A modelagem de processos tem sido aplicada por diversas empresas, a fim de entender, comunicar e melhorar, de forma significativa, a qualidade dos processos executados e dos fluxos de atividades, principalmente em questão de performance.
A sua utilização auxilia na identificação de falhas ou de etapas que não sejam necessárias no fluxo. Também identifica restrições que estejam sendo obstáculos, e consequentemente, definir as potencialidades e oportunidades de negócio.
O seu intuito é modernizar sua empresa e ter todos os benefícios que a modelagem de processos pode proporcionar.
Ficou curioso para entender melhor como funciona a modelagem de processos? Iremos tirar todas as suas dúvidas neste artigo.
O que é Modelagem de Processos?
A modelagem de processos, também conhecida como BPM (Business Process Management), é um conceito que trata de documentar, representar e analisar processos.
Tudo isso, em prol de transformar e possibilitar a automação das atividades.
Assim, se refere ao gerenciamento de processos de negócio e faz a união da gestão de negócios e tecnologia da informação, a fim de otimizar os resultados das empresas por meio da melhoria dos processos.
O BPM possui três modelos de abordagens:
- Top-down: de cima para baixo, com a visão macro dos processos;
- Middle-out: do meio para fora, com foco no problema central do processo;
- Bottom-up: de baixo para cima, começando pelos detalhes do processo, até chegar a uma visão mais ampla.
A exibição do processo terá que contar com alguns tipos de elementos, como por exemplo:
- Responsável pela execução;
- Identificação da atividade;
- Sequência de etapas;
- Tempo de execução;
- Recursos necessários.
Após ter o modelo definido e todas as informações necessárias levantadas, o próximo passo é a notação do processo.
Mundialmente conhecido, o BPMN (Business Process Model and Notation), é uma notação da metodologia de gerenciamento de processos e se refere aos ícones padrões para o desenho do processo.
Comumente costumam ser utilizados simples componentes, que dão a possibilidade de arrastar e soltar para que então seja formado o desenho do fluxo.
Além de realizar toda a modelagem do processo em BPMN, muitas ferramentas possibilitam inserir diversos tipos e formatos de arquivos. E, também, a integração com outras ferramentas de negócios.
Benefícios da modelagem de processos
Existem diversos benefícios na utilização da modelagem de processos de negócios, como:
- Maior entendimento dos processos e uma visão compartilhada entre as áreas e colaboradores: a modelagem de processos possibilita compartilhar a visão de ideia com mais clareza. Além disso, padroniza os processos para que sejam executados sempre da mesma maneira;
- Melhor comunicação entre os colaboradores: como a modelagem de processos proporciona a padronização, todos os envolvidos possuem compreensão clara e objetiva sobre o fluxo de trabalho. O entendimento absoluto otimiza o tempo na troca de informação e ideias;
- Evita atrasos e desperdícios: como a modelagem procura a melhor maneira para executar um processo, são identificadas etapas desnecessárias. Assim, os processos são melhores estruturando quanto às suas etapas, ocasionando na redução de erros e atrasos;
- Condições mais favoráveis na utilização de recursos: a modelagem de processos proporciona entender melhor o fluxo de atividades e padronizá-lo. Como o intuito é a otimização, há maior preocupação com o aproveitamento dos recursos, como o tempo, qualidade e demanda.
Concluindo
Agora você já conhece alguns conceitos de modelagem de processos, BPMN, as abordagens, e os elementos.
É hora de constatar na prática os benefícios gerados pela modelagem de processos na sua empresa. Para isso, é necessário contar com uma ferramenta que ofereça padronização, com conceito amigável, de fácil customização e representação visual simples.
Nesse sentido, o Fusion Platform é uma plataforma extremamente preparada para oferecer o melhor para sua organização.
Possuindo ainda, além de abordar as exigências acima, oferece módulos de captação de dados e geração de indicadores e relatórios para facilitar e aperfeiçoar a gestão.
E aí, gostou do que foi apresentado? Você já está preparado para alavancar seu negócio utilizando o Fusion Platform?
Caso tenha ficado alguma dúvida ou queira comentar algo sobre o artigo, escreva aqui nos comentários.