Primeiramente, antes de entendermos do que se tratam as metodologias ágeis, precisamos entender que toda tarefa precisa ser finalizada de alguma maneira.
Às vezes possuímos demandas tão fáceis de serem tratadas que nem nos preocupamos em precisar dividir nosso tempo ou pensar em técnicas para facilitar sua execução. Por outro lado, existem algumas situações um pouco mais complexas, onde ficamos sem rumo e é difícil saber como começar a tratar tal demanda.
Agora imagine que você faz parte de uma equipe de desenvolvimento e tem diversos itens que vem de um backlog (registro ou histórico de requisições) e você precisa discutir com seus colegas uma solução prática e otimizada para realização de todas as tarefas propostas.
Certo, estou com esse desafio de tarefas a serem realizadas… E agora?
Agora as metodologias ágeis irão auxiliar você na realização das suas atividades, independentemente do nível de complexidade, conseguirá praticamente fazer o dobro de trabalho utilizando metade do tempo habitual.
Para começar a fazer isso, você precisará se reunir com seu time e saber de fato o que está no seu radar de tarefas a serem executadas. Normalmente as metodologias ágeis são inseridas na empresa pelo PO (Product Owner) ou Gerente de Produto – quem está representando as necessidades do usuário final, que em conjunto com a equipe de desenvolvimento, consegue fazer um levantamento destas atividades. Antes de implantar uma metodologia qualquer, você deve saber pelo menos um pouco de cada uma das mais utilizadas.
E quais seriam as principais metodologias ágeis?
Scrum
É um dos métodos mais populares que existem. Para poder utilizá-lo, você deve possuir um entendimento geral do seu time, definindo detalhadamente o papel que cada um terá no durante o desenvolvimento prático das tarefas.
Nesta metodologia, também é preciso que haja alguém responsável pelas necessidades do cliente, que é quem irá liderar as reuniões a ponto de saber ordenar as prioridades de cada tarefa a ser desenvolvida, e que saiba suas funcionalidades.
Estas reuniões, onde é definido o rumo que a equipe irá tomar para desenvolver cada item dado pelo backlog, se chamam Planning, onde os itens a serem desenvolvidos são encaminhados para uma Sprint, que tem uma duração de até quatro semanas.
No final de cada Sprint, o time revisa tudo que foi feito e o que precisa de ajustes. Posteriormente, inicia-se uma nova sprint até que tudo que esteja pendente no backlog esteja concluído.
Kanban
É uma metodologia onde divide-se visualmente tudo que está sendo feito a níveis de melhor entendimento.
As divisões mais simples e eficientes deste formato, são constituídas em três partes:
- To do: alocando atividades a serem desenvolvidas;
- Doing: alocando atividades que já estão em andamento;
- Done: retratando as atividades que já foram feitas.
Porém, como a técnica é simples e possui fundamentalmente estas três etapas, as empresas adotam algumas abas extras a nível de maior detalhamento do que está sendo executado pelos colaboradores. Para seu maior entendimento, confira um quadro Kanban com abas adicionais:
Figura 1 – Quadro Kanban
Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/whiteboard-kanban-trabalho-4054377/
Você pode conferir como utilizar as metodologias scrum e kanban dentro da área de help desk, clicando aqui.
SMART
Nesta metodologia, você precisa simplesmente focar sua tarefa em cinco princípios:
- Specific: sua tarefa precisa ser clara e objetiva (específica), sem deixar margens para interpretações erradas e afins;
- Measurable: precisa ser mensurável, estabeleça valores relacionados a sua tarefa de modo que possa comprovar seus resultados;
- Attainable: por mais desafiadora que seja sua tarefa, ela precisa ser realizada, ou seja, se você tiver uma meta difícil de atingir, lembre-se que ela precisa ser possível de realizar;
- Relevant: sua meta ou tarefa precisa ter uma relevância em seu trabalho/vida pessoal, ou seja, não adiantaria muita coisa você se dar o trabalho de usar uma metodologia para algo que não gerasse algum tipo de impacto para sua empresa;
- Time-related: O principal motivo deste tópico, é sua excelente função em combater a procrastinação, porque ela define que você precisa determinar um prazo para que sua tarefa seja executada.
Lean
A palavra lean pode ser traduzida como “enxuta”, com isso podemos associar que este conceito, no universo da administração, envolve um trabalho de identificação e eliminação de desperdícios nos processos e está muito atrelado ao ambiente de startups de tecnologia (lembrando que esse conceito é útil para qualquer ocasião onde você consegue gerenciar suas ações de maneira que fiquem otimizadas).
Esse conceito foi criado por Eric Ries, e ele aborda em um de seus estudos, a técnica de MVPs (Minimum Viable Product), que se entende pela versão funcional mais simples de um produto, onde é uma tática que envolve o esforço mínimo essencial para que uma ideia de produto seja funcional a nível de ideias, projetos e que de fato funcione, para que apenas depois seja aplicado esforços para aperfeiçoar o produto com seus detalhes não funcionais.
Qual seria a metodologia ideal para mim?
Não existe uma resposta exata para definir qual é a melhor, porque sabemos que cada conjunto de chamados, desafios e tarefas a serem desenvolvidas por uma empresa, constituem um jeito diferente de se trabalhar. Portanto, depende muito.
Faça um teste com sua equipe, ou utilize as metodologias ágeis em suas tarefas pessoais e analise qual trouxe maiores resultados para a sua forma de trabalho, e o mercado ao qual a empresa está inserida.
Tem muitas empresas que utilizam métodos múltiplos, conseguindo encaixar um Scrum dentro de um Kanban, por exemplo.
Conclusão
Neste artigo, podemos entender de maneira resumida, algumas estratégias que podem aperfeiçoar nosso desempenho e produtividade de maneira que possamos deixar tudo mais organizado e dinâmico.
Manter as tarefas e consequentemente os processos organizados e padronizados faz com que a empresa tenha um resultado mais rápido e assertivo, fatores primordiais para um mundo tão dinâmico e em constante modificação como vivemos atualmente.
A metodologia ágil é capaz de reduzir prazos, baixar custos e possibilita mudanças que não impactam diretamente no produto final a ser entregue. Esta ferramenta também é capaz de ver com maior clareza os processos executados dentro da empresa. Com esta visão transparente, a automação dos processos torna as atividades mais rápidas e menos burocráticas.
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