As metas que você estipula no início do ano, sejam para você, sua equipe ou empresa, nem sempre são alcançadas por falta de controle e planejamento? Lembrando que para alcançar metas precisamos primeiramente definir nossos objetivos – os quais nos darão um propósito e direcionamento – a pergunta é: você já definiu seus objetivos para 2018?
Em caso negativo, não se preocupe: para ajudá-lo nessa missão apresentaremos um método que, com toda certeza, você vai querer aplicar hoje mesmo. Por isso, convidamos você a conhecer o que é e como colocar em prática a Metodologia OKR para auxiliar na definição e acompanhamento dos objetivos e metas para o próximo ano.
O que são OKRs?
OKR é acrônimo de Objectives and Key Results (em português Objetivos e Resultados-Chave). O criador da Metodologia OKR foi o ex-CEO da Intel, Andrew Grove, porém ela ficou famosa pelas mãos de John Doerr, um dos investidores do Google. Doerr apresentou os OKRs para os funcionários da empresa – cerca de 40 pessoas na época – e aplicou a metodologia que acabou suportando o crescimento da empresa (hoje a Google possui mais de 60 mil funcionários).
A Metodologia OKR é flexível e pode ser utilizada por empresas de pequeno, médio e grande porte. Basicamente, o objetivo (O) de um OKR é qualitativo e consiste na definição do que se deseja alcançar, enquanto os resultados-chave (KR) são quantitativos e consistem na forma de medir e indicar se o objetivo foi atingido.
A melhor forma de entender a estrutura do OKR é através da fórmula de Doerr:
Eu vou (Objetivo) medido por (conjunto de Key Results).
Exemplos de OKRs
Para facilitar o entendimento, veja como a Metodologia OKR é aplicada:
Objetivo (O): Melhorar o engajamento com clientes e leads
Key Results (KR1): Disponibilizar X artigos por mês
Key Results (KR2): Apresentar X webinars por trimestre
Key Results (KR3): Aumentar em X% as visitas no site e blog
Objetivo (O): Lançar aplicativo mobile
Key Results (KR1): Contratar x desenvolvedores
Key Results (KR2): Obter x usuários usando o aplicativo dentro de x meses
Objetivo (O): Implementar testes de usuário
Key Results (KR1): Realizar X testes presenciais por mês
Key Results (KR2): Realizar X testes remotos por mês
Como implementar a Metodologia OKR?
Implementar a Metodologia pode apresentar alguns desafios, mas não é algo impossível. A dica é adaptá-la à realidade e às necessidades da sua empresa, pois nem mesmo a Google utiliza os OKRs da mesma forma em todas as suas áreas organizacionais.
A fim de facilitar a aplicação desse framework no seu negócio, é importante levar os seguintes itens em consideração:
- Estude os principais conceitos;
- Simplifique e adapte para sua realidade;
- Estabeleça objetivos audaciosos, mas não impossíveis;
- Levante entre 2 e 5 resultados-chave simples e mensuráveis para cada objetivo definido;
- Eduque e dê suporte à equipe;
- Determine um responsável pelo processo;
- Realize reuniões de acompanhamento.
Durante esse processo, lembre-se que a Metodologia OKR têm como objetivos melhorar a comunicação e o alinhamento de prioridades dentro das equipes e da empresa como um todo, e fortalecer a cultura de resultados e métricas.
Dica Neomind: Gerencie seus OKRs com o Fusion Platform
Importante destacar aqui que a metodologia OKR não é, por si só, suficiente para o cumprimento das metas. Sabemos que os erros são inevitáveis, por isso a melhoria de processos é primordial para corrigi-los e alcançar os objetivos. Para tornar mais fácil essa missão, sugerimos utilizar uma ferramenta que permita realizar o gerenciamento de processos e modelagem de formulários que auxiliarão em suas metas.
Conclusão
Aqui na Neomind, inicialmente nossas metas eram definidas anualmente, porém com o passar do tempo percebemos a necessidade de realizar as definições trimestralmente, assim como as reuniões e os acompanhamentos necessários. Passamos a utilizar a Metodologia OKR no início de 2017 e a adaptamos para que ela cumprisse o papel de auxiliar todas as áreas da empresa a se tornarem cada vez mais produtivas, trazendo um número maior de resultados a cada novo trimestre.
Como você pode ver, OKR é ágil, mensurável, transparente e adaptável, por isso, não deixe de utilizá-lo em sua empresa! Para facilitar seu planejamento e acompanhamento de metas (e para que você não tenha dúvidas sobre a Metodologia OKR), veja o infográfico que preparamos.
Vera Silva
março 9, 2019Caramba! Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre. Grata!!!