A Indústria 4.0 é uma rede inteligente capaz de integrar horizontal e verticalmente pessoas, objetos e sistemas, potencializando a geração de valor na cadeia produtiva. Trata-se de um ambiente no qual folhas de papel tornaram-se obsoletas (ambiente paperless) e tudo é feito de forma automatizada ou digital, com dispositivos e máquinas conectados para criar redes inteligentes que controlam a si mesmas.
Para alcançar esse propósito, a Indústria 4.0 engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação aplicadas aos processos de manufatura. A partir de Sistemas Cyber-Físicos e Internet das Coisas os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis.
Quais os ganhos da Indústria 4.0?
Essa revolução possui o potencial de aumentar os níveis globais de rendimento e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Com a indústria 4.0 o esperado é que o impacto na produtividade industrial seja comparável ao que foi proporcionado pela internet em outros campos, como no comércio eletrônico, nas comunicações e nas transações bancárias.
Alguns impactos da Indústria 4.0 são:
- Redução de custos de manutenção de equipamentos,
- Redução do consumo de energia e
- Aumento da eficiência de trabalho.
Tecnologias da Indústria 4.0
Segundo relatório do BCG (Boston Consulting Group), são nove as principais tecnologias da Indústria 4.0, sendo que todas são determinantes da produtividade e crescimento das indústrias:
- Robôs automatizados: além das funções atuais, futuramente, serão capazes de interagir com outras máquinas e com os humanos, tornando-se mais flexíveis e cooperativos.
- Manufatura aditiva: produção de peças com o uso de impressoras 3D, que moldam o produto por meio de adição de matéria-prima, sem o uso de moldes físicos.
- Simulação: permite operadores testarem e otimizarem processos e produtos ainda na fase de concepção, diminuindo os custos e o tempo de criação.
- Integração horizontal e vertical de sistemas: sistemas de TI que integram uma cadeia de valor automatizada, por meio da digitalização de dados.
- Internet das coisas industrial: conectar máquinas, por meio de sensores e dispositivos, a uma rede de computadores, possibilitando a centralização e a automação do controle e da produção.
- Big Data e Analytics: identifica falhas nos processos da empresa, ajuda a otimizar a qualidade da produção, economiza energia e torna mais eficiente a utilização de recursos na produção.
- Nuvem: banco de dados criado pelo usuário, capaz de ser acessado de qualquer lugar do mundo, por meio de uma infinidade de dispositivos conectados à internet.
- Segurança cibernética: meios de comunicação cada vez mais confiáveis e sofisticados.
- Realidade aumentada (“Augmented Reality”): sistemas baseados nesta tecnologia executam uma variedade de serviços, como selecionar peças em um armazém e enviar instruções de reparação por meio de dispositivos móveis.
Quais são os passos para que a empresa se encaixe nos procedimentos da indústria 4.0?
O primeiro passo a ser tomado para se adaptar à Indústria 4.0 é avaliar a maturidade da empresa. O segundo é sensibilizar lideranças e definir facilitadores, identificando desafios internos e externos. O terceiro tem a ver com priorização de setores, tecnologias, competências e parceiros, já o quarto é a experimentação e avaliação dos resultados. Por fim, o quinto passo é implementar a mudança e acompanhar indicadores.
Como a Neomind pode ajudar a sua empresa a se adaptar no modelo de Indústria 4.0?
A Indústria 4.0 propõe o monitoramento remoto dos processos de produção, a fim de evitar eventuais falhas e tornar a rede de produção mais eficiente. A virtualização dos processos industriais permite a rápida tomada de decisão através de simulação computacional utilizando dados reais coletados em tempo real.
A Neomind trabalha com software de gestão de processos, documentos e indicadores, onde é possível, através de uma plataforma de BPM colaborativa, automatizar os processos realizados no seu dia a dia, fazendo com que haja redução de custos na sua empresa e ganho de produtividade. Além disso, todos os processos e ações dentro do sistema ficam armazenados com segurança, podendo ser acessados de qualquer lugar. A análise e manipulação de dados cadastrados é feito de uma forma rápida e eficiente, permitindo que sejam tomadas decisões mais assertivas para a empresa. Tudo, claro, em tempo real.
Com o sistema Fusion Platform da Neomind é possível, por exemplo, modelar um processo para que quando haja falha de uma máquina de produção ele inicie um processo para os responsáveis irem até a máquina fazer os devidos ajustes. Ou, ainda, modelar um processo para que a cada X peças prontas seja iniciada uma atividade para atualizar o estoque da empresa. Como você pode ver, esses são exemplos de uma infinidade de processos que podem ser automatizados, melhorando, assim, os procedimentos da empresa.
Atualmente, a Neomind tem parceria com a 3Dinnovbrasil, uma empresa de automação industrial focada na nova realidade da indústria 4.0 e que traz novas soluções com impressoras 3D, realidade virtual, etc. Essa parceria torna possível a integração das impressoras com o Fusion para realizar alguns processos como: quando um orçamento de cliente for aprovado a impressora recebe o envio da confecção de um protótipo de uma peça para que o cliente dê o aceite antes da industrialização da mesma. Existem diversos outros processos que podem ser melhorados automatizando, dessa forma, a indústria.
Gostou deste artigo? Esperamos que ele tenha sido útil a você e, em caso afirmativo, compartilhe-o com seus colegas. Além disso, fique de olho no Blog da Neomind para ficar por dentro de nosso conteúdo.