No dia a dia das organizações, a avaliação do desempenho de um investimento, mais conhecido pelo termo em inglês Return on Investiment (ROI), é uma métrica que não pode ser ignorada. Em tempos de crise, esta avaliação se torna ainda mais importante, pois as margens para erros devem ser ainda menores, principalmente quando tratamos de investimentos destinados à implantação de processos que sustentem a Governança Corporativa.
Neste contexto, as organizações devem focar em processos que estejam alinhados aos objetivos estratégicos e que tragam um diferencial competitivo frente à concorrência. É preciso focar em uma melhor taxa de retorno e estar atento a não selecionar processos que tenham apenas um fim em si mesmo, cientes de que o que não traz retorno gera custos.
Mas, como equacionar a eficácia na identificação destes processos primordiais dentre tantas outras necessidades?
Primeiramente, devemos estar fundamentados pela Cadeia de Valor, conceito apresentado por Michel Porter, em 1985. Este conceito foca na análise de atividades específicas por meio das quais as organizações geram valor e vantagem competitiva, determinando os custos e afetando os lucros.
Por meio da estruturação hierárquica dos processos com a Cadeia de Valor, aliada à Arquitetura de Processos, identificaremos como os objetivos estratégicos da organização estão conectados aos trabalhos realizados pelos colaboradores e como estes podem ser otimizados, representando assim, menos custos e mais valor agregado.
A Arquitetura de Processos é um fator decisivo no mapeamento dos processos de negócio da organização. Isso porque, ela especifica de maneira ampla a estrutura geral de um sistema de processos. Assim, a visão consolidada que a Arquitetura de Processos proporciona permitirá ao gestor definir uma agenda de mudanças, priorizando os processos mais relevantes.
Para a implementação destes processos, uma ferramenta de ECM será ideal para ter um ambiente que possibilite ciclos de desenvolvimento mais curtos, com fases bem definidas, em um programa que paute pela constante medição dos resultados e da melhoria continua, garantindo assim, o melhor ROI possível.
Experimente o Fusion Platform da Neomind, uma plataforma de soluções que integra a Gestão de Processos (BPM), a Gestão de Documentos (ECM), Capture, Portal e Analytics, permitindo interação com funcionários, clientes, fornecedores e qualquer outra pessoa de forma simplificada e integrada.