Gestão de Processos ou Gestão por Processos? Entenda as diferenças
Apesar de parecer a mesma coisa, a Gestão DE processos se difere da Gestão POR processos. Estas duas junções ainda são temas que causam diversas discussões.
Afinal, tratam-se de dois modelos de gestão que se completam. Porém, trazem consigo conceitos e diretrizes que fazem toda diferença em suas aplicações.
Quando tratamos de modelo de gestão, ao buscarmos conteúdo dentro da literatura somos remetidos a seguir com o modelo de gestão DE processos.
No entanto, ao realizarmos consultas e pesquisas de referências dentro das organizações modernas, já há a utilização da gestão POR processos.
Como resultado, acaba que esta falta de definição faz com que tenhamos ainda mais dúvidas.
Para esclarecer a questão de uma vez por todas, saiba a diferença entre a Gestão DE Processos e a Gestão POR Processos. Assim como, as características de cada termo e como cada pode se encaixar na sua empresa. Acompanhe:
Primeiro, o que é a Gestão de Processos?
Processos sempre estiveram presentes nas organizações e em qualquer tipo de negócio. Seja para a compra de materiais, admissão de um colaborador, no recebimento e pagamento de contas, entre outros.
Mas, o que são processos? Segundo o Business Dictionary, um processo é uma sequência de procedimentos interdependentes e vinculados. Neste sentido, em cada estágio, consomem um ou mais recursos (tempo do funcionário, energia, máquinas, dinheiro) para converter entradas (dados, materiais, peças, etc.) em saídas.
Assim, as saídas servem como entradas para o próximo estágio até que uma meta conhecida ou resultado final seja atingido.
Na prática, basta pensar como ocorre dentro da sua empresa. Quando um produto é finalizado, não é necessário iniciar um novo processo para compra de insumos para novas produções?
De forma resumida, o conjunto de atividades dentro da empresa pode ser considerado um ou parte de um processo.
Até algumas décadas, as atividades aconteciam sem o auxílio de uma metodologia específica. Foi aí que surgiu a Gestão de Processos, que no mundo corporativo é conhecida como Business Process Management (BPM).
E a Gestão por Processos?
Enquanto a Gestão de Processos é utilizada para representar a metodologia e as ações específicas conhecidas na área, a Gestão por Processos visa à integração de todas as áreas baseadas em processos. Neste sentido, estrutura e integra os processos funcionais dentro das organizações.
Empresas tradicionais se desenvolveram fundamentadas na cultura de gerenciar processos e atividades em cada departamento. Já as que são orientadas a processos, as que aplicam a Gestão por Processos, buscam usar sistemas de gestão para gerenciar tudo que envolve a empresa e seus setores.
Desta forma, isso faz com que o gerenciamento se torne mais amplo e sistêmico, com menor interferência de gestores departamentais. Assim, objetivo principal é o de otimizar a performance da organização.
Afinal, a gestão por processos busca integrar todos os processos da empresa tendo como resultado final um objetivo em comum. Desse modo, os processos são conduzidos de maneira mais organizada e gerenciada favorecendo toda a companhia, e não apenas um departamento ou setor específico.
Neste sentido, a gestão por processo proporciona uma visão holística da empresa, sendo mais eficaz para a tomada de decisão. Além disso, é mais fácil identificar gargalos, e as equipes e setores são mais integrados e colaborativos.
Resumindo: quais são as diferenças?
Basicamente, uma empresa que faz gestão de processos tem suas tarefas e atividades mapeadas e monitoradas com total controle. Desta forma, sabem que todos os processos irão ocorrer conforme o planejado e a descrição de execução.
Quando se adota a gestão por processos possui conectividade entre os processos, favorecendo uma visão ampla e completa da organização. Neste sentido, as atividades são integradas e o resultado advém do esforço de um todo correlato.
De fato, empresas que atuam com a gestão por processos estão mais focadas em desenvolver suas atividades com o intuito de garantir a satisfação dos clientes.
Com a cultura de uma empresa orientada a processos, tomadas de decisões, gestão de colaboradores, envio e visualização de documentos e interação entre equipes passam a ser atividades integradas, melhorando a produtividade de modo geral.
Além disso, ocorre o alinhamento da estratégia para o desenvolvimento do produto ou serviço para o cliente. Neste momento, ter indicadores disponíveis para tomadas de decisão se torna algo essencial.
Indiscutivelmente a gestão por processos é muito vantajosa para as empresas. No entanto, sua aplicação requer que a gestão esteja voltada a analisar a cadeia de valor por completo. Focando para que as atividades e processos estejam voltados para criar valor ao cliente.
O sistema de BPM no contexto
A Transformação Digital é um grande aliado às empresas que procuram gerenciar seus processos. Afinal, proporcionam ferramentas capazes de automatizar e otimizar as atividades rotineiras, facilitando a execução e a comunicação interna.
Neste sentido, os softwares são fundamentais tanto para a gestão de processos como a gestão por processos.
Apesar de cada termo contar com um objetivo específico, ambos representam, de modo geral, conceitos como a melhoria contínua, processos claros e simples, organização de setores e mais assertividade na tomada de decisão em qualquer tipo de organização.
Neste sentido, a Neomind desenvolveu o módulo de BPM, o qual realiza integração e o gerenciamento POR processos estruturados. Desta forma, proporciona eficácia e agilidade nas respostas, potencializando os resultados da empresa, com maior transparência e colaboração dos envolvidos.
De fato, o Fusion Platform possibilita as empresas reduzir os erros nos processos e automatizar atividades repetitivas e manuais. Além disso, proporciona melhora no desempenho, alta performance, viabilizando maior competitividade e assertividade ao negócio.
O intuito em adotar um software BPM é a praticidade para exercer as atividades. Por isso, o Fusion Platform da Neomind é uma ferramenta low-code, totalmente adaptável às suas demandas, e amigável ao usuário.
Quer saber como a gestão de e/ou por processos acontece na prática? Experimente o Fusion Platform gratuitamente, ou converse com nossos consultores.
Seja buscando uma gestão de processos, ou gestão por processos, a Neomind é parceira do seu negócio.
Sua empresa realiza a gestão por ou de processos? Conte para nós como está sendo a sua experiência. Ou, se ficou com alguma dúvida, nos escreva nos comentários. Prontamente iremos te ajudar.
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Referências
Administradores, Baguete, Blog Intellisights,</r-processos-nao-sobrevive-sem-visao-sistemica”> FNQ, PPQ e SOL7
RITA COUTO ROTH
novembro 27, 2020GOSTEI MUITO. GRATA!
Neomind
novembro 30, 2020Ficamos felizes que tenha gostado de nosso conteúdo Rita!