Atualmente as indústrias são grandes potências no que se refere ao desenvolvimento do País e da economia, gerando empregos e oferecendo vários outros benefícios ao meio que estão inseridas. No entanto, ainda hoje, diversas empresas enfrentam certas dificuldades no momento de automatizar processos industriais ou até mesmo entrar em um consenso de qual decisão deve ser tomada, pois não possuem uma visão geral dos processos e dos indicadores de produção. Para evitar que isso aconteça, é imprescindível que a indústria tenha processos adequadamente automatizados, isto é válido para grandes, médias e pequenas empresas.
Ao automatizar os processos, a indústria garante maior agilidade e controle sobre as tarefas a serem realizadas, lembrando que qualquer processo industrial pode ser automatizado. Neste artigo iremos abordar alguns pontos para auxiliar as indústrias que desejam melhorar os processos internos e garantir maior rentabilidade e facilidade no dia a dia.
O que é automação de processos?
A automação de processos refere-se à utilização de ferramentas (como o BPM) com o objetivo de trazer benefícios de controle aos processos operacionais de uma empresa, dessa forma automatizando diversas atividades manuais. A automação de processos, visa aumentar a produtividade de uma determinada tarefa, reduzir custos operacionais, aumentar o desempenho, desse modo gerando vantagens para a empresa. Saiba como implementar uma ferramenta de Automação de Processos.
Quais principais dificuldades as indústrias enfrentam?
Quando as indústrias surgiram, as mesmas operavam de forma que os trabalhadores não possuíam um processo de trabalho sequencial e definido, simplesmente eram instruídos a realizarem qualquer tarefa sozinhos. Porém, em 1914 essa visão de trabalho individual foi substituída pela implementação de processos semi-automatizados nas indústrias, que facilitaram o processo de trabalho pois o mesmo tornou-se sequencial, dessa forma acelerando a produção e os processos.
Com o passar dos anos foram criadas várias formas de automatizar processos e ferramentas digitais em que as empresas possam automatizá-los de forma simples, possibilitando o acesso ao sistema de qualquer lugar, para que a tarefa seja executada, reduzindo o tempo de um processo de meses para dias.
Leia também: Como identificar e gerenciar gargalos de produção?
Como resolver essas dificuldades?
Já sabemos o que é um processo automatizado e quais são os maiores problemas que as indústrias enfrentam por não terem os seus processos automatizados. Sabendo disso, como podemos facilitar e automatizar processos para a indústria?
Exemplo prático de um processo que pode ser automatizado através de uma plataforma BPM:
- Fluxo de compras: Requerente abre uma solicitação através de uma ferramenta de automação de processos digital para um integrante da equipe de compras, solicitando o material a ser comprado > Responsável por compras especificar o material em questão e encaminhar um e-mail com a solicitação do orçamento > Fornecedores devem responder o e-mail que lhe foi enviado > Encaminhar para o tomador de decisões da empresa, em detalhes as informações passadas pelo fornecedor > Aguardar análise do orçamento para ser liberado a verba para compra > Caso a verba seja liberada a equipe de compras será notificada e então o fornecedor será notificado para liberar o material > Depois de entregue o material, o ciclo do processo será finalizado e o solicitante será notificado que o seu material está disponível.
Todo este processo de solicitação de compras pode ser realizado automaticamente através da automatização dos processos. Este foi um simples exemplo do que uma ferramenta BPM pode fazer por sua empresa, é possível automatizar QUALQUER processo.
Quais os benefícios obtidos?
Padronização dos Processo Industriais
A padronização dos processos promove diversos benefícios para a gestão empresarial. O motivo de realizar a padronização das tarefas é realizar cada atividade com repetibilidade, tendo assim como resultado a eficiência e a qualidade do trabalho. Um exemplo de plataforma que realiza a padronização dos processos é o Fusion Platform, através dela é possível padronizar todos os processos das equipes da sua empresa.
Redução de Perdas
Os benefícios em automatizar os processos empresariais estão diretamente ligados com a baixa taxa de falha durante o processo e a baixas perdas, tanto de material quanto de capital. Com a automação de processos é possível contar com a mesma estrutura. Afinal, os desvios, gastos e desperdícios são minimizados com o uso correto da ferramenta.
Maior Produtividade
Com o auxílio da ferramenta e das tarefas automatizadas, os colaboradores não precisam “perder tempo” realizando ligações, enviando e-mails, anexando cópias de arquivos. Basta realizar algumas etapas simples e deixar o resto com a ferramenta. Isso quer dizer que o processo se torna mais rápido e ininterrupto. A consequência direta é o aumento da produtividade e a diminuição do tempo gasto.
Conclusão
As ferramentas de automação entregam diversos benefícios aos usuários e implicam diretamente no rendimento e produtividade da empresa. Estes foram alguns dos pontos levantados que são capazes de otimizar os processos da sua empresa, caso ainda esteja na dúvida em investir ou não em uma plataforma BPM recomendamos nosso artigo Checklist: Está na hora de investir em BPM? Traga sua empresa para a transformação digital!
Ainda não conhece o Fusion Platform? Teste gratuitamente durante 15 dias.