja alcançar, enquanto os resultados-chave (KR) são quantitativos e consistem na forma de medir e indicar se o objetivo foi atingido (caso queira saber mais, recomendo este artigo).
Para que a meta que definimos seja atingida, estabelecemos que um dos objetivos da área de marketing (O) será o de melhorar o engajamento com leads do setor Y. Desse modo, os Key Results que acompanharemos serão:
• Disponibilizar X artigos por mês (KR1) e
• Apresentar X webinars por trimestre (KR2)
Observe que KPI e OKR nos ajudam na Gestão de Metas, uma vez que nos possibilitam um acompanhamento das estratégias estabelecidas.
Mais metodologias para Gestão de Metas
Como metas são importantíssimas, existem outras metodologias tão essenciais quanto indicadores e OKR para acompanhá-las. Começarei aqui com o Balanced Scorecard (BSC), ferramenta de gestão amplamente utilizada para acompanhamento de decisões estratégicas.
O BSC trabalha com 4 perspectivas:
• Perspectiva financeira: Quais metas financeiras afetarão nossa organização?
• Perspectiva dos clientes: O que é importante para nossos clientes que afetará nossa situação financeira?
• Perspectiva de processos internos: O que precisamos fazer bem internamente para atingir as metas de nossos clientes e que impactará nossa situação financeira?
• Perspectiva de aprendizagem & crescimento: Quais habilidades e capacidades precisamos ter em nossa organização para executar o processo que deixaria nossos clientes satisfeitos e que, por consequência, afetaria nossa situação financeira?
Perceba que no BSC existe uma estrutura que se conecta. Essa estrutura é essencial para que gestores consigam melhor alocar seus recursos de modo que cada área contribua para o cumprimento de objetivos estratégicos.
Sobre Gestão de Metas temos ainda a metodologia GDP, ou Gestão pelas Diretrizes. Pelo método GDP, a alta administração formula e comunica a meta da empresa para que cada área e seus colaboradores desenvolvam os objetivos a serem atingidos. Além de garantir o envolvimento de toda a empresa, o GDP garante que haja um desdobramento de metas no sentido vertical.
Por fim, outra metodologia muito importante na Gestão de Metas é o PDCA:
• Plan (Planejar): planejamento de metas e objetivos;
• Do (Fazer): colocar em prática o que foi planejado;
• Check (Checar): Identificar gaps e comparar o previsto com o realizado;
• Act (Agir): assim que for detectada que a organização está caminhando em uma direção oposta à meta, é essencial partir para a ação, muitas vezes desenhando novas estratégias.
Para saber mais sobre estas e outras metodologias de gestão, inscreva-se em nosso webinar sobre o tema:
Dica final: Gestão de Metas e Estratégias de forma automatizada
Aqui procurei dar uma pincelada de como ocorre a Gestão de Metas e Estratégias na prática. Como você viu, o assunto é recheado de detalhes que não podem ser descuidados, pois qualquer alteração no desempenho da sua empresa pode indicar um trabalho redobrado no futuro para colocar tudo nos eixos.
A Gestão de Metas deve ser o mais transparente possível e seu acompanhamento deve ser em tempo real. A fim de cumprir com essas duas premissas e trazer colaboração ao processo, o mais indicado é contar com uma ferramenta que implante a Gestão de Metas e Estratégias de forma completa e que aumente a produtividade de todos.
O Fusion Platform, software desenvolvido pela Neomind, tem um módulo exclusivo para lidar com Gestão de Metas e Estratégias. Ao utilizar o sistema sua empresa trabalhará com metodologias de gestão como OKR, BSC, entre outras, e terá maior colaboração e transparência, além de ter agilidade na troca de informação.
Caso queira saber mais, convido você a acessar nosso site e experimentar a ferramenta agora mesmo. Também me coloco à disposição para tirar suas dúvidas e conversar mais a respeito da importância da Gestão de Metas.
Quer saber mais sobre o assunto? Ouça nosso podcast sobre Metodologias de gestão: quais são e como aplicá-las na sua empresa: