A Gestão de Ativos é uma importante ferramenta para que as organizações possam usar adequadamente todos seus recursos em prol de alcançar seus objetivos estratégicos.
É bastante óbvio que quanto mais eficiente uma empresa for, maiores serão suas chances de sucesso, e isso está inteiramente relacionado ao uso de seus ativos, desde a compra, até o descarte.
A preocupação em gerenciar os ativos oportuniza o prolongamento da vida útil, identificando momentos para realizar manutenções preditivas ou substituições necessárias.
Além de maximizar o uso e reduzir custos, há garantia de conformidade e adequação aos regulamentos e padrões exigidos.
Todas essas questões dão maior segurança aos clientes, investidores e colaboradores das empresas. Afinal, todos os esforços e ativos estão alinhados aos objetivos do negócio, impulsionando o crescimento e aumentando as vantagens competitivas.
O que são ativos?
Em uma explicação simplificada, um ativo é tudo que a empresa tem e pode controlar. Ou seja, se trata de objetos físicos ou não, conhecidos como tangíveis e intangíveis.
Os ativos tangíveis são palpáveis, que podem visualizar materialmente. Já os intangíveis não são físicos, e consistem em questões intelectuais, direitos autorais, a marca, entre outros.
Embora todas as empresas possuam ativos, há diferenciações de acordo com o setor e a natureza do negócio. Por exemplo:
- Tecnologia: propriedade intelectual, patentes, marca registrada, códigos de programação, softwares, algoritmos, equipamentos, servidores e hardwares;
- Financeiro: ações, títulos, carteira de clientes, contratos, licenças, prédios, agências;
- Saúde: propriedade intelectual sobre os tratamentos médicos, patente de medicamentos, equipamentos médicos, instalações hospitalares e seus insumos;
- Varejo: marcas, reputação da empresa, estoque de produtos, instalações, centros de distribuição;
- Indústria: marcas, patentes de processos, equipamentos, maquinários, estoques de matéria-prima, produtos acabados.
Tanto ativos tangíveis como intangíveis são fundamentais para embasar e sustentar o crescimento das companhias.
Nesse sentido, a Gestão de Ativos é uma atividade indispensável para o bom desempenho, coerência e uso dos recursos no desenvolvimento dos negócios.
Quer saber mais sobre a Gestão de Ativos e como o Fusion Platform é um grande aliado para a sua empresa?
Siga em frente, baixe o material gratuito e boa leitura!