O que é Gestão de Processos (BPM) e quais seus benefícios?
A gestão de processos mostra informações relevantes de como os processos são executados. Assim, fornece informações para realizar melhorias constantes e faz co m que processos possam ser gerenciados.
Além disso, possibilita uma melhor tomada de decisão e visão do negócio. Essas são algumas das características do Business Process Management (BPM), ou, em português, Gerenciamento de Processos de Negócio.
BPM, o que é?
O BPM se trata de uma metodologia de gerenciamento ajustável desenvolvida com o objetivo de organizar e facilitar processos organizacionais de baixa ou alta complexidade, internos ou externos.
Com isso, o intuito deste tipo de solução é alcançar os objetivos das empresas, independentemente do tamanho – pequeno, médio ou grande porte.
Neste sentido, as metas são mais facilmente atingidas por meio da otimização na gestão e controle de métodos. Assim, a gestão de processo usa técnicas e ferramentas para analisar, modelar, aperfeiçoar, publicar e controlar os processos.
Desta forma, a empresa é percebida como um organismo macro, onde as atividades dos setores estão interligadas.
Assim, entre as principais vantagens que podemos mencionar em usar o BPM está a melhora significativa dos processos.
De fato, permite que a organização seja mais eficiente, mais assertiva e mais propensa às mudanças. Principalmente, considerando a adaptação se comparada às empresas que possuem foco funcional.
O que envolve a Gestão de Processos (BPM)?
A gestão de processos possibilita que as ações sejam organizadas e sistemáticas para que sejam executadas sempre da melhor maneira possível. Neste sentido, o BPM envolve:
- Organizar os processos em torno de resultados – e não de tarefas – para garantir que o foco seja mantido;
- Corrigir e melhorar processos antes da automação;
- Padronizar processos em toda a empresa para que possam ser facilmente entendidos e gerenciados. Proporcionando reduzir erros e riscos;
- Habilitar a melhoria contínua para que as mudanças possam ser estendidas e propagadas ao longo do tempo;
- Melhorar os processos existentes, em vez de criar novos.
Observe que a Gestão de Processos não deve ser uma ação única. Muito além disso, deve envolver uma avaliação contínua dos processos e incluir ações para melhorar o fluxo de processos.
As etapas que podem ser reconhecidas no BPM são:
- Analisar;
- Modelar;
- Implementar;
- Monitorar;
- Gerir;
- Automatizar.
Quais os benefícios ao utilizar o BPM?
De fato, aderir ao BPM possibilita que as organizações tenham inúmeros benefícios. Além de promover melhoria contínua e acompanhamento das atividades.
Entre os benefícios obtidos quando o BPM é implantado com eficácia, estão:
- Aumento da transparência: Aumento da transparência: com a adesão do BPM, todos os colaboradores têm ciência de como devem executar os processos. É empregado a cultura de “empurrar” (ao invés de puxar). Assim, permite que a realização das atividades seja feita com mais eficiência e rastreabilidade do negócio;
- Controle de performance: o BPM permite definir indicadores de desempenho. Fazendo com que a visualização do avanço da empresa em relação aos processos seja facilitada. Desta forma, melhora-se o controle sobre a qualidade;
- Mais produtividade: ao eliminar as barreiras de entendimento o fluxo de trabalho é facilitado. Isso faz com que ocorra o aumento da produtividade da equipe;
- Aumento de agilidade e eficiência: com fluxos de trabalho mais fluídos, os processos da empresa ficam ágeis, reduzindo o tempo de resposta ao mercado. Isso ocorre porque uma ferramenta de gestão de processos permite automatizar os processos. Desta forma, elimina a necessidade de intervenção humana, promovendo mais agilidade com redução do tempo de execução e melhorando as condições de trabalho. Além disso, a informatização e o melhor entendimento sobre como esses processos devem ser conduzidos traz eficiência à equipe de trabalho. E, consequentemente, uma empresa mais eficiente diante dos desafios do mercado.
- Menos custos: conforme os processos se tornam mais eficientes, os resultados positivos são mais frequentes. Como se reduz erros, retrabalho e tempo ocioso, há redução dos custos operacionais.
E o que é BPMS? Por que automatizar com BPMS?
No momento em que a Gestão de Processos estiver amadurecida em uma organização, pode-se partir para o próximo passo: a automação.
Assim, nesta fase é necessário usar uma ferramenta de gestão de processos que possibilita aplicações conhecidas como BPMS (em inglês Business Process Management System e em português Sistemas de Gerenciamento de Processos de Negócio).
Neste sentido, BPMS é uma ferramenta para projetar, implementar e melhorar uma atividade ou conjunto de atividades que atingirão um objetivo organizacional específico.
Uma grande vantagem da automatização é o cumprimento exato do processo. Ou seja, a execução é realizada da maneira que foi estipulado, acabando com a possibilidade de desacordo com as regras de negócios.
No entanto, a automação não se limita simplesmente à execução das atividades automáticas por computadores. Mas, também, com a participação de diferentes usuários relacionados, como os colaboradores, clientes e parceiros.
Assim, há economia no tempo de execução, diminuindo os problemas de distância e permitindo realizar tarefas de diversos locais.
Outro motivo para a automatização é a gestão dos indicadores apontados pelo BPMS. De fato, esses indicadores permitem saber, por exemplo, o tempo total que um processo está levando. Ou, qualquer interferência que tenha resultado em alguma paralisação parcial.
Um BPMS pode incluir os seguintes itens:
- Desenho dos fluxos;
- Automatização de workflow;
- Regras de negócio;
- Indicadores;
- Monitoramento em tempo real
- ECM – Enterprise Content Management (Gestão de Documentos Eletrônicos)
A partir desses itens, um BPMS consegue emitir grandes informações devido ao controle que obtém. Assim, auxilia os gestores a realizar o acompanhamento dos processos em tempo real.
Desta forma, a noção desses processos em execução permite ajustes rápidos quando necessários, resultando em agilidade e reduções de custos.
Contudo, a verdade é que seu objetivo é bem maior que isso e envolve proporcionar uma melhora significativa em todos os setores. O que incluem e privilegia as áreas operacionais e financeiras.
Assim, quando a gestão de processos é implantada com eficácia são obtidos grandes benefícios. Como mencionado, dentre eles, a transparência nos processos, controle, produtividade, automação, agilidade, eficiência, redução de custos e segurança.
Da mesma forma, vale lembrar que um BPMS não visa a substituição de sistemas. Ao invés disso, fornece um ambiente de integração de sistemas de informação.
Neste sentido, define o fluxo de execução, regras, eventos e outras especificações necessárias à operação e gerenciamento de processos de negócio.
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Ou, escreva um comentário contando para nós como acontecem os processos dentro da sua empresa.
Caso queira se aprofundar sobre a gestão de processos, confira o nosso guia completo sobre BPM.
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Visitante
novembro 23, 2018Show de bola! Gostei.
Isabel Serrano
março 14, 2019Excelente y muy comprensible. Me gusta mucho.
Osvaldo Rivello
maio 12, 2019Conteúdo muito bom, gostei muito do seu post.
Vou acompanhar, pois sempre aprendo mais.
São dicas muito úteis, principalmente para um iniciante como eu.
Bom trabalho!!