Todo negócio está suscetível a vulnerabilidades, por mais que seu produto ou serviço seja reconhecido positivamente pelo mercado. Podem ocorrer fatores, internos ou externos, que geram possíveis ameaças à saúde da organização. Por isso, estar preparado para essas situações adversas é a melhor maneira de diminuir seus impactos. Quer saber como? Com a Gestão de Risco!
O que é Gestão de Risco?
A Gestão de Risco é um conjunto de análises realizadas para poder identificar oportunidades de melhorias e reduzir perdas dentro das organizações. Segundo a norma ISO 31000, que é a referência para Gestão de Risco, esta é uma estratégia que tem objetivo de controlar possíveis situações, considerando o risco, efeito de incertezas, trabalhando de maneira preventiva para trazer resultados positivos para todas as áreas.
E quais são os riscos?
Os riscos são eventos que possuem uma causa e mostram as consequências, não abrangendo uma visão negativa, e sim, como oportunidades de melhoria. Ou seja, o gerenciamento de risco é fundamental dentro da empresa. É muito importante identificar antecipadamente os possíveis problemas para possibilitar um viés positivo à solução do evento.
Nesse sentido, o risco é composto por três elementos principais:
- Evento: o que acontece;
- Consequência: o que são gerados a partir do evento;
- Causa: as situações que permitiram que o evento acontecesse.
Dentro desse contexto, para detalhar um pouco mais, por meio da ISO 31000, existe as etapas analíticas para gerenciar o risco, que são:
- Identificação do risco;
- Análise do risco;
- Avaliação do risco;
- Tratamento do risco;
- Verificação da eficácia daquelas ações.
Fazendo assim, o ciclo PDCA, que é um método gerencial para a promoção da melhoria contínua dentro dos processos na organização.
Para você se aprofundar e entender mais, separamos dois exemplos da Gestão de Riscos na prática :
Exemplo 1:
A Empresa de segmento têxtil, está passando por um processo de gestão eletrônica de documentos, que vai cuidar de todo ciclo de vida dos documentos dos colaboradores. Em meio aos arquivos guardados, foram encontrados recibos de férias sem assinatura.
- Evento: descoberta de documentos confidenciais sem assinatura;
- Consequência (risco): receber uma não conformidade em auditorias e até um processo judicial;
- Causa: tornar a gestão de documentos digital.
Este risco está relacionado à oportunidade, se a organização não tivesse fazendo a gestão dos documentos e digitalizando tudo para se tornar eletrônico, não teria encontrado as folhas de férias sem assinatura. Embora pareça simples, as consequências deste evento geram a falta de controle em saber quando o colaborador saiu efetivamente de férias, e até a problemas jurídicos, como uma ação judicial. Neste caso, uma possível solução para este risco, é a adoção de ferramentas como assinatura eletrônica e automação desta atividade.
Exemplo 2:
Um supermercado de grande porte, tem armazenado em seu estoque produtos já comprados para revenda, e o ar condicionado está com vazamento em cima de alguns produtos.
- Evento: ar condicionado quebrado;
- Consequência (risco): perder os produtos de reposição, gerando falta de estoque;
- Causa: manutenção no ar condicionado periódico.
Observe que existe um risco relacionado a uma oportunidade de melhoria. Como não fizeram a manutenção periódica, isso prejudicou o estoque do supermercado, causando avarias e prejuízos financeiros, uma vez que, poderá haver falta de produtos na gôndola.
Qual é a importância da Gestão de Risco?
Como já dito é de extrema importância ter uma Gestão de Risco. Quando a empresa antecipa seus possíveis problemas ao adotar a Gestão de Risco, tem inúmeros ganhos, afinal esta prática, tanto identifica a oportunidade, quanto meios para evitar ou mitigar as perdas.
Nos dias de hoje, monitorar a performance, riscos e conformidade é indicador de desempenho da empresa, ou seja, se por algum motivo não for feita a gestão de risco em determinada situação, haverá mais retrabalhos e perdas, muitas vezes financeiras. Poder gerenciar os riscos e observar, planejar e executar uma nova oportunidade de melhoria fará com que a organização tenha um processo bem definido, reduzindo custos e ganhando produtividade.
Saiba alguns dos benefícios obtidos ao aplicar a Gestão de Risco:
Satisfação dos clientes
Empresas com gerenciamento de risco eficaz, possuem uma equipe de alta performance que pensa na segurança e na satisfação do seu cliente.
Segurança na gestão de Compliance
Dentro da organização quando se tem uma área de compliance ela é a mais aliada a Gestão de Riscos, pois, mensura se todas as regras exigidas estão dentro do que é esperado. Desse modo, evita-se o retrabalho nos processos internos e o controle do risco colabora para que a empresa não seja multada ou sofra algum tipo de punição judicial.
Aumento de produtividade
Quando a organização tem regras definidas ela consegue antecipar os possíveis problemas, podendo assegurar aos colaboradores mais produtividade, mais eficiência e mais agilidade. Quando os processos estão definidos é possível visualizar os riscos e analisar a oportunidade de melhoria.
Redução de custo
Podemos afirmar que quanto mais a organização conseguir reduzir o custo, antecipando e direcionando a perda para algo positivo, evita-se a ocorrência de multas e ações judiciais. Garantindo não apenas a qualidade em todos os processos e operações, mas proporcionando um ambiente muito mais seguro e produtivo.
ISO 31000, qual seu papel na Gestão de Risco?
A ISO 31000, é a referência para as organizações na Gestão do Risco. A ISO é uma organização que certifica a qualidade dos processos nas empresas. A norma não diz como fazer, e sim, como tem que ser feita a Gestão de Risco, já que varia para cada organização. Por isso, ter estabelecido essa gestão é algo que vai garantir que a companhia esteja de acordo com os padrões exigidos pela ótica da ISO e mostrará ao mercado e clientes o quanto sua empresa preza pelas oportunidades de melhorias.
Conclusão
Podemos entender que toda a empresa que consegue efetivar a Gestão de Risco terá seu negócio mais confiante e mais seguro. Reforçamos que é preciso antecipar as ameaças, identificando consequências negativas, para poder enxergar oportunidades de melhorias.
Em meio a era da transformação digital, é imprescindível utilizar ferramentas que possam te auxiliar a melhorar seus processos, tendo maior eficiência e podendo usufruir de todos os benefícios que a Gestão de Risco possui, garantindo, inclusive, certificações que a ISO exige.
O Fusion Platform proporciona o gerenciamento e automação dos processos da sua empresa, contribuindo para maior organização dos documentos, eficácia nos processos, auxiliando na Gestão de Risco com indicadores precisos de performance, incentivando constantemente a melhoria contínua. Experimente a plataforma gratuitamente por 15 dias.
Sem dúvida, implantar a Gestão de Risco traz a possibilidade de inovar e criar diversos diferenciais competitivos para as organizações.