GRC é um acrônimo formado pela Governança, Risco e Compliance ou Conformidade. Apesar de ser uma pequena sigla, é o alicerce para que as empresas realizem suas operações seguindo os trâmites regulatórios.
Como base fundamental para as organizações, engloba práticas, políticas e procedimentos para assegurar conformidade, mitigar riscos e garantir a ética em todos os níveis da empresa.
É inegável o quanto esse pilar é essencial para o cenário empresarial atual, que é tão desafiante.
O GRC melhora a visibilidade e o entendimento do risco, alinha os esforços às prioridades empresariais e garante acesso e otimização das informações para que as decisões sejam rápidas e assertivas.
Nesse sentido, a tecnologia é uma solução inovadora capaz de facilitar a implementação e auxiliar na tratativa das demandas, mudanças e dinâmicas do mercado. Ao somar as duas estratégias há simplificação e otimização na execução dos processos.
Entenda agora o que é GRC, sua importância, e como, aliada às tecnologias, fortalece as empresas para enfrentar desafios com precisão e integração.
O que é GRC?
Governança, Risco e Conformidade, o GRC, é um sistema usado para unificar e alinhar sua abordagem quanto ao gerenciamento de riscos e conformidade regulatória.
Considerar essa prática proporciona às empresas melhorar seu desempenho, alinhando as atividades às metas de negócio. Isso, ao mesmo tempo que gerencia os riscos e atende as regulamentações aplicáveis.
De maneira didática, o GRC é “um conjunto integrado de capacidades que permite à organização atingir objetivos de forma confiável, atuar perante as incertezas e agir com integridade”.
As estratégias de GRC são compostas por:
- Governança: se refere à gestão de processos, estruturas e políticas para garantir que as atividades da organização estão alinhadas no apoio e promoção das metas e dos objetivos da organização. A governança envolve como os diretores e demais executivos recolhem dados, tomam decisões, e se comunicam com outras partes envolvidas.
- Risco: envolve identificar, avaliar e controlar as ameaças e riscos para organização. Há uma imensa variedade de riscos, internos e externos, enfrentados pelas companhias. A sua gestão depende de avaliações, auditorias internas e identificação de áreas críticas ou incertas.
- Conformidade: visa garantir que as atividades operem de forma alinhada às leis e regulamentos. Essas regras se referem às leis governamentais, como LGPD e sustentabilidade. E, também, às próprias políticas e procedimentos estabelecidos internamente.
De maneira geral, o GRC incentiva as empresas a centralizar seus dados e informações garantindo que as inconstâncias sejam resolvidas sem afetar os processos.
Quais são os tipos de risco?
De certo modo, o GRC está direto ou indiretamente relacionado aos possíveis riscos que a companhia pode enfrentar.
Se as mudanças nos processos podem ocasionar riscos, mantê-los sem melhoria ou inovação também é uma questão delicada.
Como comentamos, existe uma infinidade de possíveis ameaças que são enfrentadas diariamente pelas empresas. Alguns tipos de riscos podem ser apontados como:
Estratégicos: todos que afetam as estratégias de negócio;
Operacional: os que podem interromper, alterar ou afetar as operações e processos;
Tecnológicos: envolve todos os componentes conectados, incluindo falhas em aplicações, bancos de dados, ataques cibernéticos ou à infraestrutura;
Dados: roubos ou corrupção de dados, e, qualquer risco que envolve o vazamento de dados confidenciais.
Além disso, empresas podem sofrer perdas financeiras devido à falta de proteção e confiabilidade. E, isso não envolve apenas as políticas internas. É preciso garantir que todos os parceiros, clientes e fornecedores tenham boas postura para não afetar a reputação da organização.
Há também o risco de conformidade, este ocorre especificamente quando a não conformidade afeta o cumprimento das leis e regulamentações.
Será que minha empresa precisa de GRC?
Empresas de todos os tamanhos e setores, que desejam se manter e crescer de maneira sustentável no cenário atual, precisam implementar o GRC.
Um GRC eficiente é capaz de atribuir alto nível de transparência, responsabilidade e desempenho. E, possibilita adequação fácil aos regulamentos e suas constantes mudanças.
Quando bem implementado, garante visão ampla e holística de toda a companhia. Além de compartilhar informações para definição de políticas para o cumprimento de regulamentos.
Como benefícios a implementação da GRC proporciona:
- Decisão orientada por dados reais e concisos;
- Operações responsáveis aos valores éticos;
- Melhoria em todos os quesitos de segurança, sobretudo a cibernética;
- Redução de custos e duplicação de atividades;
- Acesso rápido e facilitado às informações;
- Comunicação transparente e assertiva;
- Maior adaptação às mudanças do mercado ou novas regulamentações;
- Vantagem competitiva ao possuir um plano de contenção de riscos.
O GRC como estratégia, exige que a empresa padronize seus processos para que as atividades sejam executadas sempre da mesma e da melhor forma. Essa prática possibilita que as atividades sejam automatizadas, assim como, que atividades repetitivas e redundantes sejam eliminadas.
O uso da tecnologia para a gestão da governança, risco e compliance
Quando a GRC é bem estruturada e organizada, impulsiona o crescimento da organização. E, contar com uma Plataforma de Gestão Integrada potencializa, ainda mais, o sucesso do empreendimento.
A tecnologia é uma espécie de braço de apoio, e que precisa estar integrada às demais ferramentas e processos que formam a estrutura da organização. De modo que, todos os padrões e práticas se tornam parte da cultura dos negócios.
Além disso, não deve possuir uma estrutura complexa. Mas, possibilitar a centralização das informações, reduzindo o risco de duplicações ou retrabalho.
Dados centralizados são facilmente acessados, inclusive de maneira remota, garantindo o monitoramento constante das conformidades.
Por ser uma Plataforma de Gestão Integrada, o Fusion é capaz de gerenciar políticas, avaliar riscos, controlar o acesso às informações, e garantir o rastreio para auditorias.
Como está integrado às outras soluções da companhia, potencializa que as atualizações às mudanças regulatórias aconteçam de forma rápida e prática.
Em relação especificamente à segurança, o Fusion permite conceder, ou não acesso, às informações.
Além disso, a solução conta com um módulo específico para a Gestão de Risco, possibilitando identificar e classificar cada ameaça.
Na própria ferramenta é possível criar um plano de ação para conter ou lidar com cada item que é visto como uma ameaça à companhia.
Tendo como foco a Gestão de Processos, Documentos e Indicadores, a solução da Neomind favorece e agiliza as auditorias internas, comparando a performance real aos objetivos de GRC traçados.
Gerencie seus riscos, garanta a conformidade e aperfeiçoe sua governança. Não sofra com as mudanças nos regulamentos e no mercado, experimente o Fusion Platform e potencialize o sucesso e crescimento do seu negócio.